A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Temperamentos Radicais Aprendendo como Lidar com temperamentos pelos Frutos do Espírito Santo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Temperamentos Radicais Aprendendo como Lidar com temperamentos pelos Frutos do Espírito Santo."— Transcrição da apresentação:

1 Temperamentos Radicais Aprendendo como Lidar com temperamentos pelos Frutos do Espírito Santo

2 O que se pode esperar deste ensino sobre os temperamentos? Saber o que é temperamento; Descobrir qual é seu temperamento predominante ; Compreender que se o homem não buscar em Deus a solução para as fraquezas do seu temperamento poderá viver uma vida hipócrita (com máscaras).

3 Entender que sem o fruto do espírito não há como tratar as fraquezas, os contras do seu temperamentos, muito menos usar os prós do seu temperamentos na obra de Deus; São os frutos do espírito : Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade(gentileza), fidelidade, mansidão e domínio próprio. E o mais importante:

4 O QUE É O TEMPERAMENTO? É a combinação de características transmitidas pelos genes, que subconscientemente afetam o procedimento da pessoa.

5 não não personalidade Temperamento não é o mesmo que caráter e também não é o mesmo que personalidade. Caráter: O caráter é o verdadeiro eu, é o resultado do temperamento natural trabalhado pela disciplina e educação recebidas principalmente na infância. Também pelos comportamentos básicos, crenças, princípios e motivações; Personalidade: É o semblante externo de nós mesmos, que pode ser ou não igual ao nosso caráter, dependendo de quão autêntico sejamos.

6 OS QUATRO TEMPERAMENTOS SÃO:

7 Vamos aos Prós e Contras de cada um: Lembre-se : Cada Contra possui um fruto do espírito como solução. Basta buscar de Deus e; Cada Pró também pode ser usado na obra de Deus de maneira especial.

8 SANGUÍNEO

9 Os Prós do temperamento Sanguíneo são: Amistoso e afetuoso; Compassivo e terno; Altamente expressivo; Forma amizades facilmente; Extremamente bem-humorado, a tal ponto de alegrar qualquer ambiente em que esteja.

10 Os Contras do temperamento Sanguíneo são: Turbulento: desorganizado; Tende a agir belicosamente e em direção errada, por sua falta de análise ; Tem dificuldade em concentrar-se na leitura da Palavra de Deus; ativo, eufórico o que o impede de ter uma rotina, logo impede a sua produtividade.

11 Pusilânime: sem coragem; Indisciplinado; O tipo sanguíneo gosta das pessoas e depois as esquece.

12 O SANGUÍNEO DEVE BUSCAR O FRUTO DO ESPÍRITO: Paz; Benignidade; Longanimidade (paciência); Domínio próprio.

13 COLÉRICO

14 Os Prós do temperamento Colérico são: Determinado em seus projetos, que são plenos de significado; Audacioso, Corajoso Prático e eficiente na hora de tomar decisões rápidas; Líder nato e ousado; Otimista, visualizando apenas o objetivo e não as dificuldades; Alta capacidade de : Organizar, direcionar, produzir, motivar e exortar.

15 Os Contras do temperamento Colérico são: Violento : A ira é uma de suas fraquezas que o tornam insensível à compaixão cristã; Vingativo : O que o torna uma pessoa indesejável ao convívio;

16 Cruel: Ira e rancor lhe dão vestígios de crueldade; Impetuoso: seu temperamento determinado pode levá-lo a iniciativas das quais se arrependerá posteriormente. É difícil demonstrar aprovação, o que lhe cria problemas no casamento, quando se acresce a essa dificuldade a crítica mordaz e declarações cruéis;

17 Autossuficiente: Sua autoconfiança excessiva pode torná-lo arrogante; O colérico utiliza as pessoas para seu benefício próprio e, mais tarde, ele as ignora.

18 O COLÉRICO DEVE BUSCAR O FRUTO DO ESPÍRITO: Amor; Paz; Longanimidade(paciência); Bondade(gentileza); Benignidade; Domínio próprio; Mansidão.

19 FLEUMÁTICO

20 Os Prós do temperamento Fleumático são: Espirituoso : Com imperturbável bom humor; Digno de confiança : Pode-se contar com ele. É fiel de natureza, mesmo sem tender ao envolvimento em demasia com o próximo; Prático : Trabalha bem sob pressão; Tem hábitos metódicos; Eficiente : com padrões elevados de zelo e precisão.

21 Os Contras do temperamento Fleumático são: Moroso(Lento) e indolente(apático); Indiferente para com os outros; Tem falta de motivação ;

22 Provocador; Se um sangüíneo entra animado, o fleumático torna-se distante e frio. Se o melancólico se mostra otimista, ele o provoca com um otimismo exagerado. Se um colérico se aproxima repleto de planos, é um prazer requintado para o fleumático jogar um balde de água fria em seu entusiasmo;

23 Egoísta e obstinado: Com o passar dos anos, seu extremo egoísmo se acentua, porque torna-se uma defesa. Opõe-se obstinadamente a qualquer espécie de mudança; Indeciso; O fleumático analisa as pessoas com indiferença desdenhosa.

24 O FLEUMÁTICO DEVE BUSCAR O FRUTO DO ESPÍRITO: Primordialmente: O amor, a bondade, a docilidade, a temperança(virtude que modera os desejos) e a fé; Alegria; Bondade.

