A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A C R I S E A M E R I C A N A D E 1 9 2 9 créditoRestrição ao ________ Aumento. preços _______ de stocks e baixa de ______ Aumento do desemprego __________________.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A C R I S E A M E R I C A N A D E 1 9 2 9 créditoRestrição ao ________ Aumento. preços _______ de stocks e baixa de ______ Aumento do desemprego __________________."— Transcrição da apresentação:

1

2 A C R I S E A M E R I C A N A D E 1 9 2 9

3 créditoRestrição ao ________ Aumento. preços _______ de stocks e baixa de ______ Aumento do desemprego __________________ Diminuição __________ do consumo provocado pela: Saturação dos mercados internos; Diminuição das exportações devido à recu- peração económica da Europa. _____ do poder de compra __________ dos lucros Diminuição Baixa Crise Social Crise Social ______ oferta do que procura ___________ do stock das empresas CRISE DE SUPERPRODUÇÃO Diminuição dos preços Crise Bolsista Crise Bolsista ______ do preço das acções Crash na Bolsa de Wall Street Falência de bancos Crise Bancária Exigência do pagamento das dívidas Deflação Depressão Económica Depressão Económica A CRISE AMERICANA DE 1929 Superprodução (na agricultura e na indústria). Especulação bolsista (o valor das acções é superior ao lucro real das empresas). Maior Acumulação Falência de empresas Diminuição do consumo Queda

4 Ao longo de Outubro foram postas à venda cerca de 40 milhões de acções a preço baixo, acentuando- se a sua queda que em alguns casos atingiu 90% do seu valor. No dia 24 de Outubro de 1929, a quinta-feira negra, 13 milhões de acções foram postas à venda abaixo do seu valor real e não foram compradas, o que provocou o crash na bolsa de valores.

5 A grande depressão: a mundialização da crise

6 Retracção do comércio mundial. - Com a crise os EUA retiraram os seus capitais da Europa, o que levou à falência de muitos bancos, sobretudo na Áustria, na Alemanha e na Inglaterra, e de muitas empresas que dependiam dos empréstimos bancários. Retirada dos capitais americanos na Europa. café no Brasil café no Brasil - Com a crise a maior parte dos países reduziu ao máximo as suas compras ao estrangeiro. O comércio mundial sofreu, como tal, uma enorme diminuição, que afectou quer os países industrializados, que não conseguiam escoar os seus produtos, quer os países subdesenvolvidos, que não conseguiam exportar as suas matérias-primas e produtos agrícolas (Ex: café no Brasil, lã na Austrália, cereais na Argentina, etc).café no Brasil Principais razões: A grande depressão: a mundialização da crise

7 Aumento da criminalidade. Agitação social. Ressurgimento das práticas racistas. Suicídios. Fome (Sopa dos pobres) e miséria (Hoovervilles). Aumento do desemprego. Despedimento dos trabalhadores. Ruína dos agricultores e da classe média (pois perderam as poupanças que tinham nos bancos). Falência de bancos (5000 entre 1929-32). Falência de pequenas e médias empresas. Ruína dos accionistas. Principais vítimas A CRISE SOCIAL Principais problemas sociais

8 AS RESPOSTAS À CRISE: A INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA diminuir o desemprego para aumentar o poder de compra e, como tal, o consumo. Estados Unidos da América Objectivos: Medidas: concessão de indemnizações aos agricultores que reduziram as suas áreas de cultivo a fim de diminuírem a produção; concessão de créditos agrícolas para pagamento de dívidas; fixação dos níveis de produção e dos preços de venda ao público; criação de legislação para controlar a actividade da Bolsa e dos Bancos; realização de grandes obras públicas (barragens, canais, escolas, estradas, pontes, caminhos-de-ferro…) para combater o desemprego;grandes obras públicas diminuição do horário de trabalho para 40 horas semanais; New Deal O presidente dos E.U.A., Franklin Roosevelt, incrementou, a partir de inícios de 1933, uma nova política económica, o New Deal (Nova Distribuição), que defendia o intervencionismo do Estado na economia baseada nas teorias do economicista inglês John Keynes.

9 Resultados: estabelecimento do salário mínimo nacional; criação do Welfare State (Estado Providência) ou segurança social: subsídios de desemprego, de doença, de velhice e de invalidez. diminuição do desemprego (baixou cerca de 50% entre 1933 e 1937); aumento da produção industrial; recuperação da economia e reforço do poder do Estado (proteccionista).

10 FIM

11 Uma fila de desempregados espera a distribuição de comida por uma instituição de caridade.

12

13

14 Oferta de trabalho por 1 dólar por semana (1930).

15

16

17

18 Sopa dos pobres.

19

20 Hoovervilles. Eram bairros-de-lata e foram assim chamados por ironia ao presidente Herbert Hoover

21 Hoovervilles.

22 Marcha contra o desemprego (Inglaterra).

23 Ku Klux Klan (KKK) é um movimento racista, fundado em 1865 nos E.U.A., que apoia a supremacia branca e o protestantismo. A KKK, no seu período mais forte, actuou principalmente na região sul dos E.U.A., em estados como o Texas e o Mississipi.

24 Utilização do café como combustível (Brasil).

25 Franclin Delano Roosevelt, candidato do Partido Democrata, foi eleito Presidente em 1933.

26 Construção da barragem de Wilson, no Alabama.

27 Construção de uma barragem no rio Tennessee.

28 Construção de saneamento ao abrigo do programa Works Progress Administration (WPA).


Carregar ppt "A C R I S E A M E R I C A N A D E 1 9 2 9 créditoRestrição ao ________ Aumento. preços _______ de stocks e baixa de ______ Aumento do desemprego __________________."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google