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Educação 2ª Série EM
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Educação no Brasil Hoje
Desempenho educacional 71ª colocação entre 121 países PISA 2005 (Program for International Students Evaluation) Brasil ficou em 40º lugar entre 41 participantes Fontes: Unesco 2005
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+ = Equação simples O Desafio do Brasil Hoje
Reserva das oportunidades para uma pequena elite, com acesso às escolas particulares de boa qualidade Seleção para as melhores universidades baseada mais no melhor preparo + = Baixa qualidade da escola pública Contribui para acentuar a desigualdade social
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ANALFABETISMO FUNCIONAL
Educação: O Desafio do Brasil Hoje ANALFABETISMO FUNCIONAL 30 milhões de analfabetos (15 anos ou mais) BRASIL Fonte: INEP/MEC (2001)
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35% dos analfabetos já freqüentaram a escola!
Má qualidade do ensino Trabalho precoce Baixa escolarização dos pais Despreparo para tratar desta população
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10,8 anos em média para percorrer da 1ª a 8ª série
Perda de 41,3% 2. Fluxo Escolar ( MEC/INEP, 2005) 8ª 7ª 10,8 anos em média para percorrer da 1ª a 8ª série 6ª 5ª 4ª 3ª 2ª 1ª 2003
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PODER ESTRATÉGICO oportunidades de desenvolvimento:
capital intelectual capacidades inovadoras educação de alto nível formação contínua de seus cidadãos (Conferência Mundial sobre a Educação , UNESCO)
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DIREITO À EDUCAÇÃO A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art. 205 CF.
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PRINCÍPIOS acesso e permanência na escola. liberdade de aprender
pluralismo de idéias e gratuidade do ensino público valorização dos profissionais do ensino gestão democrática garantia do padrão de qualidade.
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ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Fonte: Mec, 2005
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Desafios : Acesso Rumo à Educação de 0 a 14 anos.
Implantação da Escola Fundamental de Nove anos. Eliminação da evasão escolar; Ampliação da jornada escolar: Rumo ao tempo integral Expansão da educação infantil Apoio de medidas sócio-econômicas: Alimentação, transporte, material escolar e saúde
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OBJETIVO ENSINO FUNDAMENTAL NOVE ANOS
Assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem mais ampla.
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Escola de Tempo Integral
Ampliar o tempo de permanência Priorizar as comunidades de baixa renda. Ressignificar o currículo. Reduzir os índices de reprovação e evasão
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Desafios:Valorização do Magistério
Carreira própria. Salários dignos. Piso salarial Nacional. Concurso Público para ingresso. Formação Permanente Compromisso social do profissional
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Infra Estrutura precária
Fonte: Revista Carta Capital nº 382
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FUNDEB Novos Recursos para Educação?
Risco de transferência de recursos Mantém o Ensino Fundamental. CN incluiu as crianças de 0 a 3 anos. Inclusão do Ensino Médio, EJA e pré-escola.
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