A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia."— Transcrição da apresentação:

1

2 Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia

3 Introdução Neste portfólio vai ser relatado todas as atividades desenvolvidas ao longo do primeiro trimestre de 2011, na disciplina de matemática, minhas dificuldades, descobertas, e tudo o que fiz para ter êxito nesta disciplina. Falarei também sobre como a matemática está presente em minha vida e as atividades que considero interessantes.

4

5 Tarefas de casa Desde o primeiro dia de aula recebi várias tarefas, sempre fiz todas, em algumas listas tive mais dificuldade que nas outras, porém sempre procurei dar o melhor de mim. Acho que estas tarefas ajudam muito no aprendizado, pois exploram a capacidade do aluno e a busca pelo conhecimento. Nossas primeiras tarefas foram sobre lógica, a professora quis mostrar para nós que a matemática está envolvida não somente com os cálculos, mas também com a lógica. Achei os problemas muito interessantes, pois todos ligavam-se entre si, começavam usando o português e terminava com a lógica, os problemas não eram difíceis, mas exigiam que o aluno pensasse para poder responder, nestes exercícios não tive dificuldade e achei eles muito legais. Além dos exercícios que a professora dava como tarefa, eu praticava exercícios do mesmo tipo com o jogo Boole.

6 Outros exercícios que foram dados como tarefa de casa, foram as longas e difíceis listas de exercícios, em muitas, dúvidas surgiram, com o tempo fui me acostumando com elas, passei a entendê-las mais, o que mais me ajudou a entender sobre os conjuntos foram tarefas para casa. Depois da realização das tarefas sobre conjunto comecei a tomar gosto por estes exercícios, comecei a achar aquela matéria muito interessante e com isso aprendi a fazer estes exercícios. Depois vieram as listas de funções, no começo achei que eram fáceis, mas depois quando a professora começo a se aprofundar no conteúdo e achei está parte muito difícil, mas novamente as listas de exercícios me ajudaram a entender melhor este conteúdo tão complicado.

7 Boole Por mais sofisticados que sejam os equipamentos atuais a maioria deles não será utilizada daqui a 20 anos. Então, o que é preciso para que as crianças de hoje possam entender o futuro? Eles precisam aprender a pensar. O raciocínio é comum a todas as ciências. Um método que proponham seu desenvolvimento deve se apoiar num elemento de igual grandeza. Este elemento é a lógica. Por isso, desenvolver o raciocínio por meio de histórias lógicas é o objetivo dos jogos Boole. Eles auxiliam a organizar as informações recebidas, processá-las e a estimular o interesse pela descoberta. Criados há mais de dez anos, os jogos de Boole foram selecionados e apresentados em congresso na Grécia, em Atualmente, aceitos em diversas escolas de todo o país, vêm recebendo a aprovação de psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e educadores em geral. Gosto deste jogo por ele desenvolve muito bem o raciocínio e a lógica, melhora a atenção, pois para jogar deve-se prestar muita atenção na história. Além deste jogo gosto muito do xadrez, ele assim como o boole desenvolve muito a atenção e o raciocínio lógico.

8 O jogo Boole conta com um diversidade de níveis de dificuldade

9 Como jogar: Uma pessoa fica com um dos livros e conta história para os demais participantes, os participantes vão montando com as cartas o que cada um tem, depois de terminada a história, a pessoa que ficou com o livro faz as perguntas que acompanham a história aos participantes. As cartas são as seguintes:

10 Aulas Durante as aulas tive algumas dificuldades para aprender, mas com o tempo consegui acompanhar, e aprender mais. Nas aulas a professora dava uma boa explicação do conteúdo, nestas explicações procurava tirar todas as minhas dúvidas do conteúdo, entendendo e aprendendo a responder os problemas. Nas aulas começamos a nos reunir em duplas e isso me ajudou ainda mais no entendimento do conteúdo, pois com isso, começou a surgir uma troca de ideias, com esta troca de ideias descobri que há várias maneiras de se resolver um mesmo problema, e com esta troca de ideias se pode escolher qual a melhor maneira de se resolver um exercício.

11 Dificuldades No decorrer deste trimestre não tive muitas dificuldades, ao receber trabalho ou qualquer tipo de exercício encontrava uma maneira para o problema, sempre o encontrando, percebi pela minha ultima prova a minha maior dificuldade ou a minha maior inimiga que me prossegue por todos os anos até hoje, a falta de atenção e o nervosismo durante a avaliação na tentativa de conquistar um boa nota. Cometi nesta última prova erros bobos, como por exemplo na questão 11 da ultima prova, ao fazer o exercício coloquei as informações que o problema me disponibilizou, fiz o primeiro calculo, porém, no final que era só somar me esqueci e coloquei a reposta pela metade, isto retrata a minha grande falta de atenção durante a avaliação.

12 Este foi meu erro no exercício 11: Meu erro neste exercício é uma besteira, perdi ponto por minha falta de atenção.

13 Na 11-b da mesma prova cometi uma confusão e por isso não consegui resolver, depois e feita aprova na correção que postei no pbworks, vi que o que eu tinha errado era outra besteira. Somente tinha que colocar as informações cada uma em seu lugar e resolver a conta, porém, na prova cometi este erro terrível.

