A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Professor Ricardo do Rego.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Professor Ricardo do Rego."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Professor Ricardo do Rego

2 Planejamento Estratégico OBJETIVOS Aplicar conceitos e técnicas de planejamento para formulação e implementação de Planejamento Estratégico em organizações.

3 Planejamento Estratégico METODOLOGIA AULAS EXPOSITIVAS LEITURA E DISCUSSÃO DE ARTIGOS TRABALHOS INDIVIDUAIS E EM GRUPO VÍDEOS VIVÊNCIAS E TROCA DE EXPERIÊNCIAS ÊNFASE NO CONTEXTO EMPRESARIAL FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA EM GRUPO

4 Planejamento Estratégico AVALIAÇÃO Trabalhos em grupo e apresentação % Freqüência, participação e postura %

5 Tema para trabalho em grupo FRIEDMAN, Thomas L. FRIEDMAN, Thomas L. O Mundo é Plano Rio de Janeiro: Objetiva, 2007 Relata as grandes mudanças que estão acontecendo no mundo contemporâneo, à medida que os avanços das tecnologias e da comunicação conectam as pessoas como nunca antes – criando uma explosão de riqueza na Índia e na China e desafiando o resto do mundo a correr para não perder terreno. Relata as grandes mudanças que estão acontecendo no mundo contemporâneo, à medida que os avanços das tecnologias e da comunicação conectam as pessoas como nunca antes – criando uma explosão de riqueza na Índia e na China e desafiando o resto do mundo a correr para não perder terreno.

6 Tema para trabalho em grupo MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph Safari de estratégia Porto Alegre : Bookman, 2000 Em um texto brilhante, Henry Mintzberg, um dos mais importantes estrategistas da administração moderna, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel apresentam uma visão critica das contribuições e limitações das dez principais escolas do planejamento estrategico. Guia fundamental para todos os profissionais que se sentem desnorteados pela quantidade de informações e modismos que cercam o tema Em um texto brilhante, Henry Mintzberg, um dos mais importantes estrategistas da administração moderna, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel apresentam uma visão critica das contribuições e limitações das dez principais escolas do planejamento estrategico. Guia fundamental para todos os profissionais que se sentem desnorteados pela quantidade de informações e modismos que cercam o tema

7 Tema para trabalho em grupo PORTER, Michael PORTER, Michael Estratégia Competitiva Rio de Janeiro : Campus, 1991 Este livro é considerado um clássico sobre estratégia competitiva e leitura obrigatória em grandes escolas de administração. Apresenta uma metodologia abrangente de técnicas para análise da estrutura de um setor industrial e de sua concorrência, e fornece instrumentos para que administradores e analistas antecipem e se preparem para oscilações súbitas e para mudanças na estrutura de segmentos econômicos. Ao mesmo tempo, sugere atitudes visando o aperfeiçoamento da posição de uma empresa através de estratégias competitivas comprovadas Este livro é considerado um clássico sobre estratégia competitiva e leitura obrigatória em grandes escolas de administração. Apresenta uma metodologia abrangente de técnicas para análise da estrutura de um setor industrial e de sua concorrência, e fornece instrumentos para que administradores e analistas antecipem e se preparem para oscilações súbitas e para mudanças na estrutura de segmentos econômicos. Ao mesmo tempo, sugere atitudes visando o aperfeiçoamento da posição de uma empresa através de estratégias competitivas comprovadas PORTER, Michael PORTER, Michael Estratégia Competitiva Rio de Janeiro : Campus, 1991 Este livro é considerado um clássico sobre estratégia competitiva e leitura obrigatória em grandes escolas de administração. Apresenta uma metodologia abrangente de técnicas para análise da estrutura de um setor industrial e de sua concorrência, e fornece instrumentos para que administradores e analistas antecipem e se preparem para oscilações súbitas e para mudanças na estrutura de segmentos econômicos. Ao mesmo tempo, sugere atitudes visando o aperfeiçoamento da posição de uma empresa através de estratégias competitivas comprovadas Este livro é considerado um clássico sobre estratégia competitiva e leitura obrigatória em grandes escolas de administração. Apresenta uma metodologia abrangente de técnicas para análise da estrutura de um setor industrial e de sua concorrência, e fornece instrumentos para que administradores e analistas antecipem e se preparem para oscilações súbitas e para mudanças na estrutura de segmentos econômicos. Ao mesmo tempo, sugere atitudes visando o aperfeiçoamento da posição de uma empresa através de estratégias competitivas comprovadas

8 Tema para trabalho em grupo PORTER, Michael PORTER, Michael Vantagem Competitiva Rio de Janeiro : Campus, 1990 Outro clássico sobre estratégia competitiva e leitura obrigatória em grandes escolas de administração. Vantagem Competitiva começa onde Estratégia Competitiva termina. Vai além da análise competitiva para mostrar exatamente como uma estratégia competitiva pode ser selecionada e implementada. Outro clássico sobre estratégia competitiva e leitura obrigatória em grandes escolas de administração. Vantagem Competitiva começa onde Estratégia Competitiva termina. Vai além da análise competitiva para mostrar exatamente como uma estratégia competitiva pode ser selecionada e implementada.

