A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANIMAIS INVERTEBRADOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANIMAIS INVERTEBRADOS"— Transcrição da apresentação:

1 ANIMAIS INVERTEBRADOS
EQUINODERMOS Grupo: Allana Guedes, Larissa Costa, Júlia Bueno e Antonio Saad Professora: Eliana Salgado Turma: 7M3 Ano: 2013

2 Reino, Filo e significado do filo
Os Equinodermos são do Reino Animal Invertebrado. O filo Echinodermata é constituído por cerca de espécies distribuídas em cinco classes: Crinoidea , Asteroidea, Ophiuroidea, Echinoidea e Holothuroidea. O nome do grupo é derivado de duas palavras gregas: echinos, que significa espinho, e derma, que significa pele. Echinodermata é o maior filo animal que carece de seres que vivem em água doce ou em terra.

3 Alimentação e relação com o ser humano e o ambiente
Os equinodermos se alimentam de pequenos animais e algas. O sistema digestório contém apenas boca, estômago, intestinos e ânus. Os equinodermos são utilizados na alimentação do ser humano e em outras atividades, como a pesca e em ensaios experimentais. Tem grande utilidade na cadeia alimentar , pois podem alterar a composição das espécies de qualquer habitação pequena, porém estrelas do mar podem danificar culturas comercias trazendo sérios prejuízos. São encontrados em ambiente marinho. São bentônicos, ou seja, vivem fixo ou se locomovem junto ao oceano.

4 CARACTERÍSTICAS E MODO DE VIDA
Uma das características mais marcantes dos equinodermos é a presença de um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas, denominado sistema aquífero ou ambulacrário (do latim ambulare: caminhar). Este sistema relaciona-se com a locomoção, respiração, circulação, excreção e até mesmo com a percepção do animal. São animais de vida livre, predadores ou detritívoros. São animais dioicos, com fecundação externa e desenvolvimento indireto. Têm sistema digestivo completo; nas estrelas e ouriços, a boca localiza-se na face inferior; o ânus, na face superior. Os equinodermos são todos marinhos, mas não nadam, e não flutuam. Eles se arrastam ou ficam fixos no fundo ou em rochas. Ex: estrela-do-mar, ouriço-do-mar...etc.. Muitos equinodermos têm notável poder de regeneração: uma estrela-do-mar cortada radialmente em várias partes vai, depois de alguns meses, regenerar em tantas estrelas viáveis quantas foram as partes separadas. O corte de um braço, vai em circunstâncias ideais, regenerar do mesmo modo.

5 Reprodução e Curiosidades
A reprodução dos Equinodermos pode ser sexuada ou por regeneração. A reprodução sexuada é a união de gametas . E a reprodução por regeneração ocorre quando uns dos braços é cortado e o disco central ( onde se localiza o sistema nervoso ) está nessa parte dividida, ela pode se transformar em outra estrela-do-mar. A reprodução sexual tipicamente consiste de liberação de ovos e espermas na água, com a fecundação acontecendo externamente. Curiosidades Tem como característica básica a simetria . Apresentam o corpo coberto por espinhos e uma camada fina de pele. As estrelas-do-mar são carnívoras.

6 Bibliografia: VÍDEOS: SITE DE APRESENTAÇÃO:

7 Questões: 1-Relacione os grupos dos Equinodermos com seus devidos representantes: (1)Asteróides           ( ) Serpente-do-mar (2)Equinóides           ( )Pepino-do-mar (3)Ofiuríodes            ( )Estrela-do-mar (4)Crinóides              ( )Ouriço-do-mar (5)Holoturóides        ( )Lírio-do-mar  2- As estrelas-do-mar comem ostras, o que resulta em efeitos econômicos negativos para criadores e pescadores. Por isso, ao se depararem com esses predadores em suas dragas, costumavam pegar as estrelas-do-mar, parti-las ao meio e atirá-las de novo à água. Essa é uma boa solução para o problema? 3- Em uma visita a um aquário numa cidade à beira-mar, você entra na “Sala dos Equinodermos”. Nela, é possível observar estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, polvos, lagostas e pepinos-do-mar. Quais desses animais não deveriam estar nessa sala?


Carregar ppt "ANIMAIS INVERTEBRADOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google