14 Na numero 12-b cometi o maior erro de todos, fiz os cálculos, porém na hora de virar a folha para colocar o resultado coloquei o resultado errado, sendo que tinha achado o resultado correto no verso da folha, mas n na hora de transcrever, coloquei o resultado errado e isso me fez diminuir a nota na prova.

15 Apesar de todos os erros que cometi nesta prova, tirei uma boa nota, o importante é que na hora de postar a correção compreendi meus erros e refiz as questões erradas com a maior facilidade. Por isso acho que a minha maior dificuldade seria a falta de atenção durante a prova, pois isto me faz perder vários pontos que poderiam me deixar mais tranquilo no próximo trimestre.

16 Atitudes Minhas atitudes durante as aulas de matemática foram as melhores possíveis, fiz minhas tarefas, estudei muito desde a primeira prova, prestei atenção nas explicações, tirei boas notas na prova, em fim dei o meu máximo. Nos trabalhos me envolvi o máximo possível para que conseguisse entender o conteúdo para poder responder as questões e entregar um trabalho bem feito e receber uma boa nota. Nunca desrespeitei a professora, procurei, durante a aula, esclarecer minhas dúvidas sobre certas questões para que não houvesse dúvida no conteúdo, fazendo isso participava da resolução dos cálculos, procurando sempre me envolver com a aula, participando das discussões e trocando ideias com os colegas. Para estudar para as provas, usei muitas folhas, pois a matemática só se pode saber se estamos entendendo o conteúdo, quando vamos refazer o que fizemos, assim eu fiz refiz todo o meu caderno com os conteúdos da prova e não tive nenhuma dúvida, acho que a atitude de refazer os exercícios seja o melhor método para aprender o conteúdo. Por isso, acho que minhas atitudes durante o trimestre foram boas e se eu fosse me dar uma nota baseada nas minhas atitudes me daria uma nota 9, pois mesmo minhas atitudes sendo boas, minha falta de atenção é um problema que deve ser superado.

17 O que gostei no trimestre Começando pelo primeiro dia de aula gostei muito das folhas de lógica, pois elas desenvolvem muito o raciocínio lógico e a concentração. Respondendo as questões das folhas de lógica, desenvolvi minha atenção, pois tinha que relacionar as informações já contidas com uma lógica, foi muito difícil responder aqueles exercícios, mas adorei. Depois no decorrer do trimestre passamos a aprender sobre conjuntos, um conteúdo muito divertido, nestes exercícios fui muito bem, aprendi como colocar os números em notação de conjunto e de intervalo, mas não gostei da parte dos números, reais, irracionais, racionais, inteiros, naturais, pois achei muito difícil de os distinguir, principalmente os racionais dos irracionais, porque os dois são muito parecidos. Após os conjuntos, aprendi sobre as funções, no começo achei tudo muito fácil, porém, depois a professora começou a nos mostrar mais sobre o conteúdo, daí tudo ficou mais difícil, mas consegui entender o conteúdo e isto foi fundamental na hora da prova. Este trimestre acima de tudo foi interessante porque várias coisas que aprendemos nunca tinha ouvido falar, e acho muito importante adquirir mais conhecimentos, pois quanto mais uma pessoa sabe, mais chances de ter um cargo bom na vida a pessoa tem, por isso me esforço ao máximo para que no futuro eu tenha uma vida boa, com um bom cargo e acima de tudo ser bom naquilo que faço.

18 Conjuntos Durante o trimestre aprendi sobre os conjuntos, um conteúdo muito divertido, mas com muitos detalhes. O cuidado com este conteúdo deve ser redobrado, pois se erramos um numero ou um colchetes que seja erramos um exercício inteiro. O conteúdo foi estudado no começo do trimestre, mas ele nos acompanha até hoje, não só em matemática, mas também em física. Gostei de vários exercícios sobre este conteúdo, mas selecionei os que mais que mais me chamaram a atenção para comentar:

19 Uma editora estuda a possibilidade de lançar novamente as publicações: Helena, Senhora e A Moreninha. Para isto, efetuou uma pesquisa de mercado e concluiu que em cada 1000 pessoas consultadas: 600 leram a Moreninha; 400 leram Helena; 300 leram Senhora;200 leram A Moreninha e Helena;150 leram A Moreninha e Senhora;100 leram Senhora e Helena;20 leram as três obras. Calcule: a) O número de pessoas que leu apenas uma das três obras. b) O número de pessoas que não leu nenhuma das três obras. c) O número de pessoas que leu duas ou mais obras.

20 Para resolver o exercício, basta colocar primeiramente o número de pessoas que leram os 3 livros, depois só se segue os passos fazendo os cálculos necessários para encontrar o total de pessoas que leram livros, os que não leram nenhum são os que sobram fora do conjunto. Uma dica comece sempre este tipo de exercício lendo de traz para frente e ir colocando todas as informações, isto facilita o cálculo.

