A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lógica e Técnicas de Programação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lógica e Técnicas de Programação"— Transcrição da apresentação:

1 Lógica e Técnicas de Programação
Algoritmos Visual G José Rui

2 Algoritmos 3 passos para construir um programa ALGORITMO CODIFICAÇÃO
REFINAMENTO 1° Passo É a solução do problema Feito como uma receita de bolo É escrito em português 2° Passo É escrito em alguma linguagem de programação É o programa/ software propriamente dito Usaremos linguagem VISUALG 3° Passo Melhoramento TODO programa pode melhorar

3 Exemplo 1 Faça um algoritmo que calcule a velocidade média de um carro e imprima as seguintes notificações de acordo com a tabela abaixo. Velocidade (Km/h) Notificação 0 a 60 “Velocidade segura na cidade” 60 a 120 “Velocidade segura na estrada” Acima de 120 “Velocidade perigosa”

4 Exemplo 1 - Resolução Primeira coisa: Temos que Abstrair o problema;
Ou seja, interpretar o que o cliente deseja; O que será ENTRADA O que será PROCESSADO O que será SAÍDA Distância percorrida e Tempo Velocidade Média

5 Exemplo 1 - Resolução Vamos pensar na tela do programa agora:
Pediremos ao usuário: A distancia percorrida O tempo gasto

6 Exemplo 1 - Resolução Para escrevermos uma mensagem na tela, qual comando usaremos? Escreva(“ Texto desejado ”) Para pegar o que o usuário digitou e guardá-lo em uma variável? Leia( nomeDaVariavel )

7 Exemplo 1 - Resolução Agora vamos construir nosso programa
Quais variáveis nós precisaremos? Distancia Tempo VelocidadeMedia >>> Lembrando que o nome da sua variável é criatividade sua. Pode ser qualquer nome NÃO pode separar nome de variável

8 Estes valores serão inseridos nas variáveis pelo comando LEIA
Exemplo 1 - Resolução Temos agora que pedir ao usuário os dados de entrada Usaremos os comandos: Escreva Leia Estes valores serão inseridos nas variáveis pelo comando LEIA

9 Exemplo 1 - Resolução Agora faz-se o processamento Segunda a física
No VISUAL G faremos: VelocidadeMedia <- Distancia/Tempo Comando de atribuição >>> Processa a fração e coloca dentro de VelocidadeMédia

10 Exemplo 1 - Resolução

11 Exemplo 1 - Resolução Agora devemos ver qual Opção se enquadra
Para isso usa-se o COMANDO: SE Velocidade (Km/h) Notificação 0 a 60 “Velocidade segura na cidade” 60 a 120 “Velocidade segura na estrada” Acima de 120 “Velocidade perigosa” Se ( condição) entao Senao Fimse

12 Exemplo 1 - Resolução Continuando nosso código, fica assim:
Velocidade (Km/h) Notificação 0 a 60 “Velocidade segura na cidade” 60 a 120 “Velocidade segura na estrada” Acima de 120 “Velocidade perigosa” Continuando nosso código, fica assim: Lembre da organização. Sempre colocar 3 espaços (ou TAB)

13 Exemplo 1 - Resolução Continuando nosso código, fica assim:
Velocidade (Km/h) Notificação 0 a 60 “Velocidade segura na cidade” 60 a 120 “Velocidade segura na estrada” Acima de 120 “Velocidade perigosa” Continuando nosso código, fica assim: Vamos verificar as próximas opções Usaremos novamente o SE

14 Exemplo 1 - Resolução Continuando nosso código, fica assim:
Velocidade (Km/h) Notificação 0 a 60 “Velocidade segura na cidade” 60 a 120 “Velocidade segura na estrada” Acima de 120 “Velocidade perigosa” Continuando nosso código, fica assim: Lembre da organização. Sempre colocar 3 espaços (ou TAB)

15 Exemplo 1 - Resolução Pra finalizar, a ultima opção:
Velocidade (Km/h) Notificação 0 a 60 “Velocidade segura na cidade” 60 a 120 “Velocidade segura na estrada” Acima de 120 “Velocidade perigosa” Pra finalizar, a ultima opção: Como não é 1° nem a 2° então é a terceira opção

16 Exemplo 1 – Resolução - Final
EXECUÇÃO DO PROGRAMA

17 Exercício Faça um algoritmo que calcule o IMC de uma pessoa. Seu Algoritmo receberá como entrada a massa da pessoa e a altura da pessoa. E terá como saída a situação do seu peso.

18 Exercício Transcreva o exercício feito em sala para o VISUAL G e faça as devidas correções para seu programa funcionar. Baseie-se no exemplo1 Lembre-se que seu programa NÃO funcionará se tiver um errinho que seja ENTÃO ATENÇÃO


Carregar ppt "Lógica e Técnicas de Programação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google