A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O município de São Roque foi fundado no dia 16 de agosto de 1657 pelo nobre capitão paulista PEDRO VAZ DE BARROS,conhecido como VAZ GUAÇU –O GRANDE. Ao.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O município de São Roque foi fundado no dia 16 de agosto de 1657 pelo nobre capitão paulista PEDRO VAZ DE BARROS,conhecido como VAZ GUAÇU –O GRANDE. Ao."— Transcrição da apresentação:

1

2 O município de São Roque foi fundado no dia 16 de agosto de 1657 pelo nobre capitão paulista PEDRO VAZ DE BARROS,conhecido como VAZ GUAÇU –O GRANDE. Ao instalar-se com a família e cerca de 1200 indígenas ao redor dos ribeirões Aracaí e Carambei, começou a cultivar trigo e uva. Em 1681,FERNÃO PAES DE BARROS irmão do fundador constrói a CASA GRANDE e a capela de SANTO ANTONIO. Nas incursões destes bandeirantes,os indígenas que o acompanhavam viram enorme elevação e deram-lhe o nome de “ SABOÓ” que em tupi guarani significa MORRO PELADO, devido á sua vegetação rasteira.Os indígenas também o chamavam de gigante adormecido.O morro do SABOÓ é uma elevação de quartzo que traz dificuldade para o crescimento de arvores de porte. É o mais conhecido acidente geográfico da região com cerca de 1000 m de altitude. Visitado por religiosos, alpinistas, eco-turistas, pilotos de asa delta e pára- glaiders

3 A origem do nome Saboó é Tupi e seu significado é Morro Pelado. Dizem que no lado leste do morro, corre um rio de águas potáveis e, é o lamento de uma índia Iaiâne que perdeu seu adorado pretendente Caiapã, numa tocaia atrás das árvores do morro. Depois deste acontecimento, ela muito triste e com raiva, arrancou todas as àrvores do local (daí a justificativa do nome). No local do lamento da índia Iaiãne, permanece ainda hoje,um “olho” de água potável. dizem que são suas lágrimas e do outro lado o rio, completamente seco; localiza-se o cemitério indígena onde seu noivo Caiapã descansa em paz.

4 Sempre na boca da noite, no mais absoluto Silêncio, de um lado o Morro do Saboó, repentinamente Cortava num sublime vôo dourado, a poderosa Donzela, Indo pousar no Morro de Araçariguama Voturuna, Seu vôo éra instantâneo, parecendo deixar um traço dourado no céu, em noite de imensa escuridão. Caso alguém falasse qualquer coisa, no momento em que ela passava,a luz dourada sumia, deixando todos atônicos com o Fenômeno. Nunca ninguém descobriu quando isto aconteceria. Conta-se ainda,que a Mãe de Ouro mora no Morro do Saboó e que lá ainda tem uma mina ( hoje desativada) do mais puro e genuíno ouro e quem tenta entrar nesta mina em busca de riqueza não retorna nunca mais.

5 Na represa do recanto das Acácias morreu a muito tempo atrás um menino de lindos olhos verdes. Lutando para sobreviver o garoto fez muito movimento na água, porém em vão. A morte foi certa e rápida. Conta-se que quando a represa fica agitada repentinamente, é o espírito sofredor do menino dos olhos verdes que reluta com a água para adquirir vida. Neste instante a tonalidade da água da represa adquire a cor dos olhos do garoto: verde intenso. Todas às vezes que alguém vai nadar nesta represa e, chega num determinado ponto, as águas tornam-se turbulentas, inexplicavelmente o corpo é sugado num redemoinho que só aparece naquele instante. Depois disso a represa fica completamente tranqüila e serena como o olhar do garoto.


Carregar ppt "O município de São Roque foi fundado no dia 16 de agosto de 1657 pelo nobre capitão paulista PEDRO VAZ DE BARROS,conhecido como VAZ GUAÇU –O GRANDE. Ao."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google