21 Numa pesquisa realizada num colégio sobre o gosto musical dos alunos, foram feitas duas perguntas: Você gosta de rock? Você gota de música clássica? Após a tabulação, foram obtidos os seguintes resultados: Rock 458 Música clássica 112 Ambos 62 Nenhum 36

22 Para resolver o exercício basta começar de baixa para cima, colocando fora do conjunto quem não gosta de nenhum estilo, depois quem gosta de todos os estilos todos, e depois só fazer os cálculos para descobri quem gosta somente de Rock e quem gosta somente de Música clássica. Para descobrir quantos foram entrevistados, basta montar o “gráfico” e somar todos que gostam de um dos dois estilos com os que não gostam de nenhum.

23 Funções Este foi o conteúdo no qual mais gostei, porque é um conteúdo que exige mais de calculo do que de lógica e eu particularmente gosto mais de calculo do que de lógica, neste conteúdo aprendemos que por exemplo a medida de um perímetro de um quadrado é dado em função do lado. Temos o X como elemento independente e o Y como elemento dependente, pois o Y é dado em função do numero que eu der para o X. Por exemplo, a função é f(x)=X+2 e eu citar o valor de 2 para o X dará como resposta 4, mas se eu citar o numero 1 voltará como resposta 3, ou seja, o Y depende do X para obter seu resultado. Neste conteúdo aprendemos a usar o X para marcar um ponto em um gráfico, usando uma fórmula e citando o valor de X encontraremos um ponto em um gráfico, este gráfico pode ser um gráfico reto ou um parábola. Aprendemos também a achar o domínio (X) e a imagem (Y) em um gráfico, somente pela relação de seu pontos. Posso citar entre os exercícios que mais me chamaram a atenção os citados a diante:

24 Na função f: R -> R definida por f(x) = x² - 3x + 1 determine: f(-2) f( ) f( -! ) 2

25 Para resolver basta substituir o X da fórmula pelo valor de X indicado, depois efetuar o calculo, lembrando que não se pode juntar número com um número e uma raiz junto se o numero não estiver na fração.

26 Determine o domínio D das seguintes funções. a)f(x) = 5x² - 3x + 1 b)f(x) = 2x 1+x c)f(x) = 1 x d)Y = 2_ x² -1 e) Y= 2x - 3

27 Primeiramente não existe diferença entre f(x) e Y, os dois são o mesma coisa, para descobrir o domino deve-se apenas analisar a função que se tem, sabendo das seguintes regras: nenhum numero em uma fração pode estar sobre 0, pois não existe divisão feita por zero nos reais, e não existe raiz de número negativo. Sabendo disso basta verificar a função e terá um resposta que pode ser escrita em forma de conjunto (como na figura) ou em forma de intervalo.

28 Desafio) Seja a função f dada por f(x) = X+1. Construa num sistema de coordenadas cartesianas, o gráfico de f quando: a)D = { -1, 0, 1, 2, 3} b)D = {-1, 3} c)D = R a)

29

30 Para construir um gráfica, basta montar uma tabela de um lado o eixo X, também chamado de abscissa e do outro o eixo Y, também chamado de ordenada, e relacionar o valor dos dois em um gráfico unindo seus pontos, no casa destas questões o gráfico será reto, pois temos X (função de primeiro grau), se tivéssemos x² (função de segundo grau) formaria uma parábola.

31

32 O caso da letra C é pouco diferente dos outros, pois agora não temos valor nenhum para o X, agora o X é todos os reais pela função x+1, agora na nossa tabela para termos uma base, citamos dois pontos, depois usando o caderno quadriculado simplesmente relacionamos os pontos e traçamos usa reta continua do –∞ até o +∞ ou (- ∞, + ∞), tudo isso respeitando a função x+1, esta função de jeito nenhum pode passar em cima do ponto {0,0}, pois nenhum valor que citarmos para o X ele resultará em um ponto {0,0}.

33 O pbworks é um site da internet onde colocamos todo tipo de coisa que se deseja, neste site, ao longo do trimestre fui colocando todas as minhas atividades, desde a primeira lista de exercícios, no site podemos alterar o que quisermos, como nosso curso é informática para internet, foi importante a professora nos relacionar com este site, porém, assim como a maioria de meus colegas, não gostamos de ter de usá-lo obrigatoriamente. Mas é um lugar bem divertido para se colocar coisas que quer compartilhar com outras pessoas.

34 Conclusão Após feito este relato sobre o trimestre, me avalio um bom aluno, faço tudo o que é pedido a mim, posto meus temas, faço minhas tarefas, estudo para as provas. Com este trabalho percebi que realmente aprendi os conteúdos do primeiro trimestre, desde o começo estou batalhando para tirar boas notas neste primeiro trimestre, sempre estou atrás de mais conhecimento em busca de entender aquilo que não consegui aprender na primeira vez que vi, percebi que indo atrás de uma coisa acabei aprendendo várias outras. Assim termino o meu primeiro trimestre espero tirar boas notas e passar de ano.


Carregar ppt "Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google