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PublicouGeraldo Festas Minho Alterado mais de 6 anos atrás
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Los Determinantes Sociales de la Salud y la Formación em Salud Pública
Panel 6: Los Determinantes Sociales de la Salud y la Formación em Salud Pública Guilherme Albuquerque Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná NESC/UFPR
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O conhecimento é produzido na ação humana sobre a realidade
Na produção de seus meios de vida, o humano atua sobre a natureza e a sociedade por meio do trabalho ação livre, teleológica, planejada para o alcance de um determinado fim. Diferente da ação animal, subordinada ao instinto.
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Pelo trabalho os humanos vão conhecendo diversos aspectos da realidade
inicialmente a aparência dos fenômenos reproduzindo, na mente, a realidade. Não de modo passivo, mas fruto da ação intencional...
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Generalizações Por meio de abstrações, os humanos vão chegando à determinação mais simples ou determinação última dos fenômenos, à sua essência. A observação de diversos fenômenos e a abstração do que é específico (particular de cada um) permite a elaboração de generalizações, teorias, que explicam uma certa generalidade de fenômenos.
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Domínio sobre a realidade
Com o recurso à teoria os humanos compreendem a realidade para além de sua aparência, conhecem as leis de funcionamento da natureza e da sociedade, aumentando seu poder de intervenção sobre a realidade. Ação mais eficiente
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Educação A educação deve proporcionar ao estudante: a apropriação da teoria e das práticas desenvolvidas ao longo da história e o exercício das técnicas fundadas nas teorias.
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ABSTRAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE da realidade selecionando/isolando elaboração de teorias, determinados aspectos generalizações, leis, que explicam a realidade observada Observação e Representação EMPÍRICO REALIDADE CONCRETO (real aparente) (real pensado)
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A ação pedagógica deve proporcionar situações que suscitem operações mentais de
Representação Relação Ligadas à ação > cuja escolha deve ser livre, autônoma, com base na compreensão da essência dos fenômenos X obedecendo cegamente a protocolos, consensos etc.
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A ação pedagógica deve proporcionar situações que suscitem operações mentais de
Representação Relação Ligadas à ação > cuja escolha deve ser livre, autônoma, com base na compreensão da essência dos fenômenos X obedecendo cegamente a protocolos, consensos etc.
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pragmatismo utilitário
Portanto... a solução de problemas deve ser um recurso didático e não um fundamento pedagógico. pragmatismo utilitário x apropriação da sínteses que a humanidade foi elaborando ao longo da história Tb
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MD para a compreensão das leis de funcionamento da sociedade
Fundamentos: Saúde. (homo sapiens / gênero humano) Determinação social da saúde/doença MD para a compreensão das leis de funcionamento da sociedade X aprender a reproduzir serviços com caráter de “criar dentro das condições urbano-industriais um novo estilo de vida que combinasse pobreza e asseio, higiene e temperança” (SINGER)
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NÍVEIS DE DETERMINAÇÃO DA SAÚDE
SINGULAR
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NÍVEIS DE DETERMINAÇÃO DA SAÚDE
PARTICULAR SINGULAR
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NÍVEIS DE DETERMINAÇÃO DA SAÚDE
GERAL PARTICULAR SINGULAR
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Parar no singular ou particular significa a “liberdade” para a ‘escolha do molho com o qual seremos cozidos’. (Galeano)
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