A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOMETRIA DA FERRAMENTA MONOCORTE. ➔ Geometria da cunha de corte ➔ Influências da Geometria da Ferramenta ➔ Solicitações na cunha de corte: mecânicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOMETRIA DA FERRAMENTA MONOCORTE. ➔ Geometria da cunha de corte ➔ Influências da Geometria da Ferramenta ➔ Solicitações na cunha de corte: mecânicas."— Transcrição da apresentação:

1 GEOMETRIA DA FERRAMENTA MONOCORTE

2 ➔ Geometria da cunha de corte ➔ Influências da Geometria da Ferramenta ➔ Solicitações na cunha de corte: mecânicas e térmicas

3 Cinemática Geral dos Processos de Usinagem Os processos de usinagem necessitam de um movimento relativo entre peça e ferramenta.

4 Geometria da Cunha de Corte ➔ Para cada par material de ferramenta / material de peça têm uma geometria de corte apropriada ou ótima. A geometria da ferramenta influência na: ● Formação do cavaco ● Saída do cavaco ● Forças de corte ● Desgaste da ferramenta ● Qualidade final do trabalho

5 Geometria da Cunha de Corte

6

7 Formação do Cavaco Cavaco - porção de material da peça retirada pela ferramenta, caracterizando-se por apresentar forma irregular. vídeo

8 Fatores de influência na formação de cavacos

9

10

11 Cavaco Contínuo Mecanismo de Formação: O cavaco é formado continuamente, devido a ductilidade do material e a alta velocidade de corte. Acabamento Superficial: Como a força de corte varia muito pouco devido a contínua formação do cavaco, a qualidade superficial é muita boa.

12 Cavaco Cisalhado Mecanismo de Formação: O material fissura no ponto mais solicitado. Ocorre ruptura parcial ou total do cavaco. A soldagem dos diversos pedaços (de cavaco) é devida a alta pressão e temperatura desenvolvida na região. O que difere um cavaco cisalhado de um contínuo (aparentemente), é que somente o primeiro apresenta um serrilhado nas bordas. Acabamento Superficial: A qualidade superficial é inferior a obtida com cavaco contínuo, devido a variação da força de corte. Tal força cresce com a formação do cavaco e diminui bruscamente com sua ruptura, gerando fortes vibrações que resultam numa superfície com ondulosidade.

13 Cavaco Arrancado Mecanismo de Formação: Este cavaco é produzido na usinagem de materiais frágeis como o ferro fundido. O cavaco rompe em pequenos segmentos devido a presença de grafita, produzindo uma descontinuidade na microestrutura. Acabamento Superficial: Devido a descontinuidade na microestrutura produzida pela grafita (no caso do FoFo), o cavaco rompe em forma de concha gerando uma superfície com qualidade superficial inferior.

14

15 vídeo

16


Carregar ppt "GEOMETRIA DA FERRAMENTA MONOCORTE. ➔ Geometria da cunha de corte ➔ Influências da Geometria da Ferramenta ➔ Solicitações na cunha de corte: mecânicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google