A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas estruturais de forma ativa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas estruturais de forma ativa"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas estruturais de forma ativa
SISTEMAS DE CABOS, PONTE ATIRANTADA EM NARANJITO.

2 Sumário Formas ativas; Sistema de tendas; Sistemas pneumáticos;
Sistema de arcos; Sistema de cabos; Estudo de caso;

3 Forma ativa Um material não rígido, flexível, formado de modo definido e suportado por extremidades fixas, que pode suportar-se a si próprio e cobrir um vão: essa é a definição dos sistemas estruturais de forma ativa. Os sistemas estruturais de forma ativa desenvolvem em suas extremidades esforços horizontais. A absorção desses esforços constitui o maior problema do projeto desses sistemas. Por causa de sua identificação com o fluxo 'natural' das forças, os sistemas estruturais de forma ativa são os mecanismos mais convenientes para cobrir grandes vãos e formar amplos espa­ços. Seus componentes básicos são submetidos principalmente a um só tipo de tensão normal, isto é, a compressão ou à tensão.

4 Tendas Maquete do sistema de forma de tendas com suportes fixos de ordenação radial.

5

6 Estrutura inflável erguida para hospital provisório em poucas horas.
pneumáticos Ar como meio de suporte; Volume de ar fechado em um invólucro flexível (membrana) de resistência a tensão é pressurizado contra o ar do ambiente (sobrepressão) comporta-se como um sólido homogêneo elástico, Como tal, o volume de ar pode receber, transferir e descarregar forças externas. Estrutura inflável erguida para hospital provisório em poucas horas.

7

8

9 Estrutura em arco metálica
arcos Arco funicular; Reticulas abobadadas; Dado que o cabo de suspensão, baixo diferentes cargas, muda a sua forma, a curva funicular é sempre da carga atuante. Por outro lado, o arco, que não pode variar sua forma, pode ser funicular somente para uma certa condição de carga. A leveza do cabo flexível de suspensão e o peso do arco enrijecido contra uma variedade de cargas adicionais são os defeitos arquitetônicos dos sistemas estruturais de forma ativa. Podem ser eliminados em grande parte por meio de sistemas de protensão. O arco e o cabo de suspensão, entretanto, não são somente a essência material dos sistemas estruturais de forma ativa, mas também a ideia elementar para qualquer mecanismo de suporte, e, consequentemente, são o verdadeiro símbolo da exploração do espaço realizado pelo homem. Estrutura em arco metálica

10

11

12 Detalhe do posicionamento de curvas em uma estrutura atirantada.
cabos Dois cabos com diferentes pontos de suspensão, ligados um ao outro, formam um sistema de suspensão que pode suportar seu peso próprio e transferir cargas lateralmente através de simples esforços elásticos. Dado que o cabo de suspensão, baixo diferentes cargas, muda a sua forma, a curva funicular é sempre da carga atuante. o cabo de suspensão pode ser estabilizado por protensão de modo que possa absorver forças adicionais que também podem ser dirigidas para cima. Detalhe do posicionamento de curvas em uma estrutura atirantada.

13

14

15 Estudo de caso PONTE ATIRANTADA JESÚS IZCOA MOURE EM NARANJITO, PORTO RICO DADO O NOME DE JESUS IZCOA MOURE, POIS FOI O PRIMEIRO DEPUTADO ESTADUAL, NATIVO DE NARANJITO PRIMEIRA PONTE DESSA CLASSE NO PAÍS. DATA: 02/08/2002 ENTREGA: 10/2008. COMPRIMENTO: 402M VÃO PRINCIPAL: 160M LARGURA: 29.2M 2 TORRES EM FORMA DE DIAMANTE COM 83 METROS DE ALTURA CADA E 96 CABOS.

16 Classificação Esta Ponte é de uma categoria 2, pois há um maior número de cabos distribuídos ao longo do vão o que permite a construção de um tabuleiro mais esbelto já que a proximidade dos pontos de suspensão da carga diminuem significativamente os esforços de flexão no tabuleiro. E em questão da distribuição longitudinal dos cabos, ela é feita em forma de leque, que é uma modificação do sistema em harpa.

17 Distribuição das forças

18 Vista panorâmica Vista noturna Vista inferior
Etapa da construção Vista panorâmica

19 Alunos: Diana Dalla Fernanda Gloss Marcelo Rodrigues Roberta Fonseca

20 Maquete: Materiais utilizados: Processo de construção:
PVC expandido; Lixa preta; Isopor 1mm; Tintas verde, azul e cinza; Serragem moída verde; Papel sulfite; Gel de cabelo transparente; Fios de Náilon; Fita de borda. Colas isopor, super bonder, sapateiro e super ciano. Com o isopor foi feito a base que em seguida foi pintada e revestida com serragem (grama) e gel (água). A estrutura da ponte foi feita de isopor revestida com PVC expandido e fita de borda pintada de cinza, a pista de lixa preta, depois foi colocado os pilares também de PVC furados com uma agulha e fogo pra passagem dos fios de náilon (cabos) presos na parte inferior com cola e nós.


Carregar ppt "Sistemas estruturais de forma ativa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google