A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eletricidade em nossas casas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eletricidade em nossas casas"— Transcrição da apresentação:

1 Eletricidade em nossas casas

2 Há dois tipos de cargas elétricas – prótons (+) e elétrons (-).
Eletricidade é um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou em movimento e por sua interação. Há dois tipos de cargas elétricas – prótons (+) e elétrons (-).

3 Em alguns tipos de átomos os elétrons são pouco ligados ao núcleo podendo facilmente saltar para outro átomo. Quando estes elétrons se movem de átomo em átomo cria-se uma corrente elétrica.

4 Desta forma em um metal, os  núcleos  (que são fixos) estão imersos numa espécie de nuvem de elétrons (nuvem eletrônica) com os elétrons se movimentando de forma desordenada (em todas as direções). Interior de um metal - nuvem eletrônica  - movimentação caótica 

5 Quando as extremidades do metal  são submetidas a uma tensão (são ligadas a uma pilha por exemplo) o movimento passa a ser ordenado, os elétrons se deslocarão do terminal  negativo para o terminal positivo teremos então uma corrente elétrica  Interior de um metal  submetido a uma tensão elétrica (campo elétrico) - movimentação ordenada (corrente elétrica)

6 Para se obter uma corrente elétrica é preciso um circuito elétrico.
O circuito elétrico pode ser definido como o percurso completo por onde os elétrons podem entrar de um terminal de uma fonte de tensão (gerador), passando através de condutores e componentes, até chegar no terminal oposto da mesma fonte.

7 Os elementos essenciais de um circuito elétrico são:

8 Geradores ou fontes de energia elétrica
Características de uma fonte de energia elétrica: Pólo positivo Pólo negativo

9 converte energia elétrica em outras formas de energia
Condutores Aparelhos converte energia elétrica em outras formas de energia

10 Corrente elétrica convencional
Após a descoberta do elétron, como uma forma de homenagem  aos antigos,  manteve-se o sentido da corrente como se ela  fosse devido ao movimento cargas positivas. Como sabemos que as cargas que se movimentam são realmente elétrons,  chamou-se a esse sentido de convencional. 

11 Corrente elétrica real
Os elétrons em excesso no terminal negativo (pólo negativo)  são "empurrados" para o circuito através do condutor metálico indo para o terminal com falta de elétrons (pólo positivo). 

12 As duas correntes – real e convencional

13 Um exemplo de circuito elétrico

14 Outros elementos que facilitam o uso da eletricidade
Fusível ou disjuntor Protege o circuito, desligando-os automaticamente caso ocorra algum problema.. Interruptor liga e desliga aparelhos com segurança. Boquilha Servem para conectar e trocar facilmente as lâmpadas.

15 Símbolos usados na representação de um circuito
Fonte Interruptor Amperímetro Voltímetro Aparelho Circuito

16 Uma utilização bem diferente e criativa
www. G1.com, acessado em 03/05/ h32 Artista japonês cozinha hot dog com ajuda de corrente elétrica Takahito Kimura diz esquentar a salsicha com ajuda da corrente elétrica. A exibição ocorreu em Kashiwa, subúrbio de Tóquio.

17 O que acontece com a corrente elétrica depois de passar pelo aparelho?
Amperímetro: dispositivo utilizado para medir a corrente elétrica em um ponto do circuito. 0,2A A intensidade da corrente não se altera. 0,2A O valor mínimo de corrente que uma pessoa pode perceber é 1 mA. Com uma corrente de 10 mA, a pessoa perde o controle dos músculos, sendo difícil abrir as mãos para se livrar do contato. O valor mortal está compreendido entre 20 mA e 3 A.

18 100 W 100 W 127 V 220 V Voltagem Potência
Tensão ou diferença de potencial elétrico Indica quanto de energia a fonte é capaz de fornecer para a corrente que passa em seu interior. Unidade de medida: V (volts) Potência Quantidade de energia elétrica que o aparelho converte em trabalho (outras formas de energia) a cada segundo. 100 W 127 V Unidade de medida: W (watt) 100 W 220 V Se conectada a uma tomada de 127V irá fornece uma potência de 100W de energia luminosa e térmica ao ambiente. Se conectada a uma tomada de 200V irá fornece uma potência de 100W de energia luminosa e térmica ao ambiente.

