A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Empreendedorismo: Construindo o conceito. Aula 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Empreendedorismo: Construindo o conceito. Aula 2."— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo: Construindo o conceito. Aula 2

2 Jornal O Globo Caderno Boa Chance Domingo, 23 de março de 2008 EMPREENDEDORISMO: s.m. Ação própria de quem desenvolve um negócio, inovador ou não, que, geralmente implica algum risco (att: sentido que o Boa Chance apreende do uso corrente). EMPREENDEDORISMO: s.m. Ação própria de quem desenvolve um negócio, inovador ou não, que, geralmente implica algum risco (att: sentido que o Boa Chance apreende do uso corrente). A palavra, que aparece nos jornais brasileiros ao menos desde dezembro de 1997, finalmente vai ganhar espaço nos dicionários: as editoras do Novo Dicionário Aurélio e do Houaiss informam que decidiram incorporar o verbete às novas edições, ambas em fase de produção e previstas para sair em 2010.

3 Jornal O Globo Caderno Boa Chance Domingo, 23 de março de 2008 Normalmente um novo vocábulo leva cinco anos para ser dicionarizado. Aqui, serão quase 15 anos, apesar de o empreendedorismo ter caído na boca do povo há algum tempo: são 15 milhões de pessoas que fizeram investimentos no total de R$ 140 milhões. Normalmente um novo vocábulo leva cinco anos para ser dicionarizado. Aqui, serão quase 15 anos, apesar de o empreendedorismo ter caído na boca do povo há algum tempo: são 15 milhões de pessoas que fizeram investimentos no total de R$ 140 milhões. Apesar da origem latina, a palavra é tradução direta do inglês entrepreneurship e, curiosamente, deriva de outra derivada (empreender empreendedor). Apesar da origem latina, a palavra é tradução direta do inglês entrepreneurship e, curiosamente, deriva de outra derivada (empreender empreendedor).

4 Jornal O Globo Caderno Boa Chance Domingo, 23 de março de 2008 Sua aceitação oficial não poderia ter vindo em melhor momento: o Brasil vai sediar, em novembro, a Semana Global do Empreendedorismo, que este ano espera reunir, em 50 países, milhares de pessoas resolvidas a transformar oportunidades em grandes negócios. ( Léa Cristina )

5 Conceitos: Jean-Baptiste Say (1827) – Empreendedor é aquele que inova e promove mudanças. Jean-Baptiste Say (1827) – Empreendedor é aquele que inova e promove mudanças. J.A. Timmons (1994) – Empreendedor é alguém capaz de identificar, agarrar e aproveitar oportunidades, buscando e gerenciando recursos para transformar a oportunidade em negócio de sucesso. J.A. Timmons (1994) – Empreendedor é alguém capaz de identificar, agarrar e aproveitar oportunidades, buscando e gerenciando recursos para transformar a oportunidade em negócio de sucesso. Louis Jacques Filion (1991) – Empreendedor imagina, desenvolve e realiza visões. Louis Jacques Filion (1991) – Empreendedor imagina, desenvolve e realiza visões.

6 Correntes: Economistas: associam Empreendedorismo à inovação e desenvolvimento econômico. Economistas: associam Empreendedorismo à inovação e desenvolvimento econômico. Comportamentalistas: enfatizam aspectos atitudinais. Ex: criatividade e intuição. Comportamentalistas: enfatizam aspectos atitudinais. Ex: criatividade e intuição. Tendências pós-comportamentalistas: desenvolvimento singular, associado a cultura, metodologia e lógica de seu campo de estudo original. Tendências pós-comportamentalistas: desenvolvimento singular, associado a cultura, metodologia e lógica de seu campo de estudo original.

7 Conceito da Pedagogia Empreendedora: Fernando Dolabela - principal teórico brasileiro do empreendedorismo – 9 livros publicados – evoluiu em seu pensamento de uma visão mais comportamentalista para uma abordagem cognitiva de política, visão e significado. Fernando Dolabela - principal teórico brasileiro do empreendedorismo – 9 livros publicados – evoluiu em seu pensamento de uma visão mais comportamentalista para uma abordagem cognitiva de política, visão e significado. É empreendedor, em qualquer área, alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade. Fernando Dolabela (2003) É empreendedor, em qualquer área, alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade. Fernando Dolabela (2003)

8 Ser empreendedor não é uma nova profissão, mas a busca de um novo significado para a vida e a carreira profissional. Significa disponibilizar ferramentas para que o sujeito seja livre e autor da sua própria vida e história.

