A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Morro do Saboó HISTÓRIA E LENDAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Morro do Saboó HISTÓRIA E LENDAS."— Transcrição da apresentação:

1 Morro do Saboó HISTÓRIA E LENDAS

2 HISTÓRIA DO MORRO DO SABOÓ
O município de São Roque foi fundado no dia 16 de agosto de 1657 pelo nobre capitão paulista PEDRO VAZ DE BARROS ,conhecido como VAZ GUAÇU –O GRANDE . Ao instalar-se com a família e cerca de 1200 indígenas ao redor dos ribeirões Aracaí e Carambei , começou a cultivar trigo e uva. Em 1681,FERNÃO PAES DE BARROS irmão do fundador constrói a CASA GRANDE e a capela de SANTO ANTONIO . Nas incursões destes bandeirantes ,os indígenas que o acompanhavam viram enorme elevação e deram-lhe o nome de “ SABOÓ” que em tupi guarani significa MORRO PELADO, devido á sua vegetação rasteira.Os indígenas também o chamavam de gigante adormecido.O morro do SABOÓ é uma elevação de quartzo que traz dificuldade para o crescimento de arvores de porte . É o mais conhecido acidente geográfico da região com cerca de 1000 m de altitude . Visitado por religiosos , alpinistas , eco-turistas , pilotos de asa delta e pára- glaiders

3 Lenda do Cemitério Indígena
A origem do nome Saboó é Tupi e seu significado é Morro Pelado. Dizem que no lado leste do morro, corre um rio de águas potáveis e, é o lamento de uma índia Iaiâne que perdeu seu adorado pretendente Caiapã, numa tocaia atrás das árvores do morro. Depois deste acontecimento, ela muito triste e com raiva, arrancou todas as àrvores do local (daí a justificativa do nome). No local do lamento da índia Iaiãne, permanece ainda hoje,um “olho” de água potável. dizem que são suas lágrimas e do outro lado o rio, completamente seco; localiza-se o cemitério indígena onde seu noivo Caiapã descansa em paz.

4 Lenda da MÃE DE OURO Sempre na boca da noite, no mais absoluto
Silêncio, de um lado o Morro do Saboó, repentinamente Cortava num sublime vôo dourado, a poderosa Donzela, Indo pousar no Morro de Araçariguama Voturuna, Seu vôo éra instantâneo, parecendo deixar um traço dourado no céu, em noite de imensa escuridão. Caso alguém falasse qualquer coisa , no momento em que ela passava ,a luz dourada sumia , deixando todos atônicos com o Fenômeno. Nunca ninguém descobriu quando isto aconteceria. Conta-se ainda,que a Mãe de Ouro mora no Morro do Saboó e que lá ainda tem uma mina ( hoje desativada) do mais puro e genuíno ouro e quem tenta entrar nesta mina em busca de riqueza não retorna nunca mais.

5 Lenda do Rio Na represa do recanto das Acácias morreu a muito tempo atrás um menino de lindos olhos verdes. Lutando para sobreviver o garoto fez muito movimento na água, porém em vão. A morte foi certa e rápida. Conta-se que quando a represa fica agitada repentinamente , é o espírito sofredor do menino dos olhos verdes que reluta com a água para adquirir vida. Neste instante a tonalidade da água da represa adquire a cor dos olhos do garoto: verde intenso. Todas às vezes que alguém vai nadar nesta represa e , chega num determinado ponto , as águas tornam-se turbulentas, inexplicavelmente o corpo é sugado num redemoinho que só aparece naquele instante. Depois disso a represa fica completamente tranqüila e serena como o olhar do garoto.


Carregar ppt "Morro do Saboó HISTÓRIA E LENDAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google