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Programação Orientada a Objetos*

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Apresentação em tema: "Programação Orientada a Objetos*"— Transcrição da apresentação:

1 Programação Orientada a Objetos*
Introdução Prof. Isabel Cafezeiro *Baseado no livro Introdução à Programação Orientada a Objetos usando JAVA – Rafael Santos – Editora Campus – Série SBC

2 Modelo: Abstração de uma realidade
Modelos Modelo: Abstração de uma realidade Só o que é relevante para o processamento a ser efetuado. Exemplo: a folha de pagamento da loja não precisa ter dados sobre a loja (endereço, telefone, etc) Algo (entidade) a ser representado no computador. Exemplo: a loja, o restaurante, a folha de pagamento.

3 Entidade: Modelo: Componentes Dados Comportamento Operações
Modelos Entidade: Modelo: Componentes Dados Comportamento Operações Informações propriamente ditas Efetuam alguma tarefa sobre os dados: inicialização atualização consulta destruição

4 Modelos Modelos são estruturáveis !!!
Entidades são compostas por outras entidades Exemplo: Modelo RestauranteCaseiro pode conter o modelo MesaDoRestaurante

5 Modelos Notação: Nomes de Modelos: Iniciar com Maiúscula
Não usar acento, cedilha Nomes de Operações: Iniciar com minúscula Pode usar acento, cedilha

6 Modelos Exemplo: Lampada Nome do modelo estado Dados acende ()
apaga () Operações mostraDados () Opeações podem necessitar: parâmetro / retorno

7 Modelos Lampada início estado // indica se está ligada ou desligada
acende () estado = ligado fim apaga () estado = apagado mostraEstado() se (estado == aceso) imprime “Lâmpada acesa” senão imprime “Lâmpada apagada”

8 Modelos Comparação com o estilo C, Pascal: Dados x Fluxo de execução
Código descreve uma entidade Não há necessariamente um “programa principal” Operações e dados em um único bloco Dados manipulados somente pelas operações Dados x Fluxo de execução Encapsulamento

9 Modelos Comparação com o estilo C, Pascal: Dados x Fluxo de execução:
permite modelar o mundo real da forma como ele se apresenta Encapsulamento: “protege” os dados do uso indevido

10 Modelos Definição: Modelos são representações de entidades onde os componentes são representados através dos dados e o comportamento é representado através das operações.

11 Modelos Exemplo: Data dia, mês, ano inicializa (d,m,a)
dataéVálida (d,m,a) mostra ()

12 Modelos Data início dia,mês,ano inicializa (d,m,a) dataéVálida (d,m,a)
se dataéVálida (d,m,a) dia = d mês = m ano = a senão dia = 0 mês = 0 ano = 0 fim dataéVálida (d,m,a) início se ((dia > 1) e (dia < 31) ou )) retorna verdadeiro senão retorna falso fim mostra () imprime dia,”/”,mês,”/”,ano

13 Operações atualizadoras?
Modelos no Pseudocódigo, observar: Funções? Procedimentos? Operações atualizadoras? Consultoras? Inicializadoras? Delegação de tarefas?

14 Orientação a Objetos Modelos Classes Entidades do mundo real
representação computacional de entidades descritas pela classe representação abstrata da realidade Entidades do mundo real Instâncias da classe: objetos

15 Orientação a Objetos Modelos Classes Entidades do mundo real
dados operações atributos métodos representação computacional de entidades descritas pela classe representação abstrata da realidade Entidades do mundo real Instâncias da classe: objetos componentes comportamento


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