A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eletricidade em nossas casas. Eletricidade é um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou em movimento e por sua interação. Há dois.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eletricidade em nossas casas. Eletricidade é um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou em movimento e por sua interação. Há dois."— Transcrição da apresentação:

1 Eletricidade em nossas casas

2 Eletricidade é um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou em movimento e por sua interação. Há dois tipos de cargas elétricas – prótons (+) e elétrons (-).

3 Em alguns tipos de átomos os elétrons são pouco ligados ao núcleo podendo facilmente saltar para outro átomo. Quando estes elétrons se movem de átomo em átomo cria-se uma corrente elétrica.

4 Interior de um metal - nuvem eletrônica - movimentação caótica Desta forma em um metal, os núcleos (que são fixos) estão imersos numa espécie de nuvem de elétrons (nuvem eletrônica) com os elétrons se movimentando de forma desordenada (em todas as direções).

5 Interior de um metal submetido a uma tensão elétrica (campo elétrico) - movimentação ordenada (corrente elétrica) Quando as extremidades do metal são submetidas a uma tensão (são ligadas a uma pilha por exemplo) o movimento passa a ser ordenado, os elétrons se deslocarão do terminal negativo para o terminal positivo teremos então uma corrente elétrica

6 Para se obter uma corrente elétrica é preciso um circuito elétrico. O circuito elétrico pode ser definido como o percurso completo por onde os elétrons podem entrar de um terminal de uma fonte de tensão (gerador), passando através de condutores e componentes, até chegar no terminal oposto da mesma fonte.

7 Os elementos essenciais de um circuito elétrico são:

8 Geradores ou fontes de energia elétrica Características de uma fonte de energia elétrica: Pólo positivo Pólo negativo

9 Condutores Aparelhos converte energia elétrica em outras formas de energia

10 Após a descoberta do elétron, como uma forma de homenagem aos antigos, manteve-se o sentido da corrente como se ela fosse devido ao movimento cargas positivas. Como sabemos que as cargas que se movimentam são realmente elétrons, chamou-se a esse sentido de convencional. Corrente elétrica convencional

11 Os elétrons em excesso no terminal negativo (pólo negativo) são "empurrados" para o circuito através do condutor metálico indo para o terminal com falta de elétrons (pólo positivo). Corrente elétrica real

12 As duas correntes – real e convencional

13 Um exemplo de circuito elétrico

14 Outros elementos que facilitam o uso da eletricidade Interruptor liga e desliga aparelhos com segurança. Fusível ou disjuntor Protege o circuito, desligando-os automaticamente caso ocorra algum problema.. Boquilha Servem para conectar e trocar facilmente as lâmpadas.

15 Símbolos usados na representação de um circuito InterruptorFonteAmperímetroVoltímetro Aparelho Circuito

16 www. G1.com, acessado em 03/05/ h32 Artista japonês cozinha hot dog com ajuda de corrente elétrica Takahito Kimura diz esquentar a salsicha com ajuda da corrente elétrica. A exibição ocorreu em Kashiwa, subúrbio de Tóquio. Uma utilização bem diferente e criativa

17 O que acontece com a corrente elétrica depois de passar pelo aparelho? Amperímetro: dispositivo utilizado para medir a corrente elétrica em um ponto do circuito. 0,2A A intensidade da corrente não se altera. O valor mínimo de corrente que uma pessoa pode perceber é 1 mA. Com uma corrente de 10 mA, a pessoa perde o controle dos músculos, sendo difícil abrir as mãos para se livrar do contato. O valor mortal está compreendido entre 20 mA e 3 A.

18 Voltagem Indica quanto de energia a fonte é capaz de fornecer para a corrente que passa em seu interior. Potência Quantidade de energia elétrica que o aparelho converte em trabalho (outras formas de energia) a cada segundo. Unidade de medida: V (volts) Unidade de medida: W (watt) Tensão ou diferença de potencial elétrico Se conectada a uma tomada de 127V irá fornece uma potência de 100W de energia luminosa e térmica ao ambiente. Se conectada a uma tomada de 200V irá fornece uma potência de 100W de energia luminosa e térmica ao ambiente.

