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Inovação de Valor É preciso ir além da demanda existente!

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Apresentação em tema: "Inovação de Valor É preciso ir além da demanda existente!"— Transcrição da apresentação:

1 Inovação de Valor É preciso ir além da demanda existente!
Duas práticas convencionais devem ser questionadas: Foco nos clientes existentes. Impulso por segmentação mais refinada, a fim de acomodar diferenças entre compradores. Foque então: Nos não-clientes Nos pontos comuns, e não nas diferenças Evite Segmentações! Continuação da aula anterior, da metodologia do Oceano Azul, e caso do Cirque du Solei. Revisão do conceito de Inovação de valor, no qual o foco não é na competição mas em lugares não explorados do mercado. Evitar as segmentações comuns, aquelas já pré-definidas pelo mercado, principalmente as que utilizam aspectos socio-demográficos para criar segmentos de potenciais clientes

2 Inovação de Valor Tipos de Não-clientes Inexplorados Refratários
“Quase-convertidos” O mercado pode ter estes 3 tipos de clientes, e o foco para inovação deve ser maior para os não-clientes inexplorados.

3 Matriz de Avaliação de Valor
Captar a situação atual de mercado: Concorrentes; Valores observados pelos clientes; Fronteiras de mercado; Mapeamento do seu produto, frente aos concorrentes Análise de vários atributos simultaneamente A matriz de avaliação de valor é a representação gráfica do modelo do Oceano Azul. Com ela, apos ter aplicado o modelo de 4 ações, é possível identificar visualmente os espaços para se inovar.

4 Matriz de Avaliação de Valor
Reduzir Quais atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais? Eliminar Quais atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados? Nova Curva de Valor Criar Quais atributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados? Resgate do Modelo das 4 ações proposto na Estratégia do Oceano Azul para a construção da Matriz de Avaliação de valor e obtenção da nova curva de valor. Utiliza-se os principais concorrentes que representam a segmentação do mercado alvo, e aplica-se esta matriz para reduzir, eliminar, elevar e criar atributos. Este é o primeiro passo para a construção da matriz de avaliação de valor. Elevar Quais atributos devem ser elevados bem acima dos padrões setoriais?

5 Matriz de Avaliação de Valor
Nível de Oferta Eliminar Reduzir Ampliar Criar Curva de Valor do Concorrente principal ou de concorrentes agrupados por segmentação de Mercado Curva de Valor do negócio inovador A construção da matriz começa na montagem dos eixos, no eixo vertical entrarão os concorrentes de acordo com o nível de oferta/segmentação do mercado atual. No eixo horizontal irão ser listados os principais fatores que são relevantes na competição deste mercado. Para melhor visualização, estes devem ser organizados de forma que o Modelo de 4 forças seja representado desde os atributos a eliminar (mais à esquerda) até os atributos a serem criados (mais à direita). Fatores de Competição

6 Matriz de Avaliação de Valor do Cirque Du Soleil
alto Ringling Brothers Cirque du Soleil Circos pequenos regionais AUMENTAR CRIAR REDUZIR Valor oferecido Esta é a matriz de avaliação de valor do Cirque du Solei. No gráfico há 3 curvas, sendo uma das 2 em vermelho representando o maior circo dos EUA até então (Ringling Brothers) e os circos regionais pequenos. Percebe-se facilmente que eles disputam um mesmo mercado, um oceano vermelho. A linha azul é o resultado da aplicação do modelo de 4 ações para o Cirque du Solei. Ela indica onde eles eliminaram atributos que não eram tão mais valorizados pelos clientes atuais. Reduziram outros. E aumentaram o preço além de terem criado vários outros atributos que eram valorizados em outros mercados (como o dos espetáculos da Broadway). Com isso, criaram um oceano azul, facilmente identificado pelas curvas no gráfico. ELIMINAR baixo Preço Shows com animais Múltiplos picadeiros Vibração e perigo Temas Várias produções Astros circenses Descontos para grupos Diversão e humor Picadeiro único Ambiente refinado para espectadores Músicas e danças artísticas

7 Dinâmica de Grupo Monte a matriz de avaliação de valor de uma empresa inovadora: - Alguns exemplos de empresas, não precisam ser necessariamente essas. - O exercício é grande e exige pesquisa. Reservar 40 a 60 minutos da aula para os grupos começarem e informar que a entrega deve ser realizada na aula seguinte.

8 Conclusões Não existe setor sempre excelente, assim como não existe empresas sempre excelentes. Tanto empresas veteranas quanto as estreantes criam oceanos azuis. Oceanos Azuis e Vermelhos sempre coexistiram. Estas teorias apresentadas buscam apenas sistematizar a busca por esses Oceanos Azuis, assim como as diversas teorias de atuação em Oceanos Vermelhos.

9 Conclusões A criação de oceanos azuis não se correlaciona necessariamente com inovações tecnológicas. A criação de Oceanos Azuis pode determinar o crescimento e lucratividade ou a queda de empresas, caso a concorrência explore primeiro um oceano azul.


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