A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Associação João Pessoa – Cabedelo - Paraíba. A Associação Guajiru... Valdi Silva Moreira por conta própria e de forma artesanal, passou a observar desovas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Associação João Pessoa – Cabedelo - Paraíba. A Associação Guajiru... Valdi Silva Moreira por conta própria e de forma artesanal, passou a observar desovas."— Transcrição da apresentação:

1 Associação João Pessoa – Cabedelo - Paraíba

2 A Associação Guajiru... Valdi Silva Moreira por conta própria e de forma artesanal, passou a observar desovas no Mar do Macaco (ou Praia de Intermares), cercando os ninhos após a desova e colocando os filhotes no mar. Em março de 2002 os biólogos Douglas Zeppelini e Rita Mascarenhas e Valdi Silva Moreira se uniram, formando grupos de voluntários para percorrer a praia à noite para observar a chegada de fêmeas e cercar os ninhos. Em Maio de 2002, fundou-se a Associação Guajiru – Ciência, Educação e Meio Ambiente, sociedade civil de direito privado.

3 Como se estrutura? Seu objetivo é a pesquisa, preservação e a educação ambiental. Realizam os seguintes projetos: Projeto Tartarugas Urbanas Projeto Escolinha do Surfista Tia Lenira Biblioteca Comunitária Sol e Cultura Campanhas e Educação Ambiental

4 Projeto Escolinha do Surfista Tia Lenira Projeto Escolinha do Surfista Tia Lenira Começou em 2003 distribuindo alimentação e pranchas de surf para evitar que crianças continuassem pedindo nas portas de supermercados. Em 2005 foi estrutura uma escolinha com aula de alfabetização, reforço e prática de surf em horário paralelo ao ensino formal. Resultados: Inicialmente com seis crianças, hoje atende nove, fora algumas que saíram do projeto. Duas crianças estão entre as melhores surfistas amadoras do País. Oferecimento de educação em tempo integral, afastando as crianças das drogas e criminalidade.

5

6 Biblioteca Comunitária Sol e Cultura Biblioteca Comunitária Sol e Cultura Nasceu da iniciativa da bióloga Lenira Guimarães, com livros doados por moradores do bairro. Tem por objetivo levar cultura e informação às pessoas que freqüentam a praia. Os livros podem ser levados e devolvidos desde que se preencha a ficha de retirada. Os livros também estão acessíveis as criança da escolinha. Devido ao reduzido espaço da estrutura atual a biblioteca está tento obstáculo de aumentar seu acervo.

7 Campanhas e Educação Ambiental Campanhas e Educação Ambiental A Associação atuam em diferentes frentes de conscientização, voltadas para contribuir com a formação de uma nova consciência ambiental. Temos como exemplo: palestras em escolas, mutirões de limpeza, exposições, participação em conselhos de gestão ambiental, palestra de educação ambiental para turistas na sede da associação, coleta seletiva e placas informativas na praia de Intermares e palestra durante o nascimento dos filhotes.

8 Campanhas e Educação Ambiental Campanhas e Educação Ambiental Resultados: Oito publicações científicas em revistas especializadas internacionais; Três editoriais para revistas nacionais; Mais de 60 entrevistas para jornais, televisão e rádios de abrangência local e nacional, destacando o quadro Novos Olhares apresentado no Fantástico e a reportagem no Programa Geraldo Brasil, da Rede Record. Mais de 800 palestras para escolas, faculdades e público em geral, com foco direto sobre as tartarugas marinhas seu ambiente e qualidade de vida de seres humanos; Participação em eventos relacionados ao meio ambiente, como organizador, palestrante e expositor; Participação em congressos, simpósios, mesas redondas, mini-cursos de âmbito regional, nacional e internacional;

9

10 Projeto Tartarugas Urbanas Projeto Tartarugas Urbanas Criado em 2002, monitora de 7 km de praias (Intermares e Bessa) acompanhando os ninhos, filhotes e tartarugas doentes. É responsável pelo resgate de tartarugas doentes, com tratamento e liberação de animais. Resultados: Cerca de 700 ninhos protegidos de quatro espécies de tartarugas marinhas, tendo a tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) como a principal. Mais de 76 mil filhotes protegidos e liberados no mar.

11

12 Projeto Tartarugas Urbanas Projeto Tartarugas Urbanas Ações permanentes: Adote um Ninho: basta fazer um depósito (Ag: CC: ) na conta da Associação Guajiru, depois enviar um indicando a data e o número de seu depósito. Após o nascimento do ninho você receberá um certificado de padrinho do ninho, com o número de filhotes nascidos e uma foto dos filhotes deste ninho indo para o mar. SOS Tartarugas: repassar informações sobre ocorrência de desova, aparecimento de tartarugas doentes ou mortas e informações específicas. (0xx83) Lojinha: venda de artigos que levam a marca da associação e ajudam na arrecadação de verbas para as atividades.

13

14 A nossa equipe constrói em volta do ninho um cercado de madeira e tela para evitar que os carros atropelem os ninhos e que as pessoas caminhem sobre eles, pois os ovos podem ser rompidos ou as tartaruguinhas esmagadas. Outra coisa importante para a construção dos cercados é que as tartaruguinhas quando nascem vão atrás da luz e se há postes ou casas por perto ao invés de ir atrás da luz do mar vão atrás da luz elétrica e morrem desidratadas e cansadas longe do mar. Rita Mascarenhas. Proteção as tartarugas

15

16 Segundo portaria nº 10, emitida pelo Ibama no ano de 1996, é proibido o tráfego de veículos em áreas de desova das tartarugas, contendo os seguintes itens: 1º - Matar as tartarugas atropeladas; 2º - impedir que as tartarugas saiam da água para desovar, pois elas se assustam com as luzes e o barulho do motor; 3º Endurecer a areia e impedindo as tartarugas de cavarem para pôr os ovos; 4º - Passar por cima dos ninhos arrebentando os ovos; 5º - Endurecer a areia e impedir que os filhotes cavem para sair, e acabem morrendo no próprio ninho. Rita Mascarenhas. Proteção as tartarugas

17 Associação João Pessoa – Cabedelo - Paraíba


Carregar ppt "Associação João Pessoa – Cabedelo - Paraíba. A Associação Guajiru... Valdi Silva Moreira por conta própria e de forma artesanal, passou a observar desovas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google