A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização."— Transcrição da apresentação:

1 1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização PROGRAMA LINGUAGENS E EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPINAS

2 2 PROGRAMA LINGUAGENS E EDUCAÇÃO Objetivo principal: Contribuir para a integração e o intercâmbio dos diversos projetos que já se desenvolvem nas áreas de Linguagens e Educação, ampliando as possibilidades de informação dos sujeitos neles engajados.

3 3 Projetos: Biblioteca Imprensa na Escola Línguas: Francês e Italiano Mídia: Rádio e Televisão

4 4 Breve Histórico: Biblioteca No início da década de 90 as escolas municipais apresentaram propostas em seus Projetos Pedagógicos, entre eles, a Biblioteca Escolar. Em 1993, foram organizados grupos de estudos para a articulação das experiências dessas escolas. Em 1994, consolidou-se o Programa de Bibliotecas Escolares na Rede Municipal de Ensino. Os resultados foram: parcerias com Programas Nacionais, atividades culturais-artísticas e apresentação em Eventos Científicos.

5 5 Breve Histórico: Biblioteca Em 2001, o Programa foi redirecionado para que cada unidade educacional, conforme seu Projeto Pedagógico, conduzisse seu trabalho de formação de leitores.

6 6 Breve Histórico: Imprensa na Escola A parceria com Projeto Correio Escola da RAC - Rede Anhangüera de Comunicação e RMEC - Rede Municipal de Ensino de Campinas, firmada em 1992, capacitou e motivou professores para a importância da leitura da mídia impressa e da produção escrita de jornais escolares, atingindo mais de 70% das escolas municipais.

7 7 Breve Histórico: Línguas: Francês e Italiano A parceria com Consulado Geral da França em São Paulo e RMEC - Rede Municipal de Ensino de Campinas, firmada em 1995, resultou na capacitação de professores e alunos, intercâmbios culturais e destaque dos alunos no campo educacional e profissional. Cerca de, aproximadamente, 1.000 alunos e 100 professores passaram por esta formação.

8 8 Breve Histórico: Mídia: Rádio e Televisão A parceria da Secretaria da Educação com a Rádio Educativa firmada em 2002, possibilitou a divulgação das atividades pedagógicas da SME/FUMEC através dos mais de 70 programas radiofônicos, com a participação de professores, alunos e comunidade em geral.

9 9 Breve Histórico: Programa Linguagens, Mídia, Arte e Educação - LIMAE Em 2004, os projetos: Biblioteca, Imprensa na Escola, Mídia: Rádio e Televisão, Pedagogia da Imagem e Arte foram articulados para composição do Programa LIMAE.

10 10 Contexto Atual: Programa Linguagens e Educação Em 2007, além dos projetos: Biblioteca, Imprensa na Escola, Mídia: Rádio e Televisão, Pedagogia da Imagem, foi incorporado o Projeto Línguas: Francês e Italiano. Independente dos direcionamentos dados ao Programa, ao longo da história, os profissionais da educação compreendem a importância da leitura na vida, na formação, de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

11 11

12 12

13 13 DESAFIOS: Potencializar o Projeto Político Pedagógico das unidades escolares: Formação dos profissionais e Trabalho com os alunos.

14 14 PERSPECTIVAS: Viabilizar as propostas que estão nas escolas subsidiando os profissionais para a criação e inovação dos processos de leitura pela comunidade, em especial, alunos. Rompendo barreiras presentes no espaço de contradições – a Escola.

15 15 16 COLE – CONGRESSO DE LEITURA No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las


Carregar ppt "1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google