Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
- cientista francês - formado em Matemática - prof. secundarista de Fís. e Quím. - filósofo da ciência
2
Pontos Fundamentais de seu pensamento
- interpretação epistemológica polêmica e descontinuísta
3
Pontos Fundamentais de seu pensamento
- interpretação epistemológica polêmica e descontinuísta - as retificações impulsionam a busca constante (evolução do pensamento)
4
Pontos Fundamentais de seu pensamento
- interpretação epistemológica polêmica e descontinuísta - as retificações impulsionam a busca constante (evolução do pensamento) - construção do conhecimento: plural, turbulenta e agressiva
5
Conceitos básicos de sua epistemologia
6
Conceitos básicos de sua epistemologia
Recorrência histórica
7
Conceitos básicos de sua epistemologia
Recorrência histórica - Necessidade de se conhecer o presente para, a partir dele, compreender o passado
8
Conceitos básicos de sua epistemologia
Recorrência histórica - Necessidade de se conhecer o presente para, a partir dele, se compreender o passado - Significa rever o passado com os conhecimentos atuais
9
Conceitos básicos de sua epistemologia
Recorrência histórica - Necessidade de se conhecer o presente para, a partir dele, se compreender o passado - Significa rever o passado com os conhecimentos atuais - O desenvolvimento do conhecimento científico passa a ser compreendido por rupturas: tanto na sucessividade quanto na simultaneidade temporal
10
Conceitos básicos de sua epistemologia
Obstáculos epistemológicos
11
Conceitos básicos de sua epistemologia
Obstáculos epistemológicos - São “retardos e perturbações que se incrustam no próprio ato de conhecer (...) uma resistência do pensamento ao pensamento”
12
Conceitos básicos de sua epistemologia
Obstáculos epistemológicos - São “retardos e perturbações que se incrustam no próprio ato de conhecer (...) uma resistência do pensamento ao pensamento” - Senso comum, dados perceptíveis, resultados experimentais, metodologia aceita como válida, conhecimentos acumulados são exemplos de O.E
13
Conceitos básicos de sua epistemologia
Obstáculos epistemológicos - Superação por atos epistemológicos: ruptura com os conhecimentos anteriores, seguidos por sua reestruturação
14
Contribuições para a educação
15
Contribuições para a educação
- alerta aos educadores para os conhecimentos empíricos já constituídos;
16
Contribuições para a educação
- alerta aos educadores para os conhecimentos empíricos já constituídos; - durante décadas os professores riram dos erros dos alunos. Com Bachelard surge a noção de que o erro é constitutivo do processo de construção do conhecimento. Os erros do aluno não são senão os conhecimentos de que ele dispõe para apropriar-se do saber proposto pelo professor na relação didática.
17
G. Bachelard “conhecemos contra um conhecimento anterior, destruindo conhecimentos mal feitos, superando-se o que o próprio espírito cria obstáculos à espiritualização”
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.