19 Cálculo do consumo de energia A potência do aparelho x o tempo de uso em um mês. Exemplo: Uma garota usa seu secador de cabelos durante 15 minutos duas vezes por semana. Sabendo que a potência do aparelho é de 850W, encontre o consumo total de energia em kWh no fim do mês. Cálculo: Tempo: 30min/semana x 4 semanas (mês) = 120 min/mês, ou 2 horas. Consumo: 850W X 2 horas = 1700 W ou 1,7 kW. Valor na conta de luz: 1,7kW x 0, = R$ 1,

20 É a voltagem ou a corrente que fará mal? Muitas vezes você vê uma placa dizendo: "Perigo - alta voltagem"; mas alta voltagem, ou altatensão, não lhe causará mal. Alta voltagem pode dar lugar a uma intensa corrente, e esta é que produz o dano. Um pombo, pousando num fio de alta voltagem, não é afetado por esta, porque nenhuma corrente passa através do seu corpo. Se ele tocar dois fios ao mesmo tempo, a corrente o queimará. Quanto maior a voltagem, maior a intensidade de corrente elétrica.

21 Circuito série é aquele cujos componentes estão ligados de tal modo, que permitem um só caminho à passagem da corrente elétrica.

22 Circuito paralelo é aquele em que as cargas estão ligadas diretamente aos condutores da fonte. Dessa maneira, o circuito paralelo permite vários caminhos para a passagem da corrente, sendo cada carga um caminho independente para passagem da corrente elétrica.

23 Circuito misto é aquele que possui os componentes ligados tanto em série como em paralelo. Para os componentes ligados em série, adotar as mesmas características do circuito série e, para componentes ligados em paralelo, adotar as mesmas características do circuito paralelo.

24 Resistência elétrica É uma característica do circuito que faz variar a intensidade da corrente elétrica. Mede a dificuldade que os átomos oferecem à passagem da corrente elétrica. A resistência transforma a energia elétrica em energia térmica. Aplicação prática Chuveiros elétricos, ferro de passar roupa, chapinha de cabelo, forno elétrico, ebulidor,... Maior resistência corrente de baixa intensidade. Unidade de medida: (ohm)

25 Através de atitudes simples podemos economizar energia elétrica em nossas residências: Chuveiro elétrico Limite o tempo de banho e use a chave seletora na posição "verão". Geladeiras Abra a geladeira o menos possível. Não coloque alimentos quentes dentro dela. Mantenha as borrachas de vedação em bom estado. Não utilize a parte de trás do refrigerador para secar roupas. Faça periodicamente o degelo do congelador. Ferro elétrico Procure passar toda a roupa de uma só vez. Comece pelas roupas que exigem temperaturas mais baixas. Se o ferro for automático, use a temperatura indicada para cada tecido. Televisor Não ligue o televisor desnecessariamente, isto é, sem ninguém assistindo. Somente ligue o televisor quando for realmente assistir a um programa. Evite dormir com o televisor ligado. Máquina de lavar, lava-louça e secadora Junte a quantidade máxima de roupa e de louça, para, então, ligar o aparelho. Lâmpadas elétricas Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes. Estas últimas têm maior vida útil e consomem menos energia elétrica por terem menor potência. Sempre apague as lâmpadas que não estiver usando.

26 Choque elétrico É a passagem de corrente elétrica pelo nosso corpo. A gravidade do choque depende da intensidade da corrente elétrica; da duração; da região do corpo afetada.

27 Eletrodomésticos x água Chuveiro elétrico Fios caídos Caminhão caçamba ou guinchoQueimadasConstrução civil

28 Lâmpadas Antena de TV Pipas Não suba em postesPoda ou corte de árvores Instalações elétricas externas

29 Conseqüências do choque no corpo Contrações musculares. Queimaduras. Alteração do funcionamento do coração e dos pulmões. Paralisia temporária do sistema nervoso. Asfixia (ausência de respiração). Alterações na composição do sangue (eletrólise). Anoxia (ausência de oxigênio no sistema respiratório). Anoxemia (falta de oxigênio no sangue) causada pela anoxia. Fibrilação ventricular (o coração deixa de bombear o sangue). Morte aparente (perda dos sentidos causada por anoxia e anoxemia). Fonte:

30 Conteúdo Construindo consciências – 8ª série Fotos e figuras ufrrj.br portalsaofrancisco.com.br Revisão final Reisila Mendes Realização


Carregar ppt "Eletricidade em nossas casas. Eletricidade é um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou em movimento e por sua interação. Há dois."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google