9 Tema para trabalho em grupo CLAUSEWITZ, Carl Von; CLAUSEWITZ, Carl Von; Da Guerra Da Guerra São Paulo: Martins Fontes, 2000 Clausewitz apresenta o seu tratado de arte militar publicado em , após sua morte. Fervoroso defensor da concepção que colocava os valores morais bem acima das forças materiais, para ele, os meios materiais têm sua importância durante um conflito armado, mas não são decisivos porque a guerra não pode ser considerada como um episódio isolado na história, uma vez que está estreitamente ligada à consciência do povo.

10 Tema para trabalho em grupo HAMELL, Gary; PRAHALAD, C. K. HAMELL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: Estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã Rio de Janeiro : Campus, 1995 Considerado o melhor livro de negócios de 1994 pela Business Week, apresenta um notável painel sobre o que a empresa deve fazer hoje se quiser ocupar uma posição de liderança no futuro. É tanto um manual para empreendedores quanto um guia para a criação dos mercados de amanhã. Os autores, nesta nova abordagem à estratégia, desafiam os executivos a desenvolver a capacidade de previsão do setor, a definir uma intenção estratégica, a alavancar recursos e a revitalizar o processo da criação de novos negócios Considerado o melhor livro de negócios de 1994 pela Business Week, apresenta um notável painel sobre o que a empresa deve fazer hoje se quiser ocupar uma posição de liderança no futuro. É tanto um manual para empreendedores quanto um guia para a criação dos mercados de amanhã. Os autores, nesta nova abordagem à estratégia, desafiam os executivos a desenvolver a capacidade de previsão do setor, a definir uma intenção estratégica, a alavancar recursos e a revitalizar o processo da criação de novos negócios

11 Tema para trabalho em grupo GAJ, Luis GAJ, Luis O estrategista: Do pensamento a ação estratégica na organização São Paulo : Makron, 2002 Este livro é destinado a todos os interessados no futuro das organizações e que desejam aprofundar seus conhecimentos em torno do tema de como detectar as necessidades de suas organizações e onde focalizar os esforços. Em outras palavras, o que precisa ser relevado e como atuar como estrategista. Luis Gaj transmite a experiência adquirida em consultorias a grandes e pequenas empresas e contribui para o desenvolvimento profissional das novas gerações de executivos. São apresentados diversos casos de empresas bem-sucedidas assim como das que fracassaram, para que o leitor saiba como agir e o que evitar. Este livro é destinado a todos os interessados no futuro das organizações e que desejam aprofundar seus conhecimentos em torno do tema de como detectar as necessidades de suas organizações e onde focalizar os esforços. Em outras palavras, o que precisa ser relevado e como atuar como estrategista. Luis Gaj transmite a experiência adquirida em consultorias a grandes e pequenas empresas e contribui para o desenvolvimento profissional das novas gerações de executivos. São apresentados diversos casos de empresas bem-sucedidas assim como das que fracassaram, para que o leitor saiba como agir e o que evitar.

12 Tema para trabalho em grupo ANSOFF, Igor ANSOFF, Igor A nova estratégia empresarial São Paulo : Makron Books, 2001 Mostra por que retornar aos princípios básicos não é a resposta aos problemas do crescimento lento, lucratividade decrescente e perda de participação no mercado. Argumenta que as organizações precisam desen- volver impulsos empresariais renovados e transformar suas posturas estratégicas para se manter competitiva. Sumário: Um Modelo de Tomada de Decisões Estratégicas, Objetivos, Conceito de Estratégia, Análise de Competitividade, Aplicações da Estratégia, Implementação da Estratégia, Resistência à Mudança, Visão Geral do Comportamento Estratégico. H. IGOR ANSOFF é reconhecido internacionalmente como a maior autoridade em administração e planejamento estratégicos Mostra por que retornar aos princípios básicos não é a resposta aos problemas do crescimento lento, lucratividade decrescente e perda de participação no mercado. Argumenta que as organizações precisam desen- volver impulsos empresariais renovados e transformar suas posturas estratégicas para se manter competitiva. Sumário: Um Modelo de Tomada de Decisões Estratégicas, Objetivos, Conceito de Estratégia, Análise de Competitividade, Aplicações da Estratégia, Implementação da Estratégia, Resistência à Mudança, Visão Geral do Comportamento Estratégico. H. IGOR ANSOFF é reconhecido internacionalmente como a maior autoridade em administração e planejamento estratégicos

13 Tema para trabalho em grupo CERTO, Samuel; PETER, J. Paul CERTO, Samuel; PETER, J. Paul Administração estratégica: planejamento e implantação da Estratégia São Paulo : Makron Books, 1993 Dá grande ênfase ao aspecto processo da administração estratégica. Entendendo-se por processo: um conjunto de etapas de planejamento e implantação de estratégias que uma organização que pretende se orientar pela Administração Estratégica deve cumprir para se organizar, a fim de alcançar de forma mais efetiva seus objetivos. Dá grande ênfase ao aspecto processo da administração estratégica. Entendendo-se por processo: um conjunto de etapas de planejamento e implantação de estratégias que uma organização que pretende se orientar pela Administração Estratégica deve cumprir para se organizar, a fim de alcançar de forma mais efetiva seus objetivos.

14 Tema para trabalho em grupo Kim, W. Chan; Mauborgne, Renée Kim, W. Chan; Mauborgne, Renée A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL São Paulo : Campus, Apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia. Apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia.


Carregar ppt "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Professor Ricardo do Rego."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google