A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARQUE TECNOLÓGICO DO CARIRI. Perfil Sócio-Econômico da Região A região do Cariri é formada por municípios do sul do Ceará, conforme visualizado no mapa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARQUE TECNOLÓGICO DO CARIRI. Perfil Sócio-Econômico da Região A região do Cariri é formada por municípios do sul do Ceará, conforme visualizado no mapa."— Transcrição da apresentação:

1 PARQUE TECNOLÓGICO DO CARIRI

2 Perfil Sócio-Econômico da Região A região do Cariri é formada por municípios do sul do Ceará, conforme visualizado no mapa abaixo Dentro do Estado do Ceará os municípios que compõe esta micro região contam com uma população de habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2012.

3 Perfil Socioeconômico da Região O município do Crato é o maior em área, com 1.176km² e o o que tem o maior IDH da região. O potencial econômico da região do Cariri para o Ceará pode ser medido pelo crescimento do seu Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos anos. EVOLUÇÃO DO PIB DA REGIÃO DO CARIRI ANO 2000 (R$ 1.000) ANO 2009 (R$ 1.000) GLOBAL PERCAPITA Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)/ Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE

4 Perfil Sócio-Econômico da Região Outro fator importante para uma avaliação do crescimento do potencial econômico da região nos últimos anos é o crescimento de empregos formais, assim como o crescimento de empregos na indústria, conforme pode ser avaliado na tabela abaixo CARIRI - EVOLUÇÃO DO EMPREGO E RENDA ANO 2005 ANO 2011 Total das atividades econômicas Emprego na Indústria Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) – RAIS

5 Perfil Socioeconômico da Região Os municípios integrantes da área metropolitana do Cariri, contam com potencial para desencadear mudanças significativas no seu perfil econômico. O polo industrial do Cariri tem como destaque o fato de ser o maior polo calçadista do Norte/Nordeste e terceiro do país, ficando atrás apenas de Franca (SP) e Novo Hamburgo (RS). Indústrias das áreas têxtil, metalúrgica e construção civil também se destacam e têm grande potencial de crescimento. É importante destacar também o grande potencial econômico da Floresta Nacional do Araripe (FLONA), cuja biodiversidade é uma fonte inesgotável de produtos de grande importância para as indústrias farmacêuticas, cosméticos e de alimentos. Somente com a exploração da Fava Dánta, de cujos frutos são produzidos Rutina e Quercetina, as cerca de 500 ton/ano de fava desta espécie, rende para a multinacional que adquire a mesma uma renda anual de cerca de U$ ,00, com a venda dos produtos finais. Investimentos de empresas privadas, do governo estadual e das obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal estão movimentando em torno de 500 milhões de dólares a economia local. Apenas os setores calçadista e de confecções empregam diretamente mais de pessoas. A região é o segundo polo econômico do Estado, ficando atrás apenas de Fortaleza, segundo levantamento do Instituto de Desenvolvimento Industrial (INDI) da FIEC.

6 Principais Setores a serem trabalhados no Parque Tecnológico Os principais setores a serem trabalhados no CARIRI-TEC, conforme Plano de Desenvolvimento da Região e as vocações locais, serão: Indústrias de transformação voltadas para biodiversidade da Floresta Nacional do Araripe, tais como: 1. Empresas direcionadas para a cadeia de produção de fármacos e suplementos oriundos da Fava Dánta. 2. Empresas direcionadas para a cadeia de produção de fitoterápicos oriundos da biodiversidade da região. 3. Empresas direcionadas para a cadeia de produção de calçados. 4. Empresas direcionadas para a cadeia de mineração 5. Empresas direcionadas para a cadeia de ourivesaria 6. Outros setores que demonstrem interesse.

7 AÇÕES REALIZADAS E PARCEIROS Criou, com a aprovação da Camara de Vereadores, através de Lei Municipal, o Parque Tecnológico do Cariri-Tec. Cedeu área de 30 hectares de sua propriedade, no bairro de Grangeiro no Crato-CE. Referida área conta com energia trifásica, fonte de água e estradas de acesso, estando pronta e disponível para instalação do Parque. Nomeou uma comissão de implantação composta de 8 membros, sendo 5 da PMF, 2 do Padetec e 1 da Universidade Regional do Cariri (URCA). Assinou convenio com o Parque de Desenvolvimento Tecnológico – PADETEC, para que esta Instituição coordene, com sua experiência no setor, a implantação do CARIRI-TEC. O Parque de Desenvolvimento Tecnológico, Instituição parceira, já assinou convenio de cooperação com a Prefeitura Municipal do Crato e coordenará toda a implantação do Parque Tecnológico do Cariri. Realizará a montagem do EVTE. A Universidade Regional do Cariri – URCA, irá ceder pessoal para apoiar a implantação do CARIRI-TEC. Assinou convenio com o Padetec A RIC – Rede de Incubadoras do Ceará vai apoiar o CARIRI-TEC na implantação da Incubadora do Parque e na cessão de consultores para o projeto do EVTE. A Prefeitura Municipal do Crato já assumiu compromissos irreversíveis para instalação do Parque Tecnológico do Cariri, com as seguintes ações:

8 Localização do Cariri-Tec Município do Crato Local a 5 km do centro da cidade do Crato A Prefeitura Municipal do Crato tem toda a documentação legal de posse da área, escritura registrada com o numero de matricula no Cartório do 2º. Oficio – Registro de Imóveis da Cidade do Crato-Ce.

9 Infraestrutura do Cariri-Tec O Parque Tecnológico do Cariri está sendo instalado em uma área de 30 hectares, localizada no sopé da Serra do Araripe, em uma área urbana de propriedade da Prefeitura do Município, com disponibilidade de Energia Eletrica, fonte de água e acesso por estradas asfaltadas O Parque deverá ter as seguintes instalações físicas: 1. Central Administrativa 2. Centro de P&D 3. Incubadora de empresas 4. Galpões Industriais

10 CARIRI-TEC EMPRESAS INICIAIS A SEREM INSTALADAS 1. Ancora: Prorutina - Produção de Rutina – Fava Dánta 2. Derivada: Bioflavonoides – derivados da Rutina. 3. Derivada: Empresa de fitofármacos 4. Derivada: Empresa de fitocosméticos

11 Apoio necessário Construções Civis: Obras de infraestrutura Central Administrativa Incubadora de empresas Apoio às empresas Isenções fiscais. Pessoal administrativo e técnico

12 IMPACTO REGIONAL O Parque Tecnológico Do Cariri, o primeiro a ser implantado no Ceará, permitirá a criação de uma mentalidade moderna na região, baseada na interação Universidade-Empresa, compatível com o desenvolvimento adequado para o novo milênio e que hoje está sendo referência para todas as regiões do mundo – a criação das indústrias baseadas no conhecimento. O CARIRI-TEC será um passo importante para disseminação de um novo modelo de desenvolvimento no Estado do Ceará a exemplo do que ocorre em outras regiões do País.


Carregar ppt "PARQUE TECNOLÓGICO DO CARIRI. Perfil Sócio-Econômico da Região A região do Cariri é formada por municípios do sul do Ceará, conforme visualizado no mapa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google