25 MELANCÓLICO

26 Os Prós do temperamento Melancólico são: Sensível: Medita com ponderação(serenidade) sobre suas emoções; Perfeccionista na imposição a si e aos outros de um elevado padrão de qualidade; Analítico : caçador de detalhes e de problemas latentes num projeto;

27 Amigo fiel : daria sua vida pelos poucos amigos; Abnegado (devoto) na execução de qualquer trabalho.

28 Os Contras do temperamento Melancólico são: Egocêntrico: Está sempre a dissecar as próprias emoções numa eterna autoanálise que lhe tira a naturalidade e o levam a condições mentais mórbidas;

29 Hipocondríaco; Sentimentos estejam sempre à flor da pele; Desconfiado ( em caso agudos pode apresentar mania de perseguição ); Pessimista: tende a procurar os problemas de um projeto, que normalmente lhe pesam bem mais que o esforço conjunto para vencê-los;

30 Inseguro para tomar decisões porque não deseja cometer erros; Crítico: Tem a tendência de ser inflexível com relação ao que espera dos outros e não consegue aceitar menos que o melhor por parte deles. Muitos casamentos de perfeccionistas fracassaram porque suas esposas atingiam apenas 90% do que eles esperavam delas. A pequena parcela de erros, ele tende a amplificar;

31 É tão crítico para consigo mesmo como o é para com os outros; Caprichoso: É o temperamento que manifesta maior alteração de ânimo. Tem fases raras de euforia exuberante, às quais se segue uma fase sombria;

32 Exemplo das alterações do animo de um Melancólico:

33 Vingativo: tem dificuldade de perdoar; Embora pareça calmo e sossegado, pode carregar dentro de si um ódio turbulento. Pode ser que jamais o ponha em prática, como o colérico, mas pode alimentar esse ódio vingativo por muitos anos; ( Janela Killer – Augusto Cury) As pessoas aborrecem o melancólico, mas ele as deixa seguir seus caminhos tortuosos.

34 O MELANCÓLICO DEVE BUSCAR O FRUTO DO ESPÍRITO Primordialmente: O autocontrole ; Amor; Alegria; Fé; Paz; bondade

35 Agora veja alguns passos que lhe ajudarão a controlar o seu temperamento:

36 1° Passo - Estudar : Compreender os prós e contras dos temperamentos 2° Passo - Vigiar e Orar 3° Passo - enchei-vos do Espírito Santo (Ef. 5:18) 4° Passo - Meditar e estudar a Palavra de Deus 5° Passo - Praticar a palavra

37 Características especiais Cada temperamentos apresenta algo único, dado por Deus naturalmente; É como um especial. Cada um pode ser treinado, aprimorado, e usado para a obra de Deus, mas infelizmente também para fins malignos e egoístas.

38 A característica especial do Sanguíneo :

39 Improviso Por sua alta capacidade expressiva o Sanguíneo pode expressar não somente sentimentos, mas também teorias, matérias, coisas difíceis de se explicar; O Sanguíneo tem uma capacidade especial de improvisar, ou seja, qualquer coisa que ele pode aprender ele pode também ensinar, tornando-a simples para que qualquer um possa entender.

40 A característica especial do Colérico :

41 Liderança; Analisando os Prós do colérico logo se percebe que ele apresenta alta facilidade de liderança; Coléricos são feitos naturalmente para liderar, desenvolver e fazer prosperar tudo o que tocam.

42 A característica especial do Fleumático

43 Defesa; Fleumáticos são excelentes muralhas espirituais. Como o aprimoramentos podem fazer a obra de Deus em absolutamente qualquer situação, não importa a quão difícil seja a tarefa, os fleumáticos foram criados para suportá-la; Eles conseguem dissipar as investidas do inimigo com o escudo da fé, e continuar em frente.

44 A característica especial do Melancólico

45 Explosão; Melancólicos, ao contrario dos Fleumáticos não dissipam investidas, ou seja, toda a pressão que é aplicada nos Melancólicos eles retém, armazenam; Exemplo: ataques malignos, tribulações, e etc;

46 Melancólicos tem a capacidade de guardar esses sentimentos que são investidos neles, e depois de um certo período explodir tudo o que foi armazenado contra um alvo.

47 Além dos temperamentos podemos entender as quatro intenções

48

49 O que são as quatro intenções? Todo comportamento tem uma intenção básica a ser atingida que podem ser: - Finalizar a tarefa; - Fazer a coisa certa; - Integrar-se às pessoas; - Ser reconhecido;

50 Durante períodos de dificuldade ou estresse as pessoas tendem a sair da zona de normalidade, tornando-se mais passivas ou agressivas dependendo do seu foco tradicional. Quando estas intenções são ameaçadas ou frustradas problemas podem aparecer

51 Entendendo as quatro intenções: O foco de atenção pode voltar-se para tarefas ou para pessoas ; Agressivamente o passivamente ; Foco na tarefa: determinação corajosa ou retirada; Foco nas pessoas: brigando ou se submetendo;

52 Frase: Só o poder da palavra de Deus é capaz de transformar um indivíduo irado e sarcástico em um ser amoroso, compreensivo, generoso e dócil.

53


Carregar ppt "Temperamentos Radicais Aprendendo como Lidar com temperamentos pelos Frutos do Espírito Santo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google