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Módulo 4 - Formulação da Estratégia Módulo 4.5 - Estratégia do Oceano Azul Prof. Msc Wilter Furtado - 2011.

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1 Módulo 4 - Formulação da Estratégia Módulo Estratégia do Oceano Azul Prof. Msc Wilter Furtado

2 Base Teórica Baseado no Livro – Estratégia do Oceano Azul Autores: W. Chan Kim e Renée Mauborgne, Apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho).

3 Oceano vermelho x Oceano azul Oceano VermelhoOceano Azul Competir nos espaços já existentesCriar espaços em mercados inexplorados Vencer os concorrentesObjetiva tornar a concorrência irrelevante Aproveitar a demanda existenteCriar e capturar nova demanda Exercer o trade-off valor- custoRomper o trade-off valor- custo Alinhar todo sistema de atividades da empresa com sua escolha estratégica de diferenciação ou baixo custo Alinhar todo sistema de atividades da empresa em busca ao mesmo tempo da diferenciação e baixo custo

4 1.Descobrir novas forma de realizar negócios 2.Atender necessidades 3.Novos mercados 4.Novos produtos Quebra de Paradigmas

5 O Oceano Vermelho 1.Concorrência acirrada 2.Comoditização 3.Demanda estacionada 4.Diminuição de lucros 5.Regras setoriais bem-definidas

6 O Oceano Azul 1.Mercado inexplorado 2.Alta lucratividade 3.Demanda em ascensão 4.Expansão das fronteiras setoriais 5.Inovação com valor - Ao invés de focar em destruir a concorrência, torne-a irrelevante, oferecendo um salto de valor e criando uma nova demanda de mercado.

7 Inovação de valor 1.Atendimento de necessidades não satisfeitas de forma inovadora – através do estudo de mercado e das tendências sociais é possível localizar nichos de mercado que não estão sendo atendidos de forma satisfatória Mercado inexplorado 2.Criação de uma grande demanda, suficiente para a inauguração de um novo mercado – 3.Viabilidade financeira da inovação – finalmente a inovação de valor precisa ser lucrativa o suficiente para permitir um grande crescimento da empresa, mas também viável para que os consumidores possam utilizá-las como uma demanda sustentável

8 Os Passos da Estratégica 1.Analisar suas competências 2.Visualizar o mercado 3.Montar sua estratégia 4.Comunicar este plano ao mercado

9 Características da boa Estratégia do Oceano Azul 1.Foco 2.Singularidade 3.Mensagem Consistente


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