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Criando estratégias diferenciadas e novos mercados.

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Apresentação em tema: "Criando estratégias diferenciadas e novos mercados."— Transcrição da apresentação:

1 Criando estratégias diferenciadas e novos mercados

2 Apresentação Anderson L. S. Moreira 2

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4 Motivação 4

5 Dois mundos... 5

6 Oceano Vermelho 6 Concorrência Ferroz Comoditização Demanda estacionada Diminuição de Lucros Regras setoriais bem- definidas

7 Oceano Azul 7 Mercado Inexplorado Alta Lucratividade Demanda em ascensão Expansão das Fronteiras Setoriais Inovação com Valor

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9 Inovação de Valor Ao invés de focar em destruir a concorrência, torne-a irrelevante, oferecendo um salto de valor e criando uma nova demanda de Mercado. 9

10 Trade-off Valor-Custo Empresas que buscam o Oceano Azul buscam aumento de valor oferecido e baixos custos simultaneamente. 10 Valor para o comprador Custos Inovação de Valor

11 11 Artistas famosos Uso de Animais Concorrentes Aumento de Custos Diminuição de público Espetáculos Temáticos Novo público Diminuição de Custos Melhor infra- estrutura

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13 Características de uma boa estratégia Foco Singularidade Mensagem Consistente 13

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15 Ferramentas e Modelos Matriz de Avaliação de Valor Modelo das 4 Ações Modelo das 6 Fronteiras Vá além da demanda existente! Teste a sua Estratégia Acerte a Seqüência Estratégica 15

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17 Matriz de Avaliação de Valor Captar a situação atual de mercado: Concorrentes; Valores observados pelos clientes; Fronteiras de mercado; Mapeamento de sua empresa, frente aos concorrentes Vários atributos 17

18 Smaller Regional Circus Ringling Brothers (não é o da MTV) alto Valor oferecido baixo Preço Diversão e humor Picadeiro único Descontos para grupos Múltiplos picadeirosVibração e perigo Shows com animais Astros circenses Temas Ambiente refinado para espectadores Várias produções Músicas e danças artísticas Cirque du Soleil Matriz de Avaliação de Valor do Cirque Du Soleil

19 Concentre-se no Panorama Geral! Utilizando estímulos visuais: 19 Despertar Visual Exploração Visual Feira de Estratégia Visual Comunicação Visual

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21 Modelo das 4 ações 21

22 Voltando ao Cirque Du Soleil EliminarElevar Astros circenses Espetáculos com Animais Descontos para grupos Vários picadeiros Picadeiro único ReduzirCriar Diversão e Humor Vibração e Perigo Tema Ambiente refinado Várias produções Músicas e danças artísticas

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24 Modelo das 6 Fronteiras 24 Setores Alternativos Grupos Estratégicos Setoriais Cadeia de Compradores Oferta de Complementares Apelo funcional e emocional dos compradores Tempo Ex.: Cinema X Restaurantes Ex.: Carros Populares X Carros de Luxo O que desejam compradores, usuários e influenciadores? Ex.: Estacionamento e Cinemas. Ex.: Como a Starbucks mudou a forma de vender café. Ex.: iTunes, solução pós-cd e pós-napster.

25 25 Oceano VermelhoOceano Azul IndústriaFoca em competir com rivaisObserva setores alternativos. Grupos Estratégicos Foca em competir com grupos estratégicos do seu setor. Observa grupos estratégicos alternativos do seu setor. Grupos de Compradores Foco em melhor servir um grupo de compradores. Redefine o grupos de compradores do setor. Escopo de produto e serviço oferecidos Foca em oferecer o máximo de valor, dentro das fronteiras do mercado. Observa produtos e serviços complementares. Orientação funcional e emocional Foca em melhorar a relação preço-performance, dentro da orientação funcional e emocional do setor. Reavalia a orientação funcional e emocional do setor. Tempo Foca na adaptação a tendências, assim que elas ocorrem. Participa da formação de tendências.

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27 Vá além da demanda existente! Duas práticas convencionais devem ser questionadas: Foco nos clientes existentes. Impulso por segmentação mais refinada, a fim de acomodar diferenças entre compradores. Foque então: Nos não-clientes Nos pontos comuns, e não nas diferenças Evite Segmentações! 27

28 Tipos de Não-clientes 28 Quase-convertidos Refratários Inexplorados

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30 30 Sua idéia de negócios gera utilidade excepcional para o comprador? Utilidade para o comprador O seu preço é facilmente acessível para a massa de compradores? Preço Você é capaz de cumprir sua meta de custo para lucrar ao preço estratégico? Custo Quais são as barreiras na adoração para que você realize sua idéia de negócios? Utilidade para o comprador Seqüência Estratégica Sim Não Repense Estratégia do Oceano Azul Comercialmente Viável Sim

31 Sustentabilidade e renovação da estratégia do Oceano Azul 31

32 Barreiras à imitação de Estratégias do Oceano Azul 32 A inovação de Valor não faz sentido à lógica convencional das empresas. Estratégias do Oceano Azul podem entrar em conflito com a imagem da empresa. Monopólio Natural: Muitas vezes o mercado não comporta concorrentes. Vantagens nos custos de pioneiros desestimulam possíveis concorrentes. Patentes e licenças bloqueiam a concorrência. Facilidade e Credibilidade desestimulam clientes a procurar imitadores. Imitação pode trazer mudanças políticas, culturais e operacionais numa empresa. Empresas que inovam em valor, criam uma gama de clientes leais.

33 Quando mais uma vez inovar em valor? Imitadores sempre existirão! Monitore suas curvas de valor: Quando as suas estiverem próximas das curvas dos concorrentes é a hora de inovar mais uma vez! Enquanto isso não ocorrer, aproveite a lucratividade e se mantenha em expansão. 33

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35 Conclusões Não existe setor sempre excelente, assim como não existe empresas sempre excelentes. Tanto empresas veteranas quanto as estreantes criam oceanos azuis. Oceanos Azuis e Vermelhos sempre coexistiram. Estas teorias apresentadas buscam apenas sistematizar a busca por esses Oceanos Azuis, assim como as diversas teorias de atuação em Oceanos Vermelhos. 35

36 Conclusões A criação de oceanos azuis não se correlaciona necessariamente com inovações tecnológicas. A criação de Oceanos Azuis pode determinar o crescimento e lucratividade ou a queda de empresas, caso a concorrência explore primeiro um oceano azul. 36

37 Exercício Sugerido 1. Identifiquem os valores mais relevantes oferecidos pelo setor em que seus produtos serão inseridos. 2. Construam uma Matriz de Avaliação de Valor, mapeando sua empresa e seus principais concorrentes, baseado nos valores observados. 3. Em seguida, utilizem o modelo das 4 ações para criar uma matriz para sua empresa com os valores que podem ser eliminados, reduzidos, criados ou elevados. 37

38 Criando estratégias diferenciadas e novos mercados

39 Baseado no livro A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro, Elsevier Editora,


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