A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biologia A. Núcleo Celular Tipos de Ácidos Nucléicos Através da análise do conteúdo nuclear identificou-se dois tipos de ácidos nucléicos. Estes ácidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biologia A. Núcleo Celular Tipos de Ácidos Nucléicos Através da análise do conteúdo nuclear identificou-se dois tipos de ácidos nucléicos. Estes ácidos."— Transcrição da apresentação:

1 Biologia A

2 Núcleo Celular

3 Tipos de Ácidos Nucléicos Através da análise do conteúdo nuclear identificou-se dois tipos de ácidos nucléicos. Estes ácidos são biopolímeros de nucleotídeos e formam chamados de DNA e RNA.

4 Composição dos Nucleotídeos

5

6 Os nucleotídeos do DNA As ligações entre os nucleotídeos na verdade ocorrem entre as bases nitrogenadas que realizam as pontes de H +. Existe na verdade uma especificidade entre as bases nitrogenadas que realizam as pontes de H +. Timina liga-se com Adenina e Guanina liga-se com Citosina

7 O DNA Ácido desoxirribonucléico O modelo espacial do DNA descoberto por Watson e Crick nos mostra que o Ácido desoxirribonucléico se apresenta como uma dupla hélice de nucleotídeos ligados entre si por pontes de H+.H+. A composição química dos nucleotídeos do DNA apresenta compostos característicos. A pentose que o compõe é a desoxirribose. Suas bases nitrogenadas são: Timina, Adenina, Guanina e Citosina.

8 Observe que as bases apresentam um comportamento de uma complementar a outra. Portanto a quantidade de Timina é sempre igual a de Adenina e a quantidade de Guanina e sempre igual a quantidade de Citosina. Cada trinca de bases nitrogenadas é chamada de códon, como o DNA possui muitos códons dizemos que ele encerra o código genético. Montando o DNA A T C G A T G C A T G A T C

9 Duplicação do DNA Observe que a duplição do DNA obedece a um princípio denominado duplicação semiconservativa uma vez que ao final cada filamento de DNA possui uma fita do filamento original e fita nova originada da síntese.

10 Enzimas de Restrição São enzimas que permitem cortar a molécula de DNA em pontos específicos de sua sequência. Foram descobertas em bactérias. Tornaram possível o desenvolvimento da biotecnologia.

11 SEQUENCIAMENTO Walter Gilbert e Frederick Sanger Levaram 3 anos para sequenciar algumas dezenas de bases nucléicas. Com a capacidade de processa- mento atual, milhões de bases são sequenciadas por segundo. Centenas de genomas de organismos estão disponíveis.

12 SEQUENCIAMENTO

13 Exame de paternidade (DNA) Veja este caso: uma mulher acabou de dar a luz a uma criança. E existem dois homens que são indicados como provável pai biológico da criança.

14 Exame de DNA Forense Veja este caso: em uma cena de um crime foi encontrado restos de sangue de um criminoso. Alguns suspeitos foram analisados e um deles foi identificado como presente na cena do crime.

15 RESOLVA : 24.01) UFSC A revista Época, em 30/07/2001, anunciou em sua capa: O DNA não falha. O título referiu-se a uma reportagem da qual foi extraído o trecho abaixo: Depois da pílula anticoncepcional, que transferiu para as mulheres o controle da fertilidade, da fertilização in vitro e da barriga de aluguel, métodos que permitem a gravidez sem sexo, o teste de DNA surge como uma das grandes descobertas do mundo ocidental. Para muitos especialistas [...] a técnica só traz benefícios. Outros acreditam que reflexos da descoberta vão alterar o universo das relações familiares. Sobre a utilização dos testes de DNA, e as implicações dessa prática para os indivíduos e a sociedade em geral, é CORRETO afirmar que: 01. os testes de DNA podem ser empregados para finalidades de investigação de paternidade e também para identificação de supostos criminosos, como em casos de estupros e assassinatos. 02. o melhor material biológico para um teste de DNA é aquele extraído de núcleos de glóbulos brancos do sangue, mas outros tecidos, como pele e ossos, também podem ser utilizados. 04. para uma investigação de paternidade, a partir de testes de DNA, coletam-se amostras biológicas do suposto pai, não sendo necessário obter informações do(a) filho(a) e de sua mãe.

16 Resolva: 08. os exames de investigação de paternidade, a partir de testes de DNA, oferecem, atualmente, resultados com exatidão total, não restando qualquer questionamento ou dúvida sobre os diagnósticos apresentados. 16. o custo do exame de DNA, ainda muito elevado no Brasil, é um dos fatores que dificulta sua utilização em larga escala pelos segmentos populacionais menos favorecidos economicamente. 32. a criação de bancos de dados, com a identificação genética de criminosos e suspeitos, em países como a Inglaterra, vem gerando grande polêmica, uma vez que podem ser entendidos como uma violação da privacidade biológica dos indivíduos. SOMA: 51

17 Resolva: 24.04) UFSC 2001 A revanche veio na quinta-feira [06/04] pas- sada. Depois do susto provocado no começo da semana pelos percalços jurídicos da Microsoft..., a Nasdaq, o pregão eletrônico das empresas de alta tecnologia, voltou a respirar,(...). O oxigênio foi dado pelo anúncio de que cientistas americanos tinham chegado ao fim do rastreamento de um dos sonhos da medicina nesta virada de século: o mapeamento do genoma humano,... Trecho extraído do artigo: Genoma: o primeiro esboço do mapa da vida, publicado na Revista Época, 10/04/2000. p Com relação a esse assunto, é CORRETO afirmar que: 01. o referido genoma está contido nos cromossomos. 02. a molécula seqüenciada é o DNA. 04. apenas quatro bases nitrogenadas – a Adenina, a Citosina, a Guanina e a Uracila – são possíveis de serem encontradas nesse mapeamento. 08. esse mapeamento já permitiu aos cientistas saberem a localização de todos os genes humanos. 16. um dos resultados possíveis dessa descoberta será a cura, no futuro, de algumas doenças genéticas, através da terapia gênica. SOMA: 19

18 UFSC Porcos têm sido criados transgenicamente para que seus órgãos possam ser transplantados em homens; cientistas desenvolvem ovelhas auto-tosquiáveis, isto é, a lã cai sozinha no devido tempo; gens de galinha são introduzidos em batatas, deixando os vegetarianos confusos com a perspectiva de cruzar animais com plantas... CICLO VITAL, vol. 4, 1999, p. 14. A citação acima mostra avanços da Engenharia Genética. Assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S) sobre a transgenia e suas implicações com relação à saúde e ao meio ambiente. 01. Os organismos transgênicos são aqueles que recebem segmentos de DNA da mesma espécie. 02. Os genes alienígenas permitem ao organismo receptor produzir substâncias que nunca produziriam em condições naturais. 04. Os alimentos transgênicos não representam nenhuma ameaça à saúde humana, e por isso não necessitam ser testados em outras espécies de animais, antes de chegarem ao homem. 08. a produção de insulina, a partir da transferência de genes humanos para bactérias, que passam, incontinenti, a produzir esse hormônio, é uma das experiências bem sucedidas da transgenia. 16. Cientistas interferem na evolução natural das espécies, alterando geneticamente animais e plantas. 32. É fundamental o estabelecimento de limites, tanto por parte dos cientistas como dos governantes, para que as manipulações genéticas não resultem em impactos ambientais irreversíveis. SOMA: 58


Carregar ppt "Biologia A. Núcleo Celular Tipos de Ácidos Nucléicos Através da análise do conteúdo nuclear identificou-se dois tipos de ácidos nucléicos. Estes ácidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google