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Gestão da Logística de Distribuição 5º Período

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Apresentação em tema: "Gestão da Logística de Distribuição 5º Período"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Logística de Distribuição 5º Período

2 Tipos de Canais Canais Verticais; Canais Híbridos; Canais Múltiplos;

3 Tipos de Canais Canais Verticais
Consiste em estruturas mercadológicas verticais onde a responsabilidade sobre o produto é transferida aos participantes da cadeia de distribuição até chegar ao consumidor final.

4 Canais Verticais Ex: Mercadinho Ex: Avon Ex: Biscoitos Bauduco

5 Canais Verticais Características:
Fabricante e atacadista não tem contato direto com o consumidor final, sendo o varejista o elo mais próximo; Serviços pós-venda ( instalação, serviços de reclamação, informações sobre uso) são feitas pelo varejista quando solicitado pelo cliente; O atacadista e o fabricante não tem acesso ao consumidor final. É o varejista que interpreta as preferências do consumidor, as tendências da demanda, as necessidades de serviço pós-venda;

6 Canais Verticais Nota:
Os papeis de alguns intermediários estão sendo revistos, em muitos casos está sendo ameaçada. Novas formas de canais diretos estão surgindo.

7 Canais Híbridos Nesse tipo de estrutura, uma parte das funções ao longo dos canais é executada em paralelo por 2 ou mais elementos da cadeia de suprimentos. As vendas são feitas diretamente pelo fabricante, o distribuidor se encarrega apenas na distribuição física dos produtos ao consumidor final; O fabricante também se encarrega dos serviços de pós-venda.

8 Canais Híbridos

9 Canais Híbridos Exemplos:
Editoras de jornais e revistas. A venda é feita por canais da empresa como site ou televendas e a entrega é feita por distribuidoras locais; A indústria de produtos hospitalares negocia a venda diretamente com hospitais e a distribuição física dos produtos é feita por um parceiro.

10 Canais Híbridos Características:
Contato direto com os consumidores, buscando informações para melhoria da linha de produtos e desenvolvimento de novos itens; Melhor controle da demanda; A utilização de distribuidores na entrega é mais vantajosa, pois atendem a um grande elenco de fornecedores, oferecendo serviços logísticos com maior eficiência e menores custos.

11 Canais Híbridos Características:
É necessário realizar uma compensação monetária entre os elementos da cadeia; Pode acontecer conflitos de atuação em canais híbridos, principalmente, envolvendo os distribuidores, podendo haver favorecimento a determinado fabricante em detrimento do outro.

12 Canais Múltiplos Consiste em estruturas mercadológicas onde são adotados vários canais de distribuição para a venda de produtos a segmentos de mercado com perfis diferentes de consumidores.

13 Canais Múltiplos

14 Canais Múltiplos Características:
A utilização de mais de um canal de distribuição ocorre em função da diversidade de tipos de consumidor; Os produtos podem estar disponíveis em lojas físicas ou sites de compra pela internet; As lojas físicas tem atendimento personalizado, porém maiores vantagens em preços podem ser obtidas na compra em lojas virtuais; Melhora as condições globais de competitividade.

15 Propriedades dos canais de distribuição
Extensão e Amplitude A extensão de um canal está ligada ao número de níveis intermediários na cadeia de suprimentos, desde a manufatura até o consumidor final. Cada patamar de intermediação na cadeia forma um nível do canal.

16 Propriedades dos canais de distribuição
Canal de nível zero: o fabricante vende direto ao consumidor. Ex: Avon – venda através de consultoras próprias; Canal de um nível: grandes varejistas que compram diretamente dos fabricantes e revendem em suas lojas. Há apenas um intermediário na cadeia, o varejista. Ex: Hipermercados – Bramil;

17 Propriedades dos canais de distribuição
Canais de dois níveis: quando há dois intermediários entre o fabricante e o consumidor final – distribuidores e varejistas. Ex: Minimercados, mercearias, medicamentos.

18 Nível do Canal

19 Propriedades dos canais de distribuição
Amplitude Também chamada largura do canal. É definida para cada segmento intermediário da cadeia, representada pelo número de empresas que nela atuam. Distribuição Exclusiva Distribuição Seletiva Distribuição Intensiva

20 Propriedades dos canais de distribuição
Distribuição Exclusiva Existe apenas uma empresa atuando em cada região demarcada pelo fabricante. No nível de atacado, existe apenas um distribuidor ou atacadista autorizado. No nível do varejo, há somente um varejista autorizado a vender os produtos, de acordo com a demarcação realizada pelo fabricante ou distribuidor. Geralmente aplicada a produtos especiais. Ex: Relógios Rolex, Ferrari.

21 Propriedades dos canais de distribuição
Distribuição Seletiva Existe mais de uma empresa atuando no mesmo setor, mas de forma controlada. Ao invés de selecionar apenas uma empresa para comercializar seus produtos, o fabricante seleciona algumas; O objetivo é aumentar as condições de acesso aos produtos e garantir certo nível de competição entre os comerciantes, distribuidores ou varejistas. Geralmente aplicado a produtos de maior valor agregado. Ex: Concessionária de automóveis 0KM.

22 Propriedades dos canais de distribuição
Distribuição intensiva O fabricante tenta colocar seu produto através do maior número possível de revendedores, não restringindo o número de participantes nas diversas regiões onde é comercializado. Aplicados a produtos de baixo valor agregado. Ex: sabonetes, canetas.

23 Tipos de Produtos A escolha de uma das alternativas, de extensão e amplitude, depende do tipo de produto. São três tipos básicos: Produtos de consumo frequente Embora tenha alguma preferência , produtos similares podem ser consumidos. Neste caso, procura-se aumentar ao máximo a amplitude do canal, pois o volume de vendas está diretamente ligado a disposição nos pontos de venda. Associa-se à distribuição intensiva. Ex: xampus.

24 Tipos de Produtos Produtos que envolvem pesquisa antes da compra
São aqueles que o cliente pesquisa antes da compra, geralmente de valores mais expressivos. Nesse caso, não é interessante ao fabricante disponibilizar esses produtos em qualquer loja, pois encareceria os custos de distribuição e comercialização. Estão disponíveis em pontos acessíveis a clientes potenciais. A distribuição é seletiva. Ex. conjunto de sofá, geladeira.

25 Tipos de Produtos Produtos especiais
São de alto valor e adquiridos esporadicamente. Atraem pela marca, qualidade, status e personalização. Está relacionado à distribuição exclusiva. Ex. Relógio Rolex, carros da Ferrari, bolsas de luxo.


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