19 A potência do aparelho x o tempo de uso em um mês.
Cálculo do consumo de energia A potência do aparelho x o tempo de uso em um mês. Exemplo: Uma garota usa seu secador de cabelos durante 15 minutos duas vezes por semana. Sabendo que a potência do aparelho é de 850W, encontre o consumo total de energia em kWh no fim do mês. Cálculo: Tempo: 30min/semana x 4 semanas (mês) = 120 min/mês, ou 2 horas. Consumo: 850W X 2 horas = 1700 W ou 1,7 kW. Valor na conta de luz: 1,7kW x 0, = R$ 1,000913

20 É a voltagem ou a corrente que fará mal?
Muitas vezes você vê uma placa dizendo: "Perigo - alta voltagem"; mas alta voltagem, ou altatensão, não lhe causará mal. Alta voltagem pode dar lugar a uma intensa corrente, e esta é que produz o dano. Um pombo, pousando num fio de alta voltagem, não é afetado por esta, porque nenhuma corrente passa através do seu corpo. Se ele tocar dois fios ao mesmo tempo, a corrente o queimará.                                                                  Quanto maior a voltagem, maior a intensidade de corrente elétrica.

21 Circuito série é aquele cujos componentes estão ligados de tal modo, que permitem um só caminho à passagem da corrente elétrica.

22 Circuito paralelo é aquele em que as cargas estão ligadas diretamente aos condutores da fonte. Dessa maneira, o circuito paralelo permite vários caminhos para a passagem da corrente, sendo cada carga um caminho independente para passagem da corrente elétrica.

23 Circuito misto é aquele que possui os componentes ligados tanto em série como em paralelo. Para os componentes ligados em série, adotar as mesmas características do circuito série e, para componentes ligados em paralelo, adotar as mesmas características do circuito paralelo.

24 A resistência transforma a energia elétrica em energia térmica.
Resistência elétrica Unidade de medida: Ω (ohm) É uma característica do circuito que faz variar a intensidade da corrente elétrica. Mede a dificuldade que os átomos oferecem à passagem da corrente elétrica. A resistência transforma a energia elétrica em energia térmica. Aplicação prática Chuveiros elétricos, ferro de passar roupa, chapinha de cabelo, forno elétrico, ebulidor, ... Maior resistência  corrente de baixa intensidade.

25 Através de atitudes simples podemos economizar energia elétrica em nossas residências:
Chuveiro elétrico Limite o tempo de banho e use a chave seletora na posição "verão". Geladeiras Abra a geladeira o menos possível. Não coloque alimentos quentes dentro dela. Mantenha as borrachas de vedação em bom estado. Não utilize a parte de trás do refrigerador para secar roupas. Faça periodicamente o degelo do congelador. Ferro elétrico Procure passar toda a roupa de uma só vez. Comece pelas roupas que exigem temperaturas mais baixas. Se o ferro for automático, use a temperatura indicada para cada tecido. Televisor Não ligue o televisor desnecessariamente, isto é, sem ninguém assistindo. Somente ligue o televisor quando for realmente assistir a um programa. Evite dormir com o televisor ligado. Máquina de lavar, lava-louça e secadora Junte a quantidade máxima de roupa e de louça, para, então, ligar o aparelho. Lâmpadas elétricas Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes. Estas últimas têm maior vida útil e consomem menos energia elétrica por terem menor potência. Sempre apague as lâmpadas que não estiver usando.

26 Choque elétrico É a passagem de corrente elétrica pelo nosso corpo.
A gravidade do choque depende da intensidade da corrente elétrica; da duração; da região do corpo afetada.

27 Caminhão caçamba ou guincho Queimadas Construção civil
Eletrodomésticos x água Chuveiro elétrico Fios caídos

28 Instalações elétricas externas
Lâmpadas Antena de TV Instalações elétricas externas Pipas Não suba em postes Poda ou corte de árvores

29 Conseqüências do choque no corpo
Contrações musculares. Queimaduras. Alteração do funcionamento do coração e dos pulmões. Paralisia temporária do sistema nervoso. Asfixia (ausência de respiração). Alterações na composição do sangue (eletrólise). Anoxia (ausência de oxigênio no sistema respiratório). Anoxemia (falta de oxigênio no sangue) causada pela anoxia. Fibrilação ventricular (o coração deixa de bombear o sangue). Morte aparente (perda dos sentidos causada por anoxia e anoxemia). Fonte:

30 Construindo consciências – 8ª série
Conteúdo Construindo consciências – 8ª série Fotos e figuras ufrrj.br portalsaofrancisco.com.br Revisão final Reisila Mendes Realização


Carregar ppt "Eletricidade em nossas casas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google