A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estrutura típica de um vírus? Quais são as principais características dos vírus?. São organismos acelulares;. São parasitas intracelulares obrigatórios;.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estrutura típica de um vírus? Quais são as principais características dos vírus?. São organismos acelulares;. São parasitas intracelulares obrigatórios;."— Transcrição da apresentação:

1

2 Estrutura típica de um vírus?

3 Quais são as principais características dos vírus?. São organismos acelulares;. São parasitas intracelulares obrigatórios;. Não possuem metabolismo próprio, portanto não fazem síntese protéica nem respiração celular;. Seu material genético pode ser DNA ou RNA;. Seu material genético possui apenas a informação para produzir o RNAm (mensageiro), os outros dois, RNAr (ribossômico) e RNAt (transportador) que participam da construção de proteínas virais, são da própria célula hospedeira.

4 A Favor: 1. O fato dos vírus apresentarem reprodução; embora necessitem da ajuda da célula hospedeira para se reproduzirem; 2. A presença de material genético (DNA ou RNA), e consequentemente a capacidade de sofrerem mutação; 3. Capacidade de adaptação.

5 Contra : 1.São acelulares. 2.Ausência de metabolismo próprio, necessitando portanto, de constituintes celulares de outro organismo.

6 ESTRUTURA Vírus: ácido nucléico protegido pelo capsídeo viral. Proteínas : Capsídeo e enzimas Nucleocapsídeo: ácido nucléico com o envoltório protéico Envoltório (Envelope): membrana lipoprotéica - lipídeos - da célula - proteínas - virais

7 Proteínas proteção do genoma reconhecimento da célula atividade biológica Codificadas pelo genoma viral Estruturais replicação dos ácidos nucléicos Proteólise regulação gênica

8 CLASSIFICAÇÃO Segundo o tipo de ácido nucléico –vírus de DNA –vírus de RNA RNA Fita Positiva RNA Fita Negativa RNA Retrovírus

9 Quando o genoma viral já é um mRNA GENOMAS DE RNA DE SENSO POSITIVO (PLUS) AAA mRNA de senso positivo

10 Vírus RNA – Fita Negativa

11 35 genoma negativo 35 (-) Cópias completas 53 (+) Replicação Transcrição RNAm (+) Proteínas virais Genoma dos novos vírus 53 Tradução

12 Vírus RNA - Retrovírus É qualquer vírus que possui o RNA como material genético e que, após a infecção da célula hospedeira precisa transformá-lo em DNA para conseguir se reproduzir.

13 Penetração na Célula Hopedeira 1- Fusão 2- Endocitose 3- Injeção de material genético

14 Fusão

15 Os vírus possuem sítios reativos (proteínas) em sua superfície que interage com receptores específicos na célula hospedeira. Interação é PASSIVA Especificidade da interação define e limita o tipo de célula hospedeira que pode ser infectada. Danos causados a estes sítios de ligação (ex: por desinfetantes ou calor), ou o bloqueio por anticorpos específicos (anticorpos neutralizantes) podem impedir a infectividade de um vírus.

16 Entrada de vírus por ENDOCITOSE

17 Injeção (Bacteriófago)

18 Em relação a reprodução dos vírus, podemos dizer que eles podem realizar um ciclo lítico ou um ciclo lisogênico. Qual é a principal diferença entre eles?

19 O vírus não controla o metabolismo celular. Não provoca a morte da célula hospedeira. Mas posteriormente pode se transformar em um ciclo lítico. Ciclo Lisogênico

20 . Ciclo lítico: Controla o metabolismo da célula hospedeira provocando a morte da célula hospedeira.

21

22 Como o vírus HIV se reproduz no organismo humano? O vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana) é um retrovírus específico, ou seja, ele ataca apenas um tipo de célula humana, o linfócito T do tipo CD 4. Este linfócito é uma célula de defesa muito importante, pois ela é a principal responsável pelo aviso ou alarme do nosso sistema imunológico, sinalizando a outras células de defesa quando ocorre a entrada de um organismo estranho em nosso corpo.

23

24 Ciclo reprodutivo do vírus HIV:

25

26

27 11) O gráfico abaixo demonstra, no organismo humano, a relação entre os linfócitos T e o vírus da imunodeficiência humana (HIV), ao longo de dez anos de curso da síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS). Explique as razões das quedas das concentrações de: a) linfócitos T; b) HIV. a) Os linfócitos T são infectados pelos vírus e destruídos após os primeiros meses da doença. b) Grande parte dos vírus são destruídos pela produção e atuação de linfócitos e outras células de defesa, ainda em grande número durante o primeiro ano de desenvolvimento da doença.

28

29

30

31

32

33 São os vírus os menores agentes infecciosos? Partículas subvirais: vírusóides viróides Príons Vírus pequeno, defectivo, Depende de outro vírus para se multiplicar Ex: Hepatite D Ácido nucleico (ssRNA circular) capaz de se replicar quando infecta uma célula codifica ou não uma proteína pode ou não causar doença Proteína (desprovida de ácido nucléico) capaz de infectar células e causar doença


Carregar ppt "Estrutura típica de um vírus? Quais são as principais características dos vírus?. São organismos acelulares;. São parasitas intracelulares obrigatórios;."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google