9 São empreendedores: Os empregados capazes de inovar e agregar valor à instituição; Os empregados capazes de inovar e agregar valor à instituição; Os voluntários que com imaginação e ousadia, geram melhorias a partir de recursos escassos; Os voluntários que com imaginação e ousadia, geram melhorias a partir de recursos escassos; Os governantes, que apesar dos obstáculos institucionais, proporcionam crescimento social; Os governantes, que apesar dos obstáculos institucionais, proporcionam crescimento social; Os trabalhadores da economia informal que identificam oportunidades de atuação, etc.... Os trabalhadores da economia informal que identificam oportunidades de atuação, etc....

10 É empreendedor todo aquele que: Tem iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização; Tem iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização; Tem perseverança e tenacidade para vencer obstáculos; Tem perseverança e tenacidade para vencer obstáculos; Aprende com os próprios erros e não teme os riscos; Aprende com os próprios erros e não teme os riscos; Sabe fixar metas e alcançá-las; Sabe fixar metas e alcançá-las; Luta contra padrões impostos e sabe diferenciar-se; Luta contra padrões impostos e sabe diferenciar-se; Descobre nichos e oportunidades; Descobre nichos e oportunidades; Sabe buscar e utilizar recursos; Sabe buscar e utilizar recursos; Cultiva a imaginação e transforma seus pensamentos em ações; Cultiva a imaginação e transforma seus pensamentos em ações; Sabe se relacionar com as pessoas ( liderança e network), etc.... Sabe se relacionar com as pessoas ( liderança e network), etc....

11 DESAFIO GARANHÃO EMPREENDEDOR O cenário - A BARONETTI O cenário - A BARONETTI Objetivo: Desenvolver uma estratégia de oceano azul para conquistar o coração da Boa da noite. Objetivo: Desenvolver uma estratégia de oceano azul para conquistar o coração da Boa da noite. 4 competidores da espécie masculina 4 competidores da espécie masculina 1 menina – A Boa da Noite 1 menina – A Boa da Noite 1 menina – A amiga boazinha e encalhada 1 menina – A amiga boazinha e encalhada 2 meninas – As amigas invejosas 2 meninas – As amigas invejosas 2 meninos – Os lisos 2 meninos – Os lisos

12 REGRAS DO JOGO Cada competidor terá uma equipe de consultores Cada competidor terá uma equipe de consultores 15 min. para a elaboração da estratégia. 15 min. para a elaboração da estratégia. 5 min. para tentar conquistar a Boa, executando a estratégia. 5 min. para tentar conquistar a Boa, executando a estratégia. O Juri: os lisos, as invejosas e a encalhada O Juri: os lisos, as invejosas e a encalhada Prêmio : selo de qualidade garanhão empreendedor Prêmio : selo de qualidade garanhão empreendedor

13 AS ARMAS Qualquer roupa ou adereço dos membros da equipe consultora Qualquer roupa ou adereço dos membros da equipe consultora Qualquer objeto em sala, desde que simule objetos ou espaços existentes na Baronetti Qualquer objeto em sala, desde que simule objetos ou espaços existentes na Baronetti Os CDs que o DJ dispõe naquela noite Os CDs que o DJ dispõe naquela noite

14 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A performance do aluno competidor será avaliada com base nas características que diferenciam uma estratégia de oceano azul de uma estratégia de oceano vermelho. A performance do aluno competidor será avaliada com base nas características que diferenciam uma estratégia de oceano azul de uma estratégia de oceano vermelho. A Comissão Julgadora terá 5 minutos para deliberar e decidir. A Comissão Julgadora terá 5 minutos para deliberar e decidir.

15 Oceano Azul x Oceano Vermelho Criar espaços de mercado inexplorados Competir nos espaços de mercado existentes Tornar a concorrência irrelevante Vencer os concorrentes Criar e capturar a nova demanda Aproveitar a demanda existente Romper o trade-off valor- custo Exercer o trade-off valor- custo Alinhar todo o sistema de atividades da empresa em busca da diferenciação e baixo custo Alinhar todo o sistema de atividades da empresa com sua escolha estratégica de diferenciação ou baixo custo


Carregar ppt "Empreendedorismo: Construindo o conceito. Aula 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google