A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lógica e Técnicas de Programação Algoritmos José Rui Visual G.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lógica e Técnicas de Programação Algoritmos José Rui Visual G."— Transcrição da apresentação:

1 Lógica e Técnicas de Programação Algoritmos José Rui Visual G

2 Algoritmos 3 passos para construir um programa ALGORITMOCODIFICAÇÃOREFINAMENTO -1° Passo -É a solução do problema -Feito como uma receita de bolo -É escrito em português -2° Passo -É escrito em alguma linguagem de programação -É o programa/ software propriamente dito -Usaremos linguagem VISUALG -3° Passo -Melhoramento -TODO programa pode melhorar

3 Exemplo 1 Faça um algoritmo que calcule a velocidade média de um carro e imprima as seguintes notificações de acordo com a tabela abaixo. Velocidade (Km/h)Notificação 0 a 60“Velocidade segura na cidade” 60 a 120“Velocidade segura na estrada” Acima de 120“Velocidade perigosa”

4 Exemplo 1 - Resolução Primeira coisa: – Temos que Abstrair o problema; – Ou seja, interpretar o que o cliente deseja; O que será ENTRADA O que será PROCESSADO O que será SAÍDA Distância percorrida e Tempo Velocidade Média

5 Exemplo 1 - Resolução Vamos pensar na tela do programa agora: Pediremos ao usuário: – A distancia percorrida – O tempo gasto

6 Exemplo 1 - Resolução Para escrevermos uma mensagem na tela, qual comando usaremos? – Escreva(“ Texto desejado ”) Para pegar o que o usuário digitou e guardá-lo em uma variável? – Leia( nomeDaVariavel )

7 Exemplo 1 - Resolução Agora vamos construir nosso programa Quais variáveis nós precisaremos? – Distancia – Tempo – VelocidadeMedia >>> Lembrando que o nome da sua variável é criatividade sua Pode ser qualquer nome NÃO pode separar nome de variável

8 Exemplo 1 - Resolução Temos agora que pedir ao usuário os dados de entrada Usaremos os comandos: – Escreva – Leia Estes valores serão inseridos nas variáveis pelo comando LEIA

9 Exemplo 1 - Resolução Agora faz-se o processamento Segunda a física No VISUAL G faremos: VelocidadeMedia <- Distancia/Tempo Comando de atribuição >>> Processa a fração e coloca dentro de VelocidadeMédia

10 Exemplo 1 - Resolução

11 Agora devemos ver qual Opção se enquadra Para isso usa-se o COMANDO: SE Velocidade (Km/h)Notificação 0 a 60“Velocidade segura na cidade” 60 a 120“Velocidade segura na estrada” Acima de 120“Velocidade perigosa” Se ( condição) entao Senao Fimse

12 Exemplo 1 - Resolução Continuando nosso código, fica assim: Velocidade (Km/h)Notificação 0 a 60“Velocidade segura na cidade” 60 a 120“Velocidade segura na estrada” Acima de 120“Velocidade perigosa” -Lembre da organização. -Sempre colocar 3 espaços (ou TAB)

13 Exemplo 1 - Resolução Continuando nosso código, fica assim: Velocidade (Km/h)Notificação 0 a 60“Velocidade segura na cidade” 60 a 120“Velocidade segura na estrada” Acima de 120“Velocidade perigosa” -Vamos verificar as próximas opções -Usaremos novamente o SE

14 Exemplo 1 - Resolução Continuando nosso código, fica assim: Velocidade (Km/h)Notificação 0 a 60“Velocidade segura na cidade” 60 a 120“Velocidade segura na estrada” Acima de 120“Velocidade perigosa” -Lembre da organização. -Sempre colocar 3 espaços (ou TAB)

15 Exemplo 1 - Resolução Pra finalizar, a ultima opção: Velocidade (Km/h)Notificação 0 a 60“Velocidade segura na cidade” 60 a 120“Velocidade segura na estrada” Acima de 120“Velocidade perigosa” -Como não é 1° nem a 2° então é a terceira opção

16 Exemplo 1 – Resolução - Final EXECUÇÃO DO PROGRAMA

17 Exercício Faça um algoritmo que calcule o IMC de uma pessoa. Seu Algoritmo receberá como entrada a massa da pessoa e a altura da pessoa. E terá como saída a situação do seu peso.

18 Exercício Transcreva o exercício feito em sala para o VISUAL G e faça as devidas correções para seu programa funcionar. Baseie-se no exemplo1 Lembre-se que seu programa NÃO funcionará se tiver um errinho que seja ENTÃO ATENÇÃO


Carregar ppt "Lógica e Técnicas de Programação Algoritmos José Rui Visual G."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google