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Sejam bem-vindos à atividade PROGRAMAÇÃO I 2009 Professor Gilberto IRAJÁ Müller.

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1 Sejam bem-vindos à atividade PROGRAMAÇÃO I 2009 Professor Gilberto IRAJÁ Müller

2 2 Introdução - Orientação a Objetos No início dos anos 50 já apareceram trabalhos utilizando o termo objeto e atributos de objetos Em 1966 foi lançada uma linguagem de programação chamada Simula, para muitos considerada como a 1a ling. OO, seus proponentes foram Kristen Nygaard e Ole-Johan Dahl Ainda nos aos 60, Alan Kay, inspirado nas idéias embutidas em Simula desenvolveu o projeto Flex No início dos anos 70, a Xerox Palo alto Research Center desenvolveu um sistema de computador denominado Dynabook. O software deste sistema recebeu o nome de Smalltal k Smalltalk foi a linguagem de programação que ajudou a difundir o termo orientação a objetos. Sua primeira versão foi lançada em 1972 Nos anos 80 proliferaram várias linguagens de programação OO. Entre elas podemos citar: Material baseado na apresentação do Prof. Luiz Fernando G. Martins

3 3 Introdução - Orientação a Objetos Objective-C (Cox, 1986) C++ (Stroustrup, 1986) Flavors (Moon, 1986) Eiffel (Meyer, 1987) No início dos anos 90 começaram a se difundir as metodologias de desenvolvimento de sistemas orientadas a objetos, como OOAD, OMT, Objectory etc. Em meados dos anos 90 surge a linguagem de programação Java. O projeto originário da linguagem foi desenvolvido na SUN Microsystem No final dos anos 90 ocorre um movimento de unificação dos principais métodos OO. Exemplo desta unificação são Fusion, UML e USDP No ano 2000 a Microsoft anuncia a plataforma.Net (incluindo a linguagem de programação C#) Material baseado na apresentação do Prof. Luiz Fernando G. Martins

4 4 Introdução - Orientação a Objetos Objeto: qualquer coisa do mundo real uma entidade física ou abstrata que faça sentido num contexto analisado uma instância de uma classe se caracteriza pelos atributos que possui e operações que pode realizar Exemplos: um aluno (Carlos Alberto da Silva) uma carteira uma conta corrente ( ) uma folha de cheque (234564) uma roda um automóvel (Honda Civic preto 06/06) um cliente (Maria Antonia Guimaraes) um fornecedor (Bosch) uma janela um botão um time de futebol (GRÊMIO) uma partida de futebol (GRÊMIO x internacional) Material baseado na apresentação do Prof. Luiz Fernando G. Martins

5 5 Introdução - Orientação a Objetos Classe: denominação para um conjunto de objetos onde os objetos se enquadram uma unidade de organização para sistemas de software abrange atributos e operações programas orientados a objetos são organizados por meio de classes [de objetos] Exemplos: aluno conta corrente folha de cheque roda automóvel cliente fornecedor janela botão time de futebol jogo de futebol Material baseado na apresentação do Prof. Luiz Fernando G. Martins

6 6 Introdução - Orientação a Objetos Abstração No dicionário Aurélio, abstração significa considerar isoladamente coisas que estão unidas, ou seja, partimos do enfoque global de um determinado problema e procuramos separar os elementos fundamentais e colocá-los de uma forma mais próxima da solução; A idéia da abstração é identificar os elementos essenciais de um problema e suas propriedades fundamentais, separando ocorrências e atributos acidentais (isolando detalhes menos importantes); Para a análise orientada a objeto, abstração é o processo de identificação dos objetos e seus relacionamentos. Ela permite ao analista concentrar-se no que um objeto é e faz, sem se preocupar como ele o faz; A abstração se dá em diferentes níveis: inicialmente, abstrai-se o objeto; em seguida, procuramos identificar seus atributos e funcionalidades. De um conjunto de objetos, cria-se um conjunto de classes relacionadas, geralmente uma hierarquia ou um assunto. Material baseado na apresentação do Prof. Dr. André Duarte Bueno

7 7 Introdução - Orientação a Objetos Abstração Por exemplo: em nossa sala de aula temos um interruptor e lâmpadas. Todos sabemos que o interruptor é o objeto a ser acionado para que a lâmpada acenda/apague. Existe uma clara relação entre o interruptor e a lâmpada. Juntamente com os fios e o disjuntor eles formam o sistema de iluminação. Observe as figuras (a) e (b). Qual imagem é mais confusa? Material baseado na apresentação do Prof. Dr. André Duarte Bueno

8 8 Introdução - Orientação a Objetos Considerações Gerais: a orientação a objeto aproxima o mundo real do mundo do software [diminuição do gap semântico entre realidade e modelo] o modelo do sistema é organizado por meio de classes de objetos, iniciando na análise de requisitos, passando pelo projeto do software e chegando na implementação Portanto, desde a concepção do sistema há uma integração entre dados [atributos] + operações [funções] Material baseado na apresentação do Prof. Luiz Fernando G. Martins


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