A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIVENDO A MUTUALIDADE CRISTÃ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIVENDO A MUTUALIDADE CRISTÃ"— Transcrição da apresentação:

1

2 VIVENDO A MUTUALIDADE CRISTÃ
Tema: VIVENDO A MUTUALIDADE CRISTÃ

3 RECORDANDO...

4 A VIDA NA IGREJA É DESENVOLVIDA PELA PRÁTICA DA MUTUALIDADE CRISTÃ.
RECORDANDO... A VIDA NA IGREJA É DESENVOLVIDA PELA PRÁTICA DA MUTUALIDADE CRISTÃ.

5 MISERICÓRDIA BONDADE HUMILDADE
CINCO VIRTUDES QUE DEVEM REVESTIR OS CRISTÃOS PARA A PRÁTICA DA MUTUALIDADE NA IGREJA MISERICÓRDIA BONDADE COLOSSENSES 3:12-17 HUMILDADE MANSIDÃO LONGANIMIDADE

6 COLOSSENSES 3:12 12 Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.

7 A AFETIVIDADE É ESSENCIAL PARA MEU CRESCIMENTO ESPIRITUAL
HOJE A AFETIVIDADE É ESSENCIAL PARA MEU CRESCIMENTO ESPIRITUAL Quero ter tempo para estar junto com as pessoas de que gosto – afetividade orientada por uma sociedade sustentável (p.30) -

8 “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”
A AFETIVIDADE É ESSENCIAL PARA MEU CRESCIMENTO ESPIRITUAL A AFETIVIDADE É... “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos” Piaget ( criador da epistemologia genética) reconheceu que a afetividade é o agente motivador da atividade cognitiva. Para ele, a afetividade e a razão constituiriam termos complementares: “a afetividade seria a energia, o que move a ação, enquanto a razão seria o que possibilitaria ao sujeito identificar desejos, sentimentos variados, e obter êxito nas ações” (LA TAILLE, Y. Desenvolvimento do juízo moral e a afetividade na teoria de Jean Piaget. In: LA TAILLE, Y. (Org.) Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. p.  E LA TAILLE, Y. Desenvolvimento do juízo moral. In: Coleção Memória da Pedagogia: Jean Piaget. Ed. Ediouro: Rio de Janeiro; Ed. Segmento-Dueto: São Paulo;  1 (1), 2005. p.76-88)

9 Um milagre de transformação do nosso interior embrutecido,
A AFETIVIDADE É ESSENCIAL PARA MEU CRESCIMENTO ESPIRITUAL A AFETIVIDADE É... Um milagre de transformação do nosso interior embrutecido,

10 A AFETIVIDADE É ESSENCIAL PARA MEU CRESCIMENTO ESPIRITUAL
de nosso centro gravitacional naturalmente egoísta, para Cristo e dEle para o próximo.

11 A ação de ser instrumento de afeto para abençoar o próximo.
A AFETIVIDADE É ESSENCIAL PARA MEU CRESCIMENTO ESPIRITUAL A ação de ser instrumento de afeto para abençoar o próximo.

12 1. 2. DUAS ATITUDES Não limitar a afetividade. Praticar a afetividade.
“Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

13 DUAS ATITUDES PARA REVESTIR-SE DE AFETIVIDADE
1. Não limitar a afetividade. 2 Co.6:12,13 “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

14 2 Coríntios 6:12,13 12 Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos. “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

15 A capacidade de discriminar pessoas, limitando a afetividade.
1. Não limitar a afetividade Seletividade A capacidade de discriminar pessoas, limitando a afetividade. “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

16 X ACEPÇÃO DE PESSOAS 1. Seletividade Não limitar a afetividade
“Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

17 Não conhecer bem as pessoas.
1. Não limitar a afetividade Seletividade Não conhecer bem as pessoas. “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

18 Relacionamento quebrado.
1. Não limitar a afetividade Seletividade Relacionamento quebrado. “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

19 Machucado por alguém. 1. Seletividade Não limitar a afetividade
“Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

20 Gosta de pessoas do seu nível.
1. Não limitar a afetividade Seletividade Gosta de pessoas do seu nível. “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos” A seletividade pode manifestar-se porque...

21 Decidiu ser ‘difícil’ por puro egoísmo.
1. Não limitar a afetividade Seletividade Decidiu ser ‘difícil’ por puro egoísmo. “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

22 13 Em retribuição, falo como a filhos, deixem seu coração ser aberto.
2 Coríntios 6:12,13 13 Em retribuição, falo como a filhos, deixem seu coração ser aberto. “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos” v.13 - Imperativo passivo: “Deixe seu coração ser aberto” – deixe o Espírito Santo agir! Não limite sua afetividade!

23 A AFETIVIDADE É ESSENCIAL PARA MEU CRESCIMENTO ESPIRITUAL

24 1. 2. DUAS ATITUDES Não limitar a afetividade. Praticar a afetividade.
“Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

25 DUAS ATITUDES PARA REVESTIR-SE DE AFETIVIDADE
2. Praticar a afetividade. Filipenses 2:1-5 “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

26 Filipenses 2:1-5 1 Se há alguma motivação em Cristo, se há alguma exortação de amor, se há alguma comunhão no Espírito, se há alguma profunda afeição e compaixão, “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

27 Filipenses 2:1-5 2 completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

28 2. Praticar a afetividade Decisão Amor Prático União de Alma
Filipenses 2:1-5 Decisão Amor Prático União de Alma Atitude Correta “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

29 Filipenses 2:1-5 3 Nada façam por ambição egoísta ou vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

30 Filipenses 2:1-5 4 Cada um cuide não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

31 5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus...
Filipenses 2:1-5 5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus... NVI “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos” Assim serei semelhante ao Mestre!

32 Sugestões práticas... 2. Praticar a afetividade
“Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos” Aristóteles, Eudermian Ethics, 1238 a, pp.2,3 até 1242b, pp.35,36. Amizade ética X amizade política.

33 Destrua a influência da seletividade dentro de você.
2. Praticar a afetividade Destrua a influência da seletividade dentro de você. “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

34 2. Praticar a afetividade Entregue seu afeto para ser instrumento nas mãos de Deus a fim de edificar pessoas. “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

35 Em todos os lugares seja gentil e trate as pessoas com afetividade.
2. Praticar a afetividade Em todos os lugares seja gentil e trate as pessoas com afetividade. “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

36 Entre no templo disposto a deixar seu lugar de conforto:
2. Praticar a afetividade Entre no templo disposto a deixar seu lugar de conforto: – lugar cativo... “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

37 Veja as outras pessoas! Deixe de pensar um pouco em você mesmo.
2. Praticar a afetividade Veja as outras pessoas! Deixe de pensar um pouco em você mesmo. “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

38 Cumprimente com afeto as pessoas que você não conhece.
2. Praticar a afetividade Cumprimente com afeto as pessoas que você não conhece. “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

39 2. Praticar a afetividade Entregue os motivos de mágoas e ofensas a Deus e deixe seu coração abrir para o que Ele quer fazer. “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos” Abençoar pessoas.

40 2. Praticar a afetividade Busque um grupo pequeno para desenvolver mais profundamente a afetividade. “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”

41 A AFETIVIDADE É ESSENCIAL PARA MEU CRESCIMENTO ESPIRITUAL

42 DUAS ATITUDES PARA REVESTIR-SE DE AFETIVIDADE
1. Não limitar a afetividade. 2. Praticar a afetividade. “Coração terno, afável, amoroso e cortês nos relacionamentos”


Carregar ppt "VIVENDO A MUTUALIDADE CRISTÃ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google