A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Ambiental: Desafios Para a Sustentabilidade na Sociedade do Novo Milênio Como podemos educar para a cidadania planetária? Moacir Gadotti. O desafio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Ambiental: Desafios Para a Sustentabilidade na Sociedade do Novo Milênio Como podemos educar para a cidadania planetária? Moacir Gadotti. O desafio."— Transcrição da apresentação:

1 Educação Ambiental: Desafios Para a Sustentabilidade na Sociedade do Novo Milênio Como podemos educar para a cidadania planetária? Moacir Gadotti. O desafio da sociedade sustentável de hoje é criar novas formas de ser e de estar neste mundo.

2 Educação ? Art. 2° Dever da família e do estado... princípios da liberdade e nos ideais de solidariedade humana...finalidade o plena desenvolvimento do educando, seu preparo para o Exercício da Cidadania e sua Qualificação para o Trabalho. Ser humano não Adestrado e sim Educado. Educação é o conhecimento fundamental para o desenvolvimento é o fio condutor para aquisição da Cidadania. Paulo Freire.

3 Educação Integral / Ambiental. Direito constitucional art Iº Lei nº /96. Abrange os processos formativos...na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e manifestações culturais;

4

5 Cotidianidade e planetariedade Na construção de nossas vidas nesse novo milênio não podemos excluir a retroalimentação ao sentimento, à emoção a intuição, como fundamento da relação entre os seres humanos e a natureza Como tornar realidade o perfil dos seres humanos dispostos a promover a cidadania ambiental a partir da dimensão planetária? Gutiérrez.

6 Projeto Arboretum:Preservação e Educação Ambiental/UFAL – Maceió/AL

7 Ecologia sócio-ambiental A vida cotidiana é o lar do sentido, o dia a dia que somos, a condição humana em que vivemos; Trata-se do tempo e do lugar educativo no lar, na sociedade civil, religiosa, na escola contribuindo para o desenvolvimento e o exercício consciente da cidadania.

8

9 A Cotidianidade partindo de : Da ecologia do eu Somos conscientes de como está se deteriorando aceleradamente a vida dos seres vivos; a sobrevivência da espécie O auto-conceito positivo A identidade do sujeito; ética, valores; A mídia, o grande desenvolvimento tecnológico aceleradíssimo e não acompanhado da ética e dos valores

10 Da ecologia sócio-ambiental Preocupação de desenvolver especialmente Capacidade de compreender e recriar o novo contexto sócio-ambiental pelo conhecimento de suas causas e conseqüências Qualidade de vida DOS SUJEITOS COLETIVOS; Capacidade de relacionara ecologia do eu com as exigências da nova cidadania ambiental Capacidade de sentir e expressar a vida e a realidade tal e como deve ser sentida e como ela é.

11 O caminhar do processo produtivo ambiental: O processo educativo tem de proporcionar resultados imediatos e permanentes derivados da própria prática; A busca de conhecimento, informações nos jornais, rádio, revistas, livros, pesquisas nas novas tecnologias; A educação é alternativa quando é produtiva, quando o interlocutor constrói conhecimentos e os expressa, reelaborar a informação, observa, experimenta e a aplica; recria, auto-avalia; É um fazer com resultados é dar continuidade com compromisso ser agente transformador.

12

13 Diferente da maioria das cidades do interior de Alagoas, o município de Arapiraca não tem origem indígena. Há registros de que por volta de 1848, as terras pertenciam a Marinho Falcão, que vendeu as terras para Amaro da Silva Valente que passou a morar lá junto com a família. O surto econômico de Arapiraca deve-se à cultura e ao beneficiamento do fumo, produto base da economia do município, que lhe rendeu o título de "Capital Brasileira do Fumo" pois tem a maior área contínua de plantação do mundo.

14 Estação Elevatória Situado na região Oeste do estado, o Canal do Sertão levará água do rio São Francisco até a zona do agreste em Arapiraca, percorrendo 284 km e atendendo a uma área de 13 mil km². Trará benefícios diretos a 42 municípios Alagoanos em abastecimento humano, irrigação, pecuária e piscicultura.

15 Maria Helena Ferreira Pastor Cruz Professora/UFAL


Carregar ppt "Educação Ambiental: Desafios Para a Sustentabilidade na Sociedade do Novo Milênio Como podemos educar para a cidadania planetária? Moacir Gadotti. O desafio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google