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RELATÓRIO DA SITUAÇÃO MUNDIAL DA SEGURANÇA NO TRÂNSITO 2013 APOIANDO UMA DÉCADA DE AