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Construções Lógico –Matemáticas – Aula 06

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Apresentação em tema: "Construções Lógico –Matemáticas – Aula 06"— Transcrição da apresentação:

1 Construções Lógico –Matemáticas – Aula 06
IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 2º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira

2 cor, forma, tamanho e espessura.
Os Blocos Lógicos Os blocos lógicos são compostos de 48 blocos, com quatro variáveis: cor, forma, tamanho e espessura. Existem três cores: vermelho, amarelo e azul; Quatro formas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo; Dois tamanhos: grande e pequeno; Duas espessuras: grosso e fino.

3 Mais sobre os blocos lógicos
O tamanho das figuras não é fundamental, desde que seja mantida a proporção: o quadrado é metade do retângulo; o triângulo têm três lados iguais, cada um correspondendo ao lado do quadrado; o quadrado pequeno corresponde a um quarto do grande; as peças grossas devem ter o dobro da espessura das finas. Atualmente, são encontrados no mercado materiais de vários tamanhos, de madeira ou material emborrachado.

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5 Histórico Os blocos lógicos foram criados na década de 1950 pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes e são eficientes para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato. Constituem um material extraordinário para estimular na criança, a análise, o raciocínio e julgamento, partindo da ação, para então desenvolver a linguagem. De 1890 a 1934 foram utilizados de modo sistemático com crianças pelo psicólogo russo Lev Vygotsky, quando ele estudava a formação dos conceitos infantis.

6 Manipulação livre Inicialmente, o jogo de blocos deve ser apenas apresentado às crianças, sem que se dê qualquer orientação. Elas precisam explorar livremente, brincar e, só então, terão capacidade de escutar uma consigna e seguir a ordem proposta do jogo. A tendência será que as crianças formem figuras, como casas, carros, animais, que construam torres e tentem fazer pequenas organizações. Dienes e Golding (1976) chamam esses jogos de “conceituais”, pois permitem ao professor trabalhar, juntamente com as crianças, as cores, as formas, a constatação que existem peças grandes e pequenas, que algumas são grossas e outras finas etc., explorando os atributos das peças.

7 Atividade (Conjunto de conjuntos)
Material necessário: pedras, lápis, fósforos e rolhas. Será permitido colocar: nenhuma pedra, uma pedra, duas pedras ou três pedras (→ FORMAS: círculo, quadrado, retângulo, triângulo); nenhum lápis, um lápis ou dois lápis (→ COR: vermelho, azul, amarelo); nenhum fósforo ou um fósforo (→ TAMANHO: pequeno, grande); nenhuma rolha ou uma rolha (→ ESPESSURA: fino, grosso).

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