A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JOSÉ MINDLIN Paixão pelo livro e pela biblioteca.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JOSÉ MINDLIN Paixão pelo livro e pela biblioteca."— Transcrição da apresentação:

1

2 JOSÉ MINDLIN Paixão pelo livro e pela biblioteca

3 José Ephim Mindlin (São Paulo, 8 de setembro de 1914) é um advogado, empresário e bibliófilo brasileiro. Filho do dentista Ephim Mindlin e de Fanny Mindlin, judeus nascidos em Odessa, formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Advogou por alguns anos, atividade que deixou para fundar a empresa Metal Leve, que mais tarde se tornou uma potência nacional no setor de peças para automóveis.

4 Após sua aposentadoria do mundo empresarial, Mindlin pôde dedicar-se integralmente a uma paixão que tem desde os treze anos de idade: colecionar livros raros. Em 20 de junho de 2006 Mindlin foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras.

5

6

7 — A leitura é o interesse central da minha vida. Eu tinha 15 anos quando descobri que os livreiros da Praça da Sé praticamente não se falavam. Andando por lá, percebi que um livro de cinco mil réis num sebo era vendido por 50 mil réis em outro. E vice- versa. Pois bem, comprava um de cinco mil réis numa livraria, vendia por 50 na outra, mas, em vez de dinheiro, pegava créditos e trocava em livros. Fiz isso por uns dois anos, até que descobriram — José Mindlin

8 O Mindlin tem um zelo pela memória dos livros impressionante. Ele não cuida apenas de seus exemplares. Ele cuida da compreensão e da história de cada volume. Cada livro que é incorporado à sua biblioteca não é apenas mais um livro. Ele faz uma análise crítica, pelo ponto de vista da edição e do trabalho histórico. Marcos Vinicios Vilaça

9 OBRAS PUBLICADAS

10 Uma Vida Entre Livros Reencontro com o Tempo, Memórias Esparsas de Uma Biblioteca Destaques da Biblioteca Indisciplinada de Guita e José Mindlin.

11 "Gostaria de viver 300 anos, o que me permitiria ler de 25 a 30 mil livros.”

12 HOMENAGEM ESPECIAL 16º COLE


Carregar ppt "JOSÉ MINDLIN Paixão pelo livro e pela biblioteca."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google