A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

-Grandes obras- “Amados Gatos” de José Jorge Letria

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "-Grandes obras- “Amados Gatos” de José Jorge Letria"— Transcrição da apresentação:

1

2 -Grandes obras- “Amados Gatos” de José Jorge Letria
Trabalho realizado no âmbito do Plano de Desenvolvimento em articulação com o Plano Nacional de Leitura

3 Estrutura O meu trabalho é estruturado nos seguintes títulos:
- a minha selecção - leitura expressiva - biografia de ambos os autores - a minha opinião - conclusão - webgrafia/bibliografia

4 A minha selecção Este livro continha várias obras literárias de um universo de autores. Eu gostei de imensos, mas acabei por apreciar mais o conto “A Gata de Michel de Montaigne“, cujo autor é do século XVI.

5 Leitura expressiva Livro “Amados Gatos“ de José Jorge Letria…
Conto “A Gata de Michel de Montaigne”…

6 Os génios O conto que escolhi é “A Gata de Michel de Montaigne”.
O livro “Amados Gatos“ foi escrito por José Jorge Letria.

7 Michel de Montaigne Michel Eyquem de Montaigne nasceu a 28 de Fevereiro de 1533 e faleceu a 13 de Setembro de 1592. Na sua fantástica vida, Montaigne foi escritor e ensaísta francês.

8 Michel de Montaigne Na sua obra “Ensaios“ (e nas suas obras todas) analisou as instituições, as opiniões e os costumes, tomando a generalidade da humanidade como objecto de estudo.

9 Michel de Montaigne A obra “Ensaios” compreende três volumes. Esta obra é um auto-retrato de um homem, mais do que o auto-retrato do filósofo. Montaigne apresenta-se ao público em toda a sua complexidade.

10 José Jorge Letria José Jorge Alves Letria, natural de Cascais, nasceu a 8 de Junho de Como jornalista, trabalhou nos mais importantes e conceituados jornais portugueses e como escritor apresenta uma vasta obra literária. Durante o seu percurso universitário, estudou Direito e História, mais especificamente, História de Arte.

11 José Jorge Letria Ao longo dos anos, a sua obra literária tem sido premiada nacional e internacionalmente. Actualmente, exerce o cargo de vice-presidente na Sociedade Portuguesa de Autores.

12 A minha opinião Eu escolhi, para a minha interpretação, o livro e o conto. Vou falar-vos da minha opinião e da intimidade de ambos.

13 “A Gata de Michel de Montaigne”
Este conto, inserido no livro Amados Gatos de José Jorge Letria, tem elementos de ligação entre o Gato e o Homem fascinantes. Com esta leitura pude apreciar a interacção que é possível acontecer entre um animal e o seu dono. Só conseguiremos descobrir o seu verdadeiro significado após uma leitura atenta e cuidada.

14 “Amados Gatos” Para mim, o livro Amados Gatos foi e é um livro que me abriu os olhos para a rebeldia, a liberdade, a independência dos gatos. Sinceramente, nunca pensei que tantas personagens ligadas à intelectualidade e à cultura (Alexandre O’neill, Marylin Monroe, Anne Frank, Jacopo Bassano…) tivessem em comum um mesmo sentimento: a paixão pelos gatos.

15 Conclusão Gostei imenso de ler este livro.
Aconselho que todos o leiam e o compreendam.

16 Bibliografia LETRIA, José Jorge, Amados Gatos, Cruz Quebrada, Oficina do livro, 2005

17 Webgrafia http://pt.wikipedia.org/wiki/Michel_Eyquem_de_Montaigne
(A informação foi obtida no dia 22 de Maio de 2008).

18 Trabalho realizado por:
Autoria Trabalho realizado por: André Meneses, 7ºA, nº 4 Valadares, 26 de Maio de 2008

19


Carregar ppt "-Grandes obras- “Amados Gatos” de José Jorge Letria"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google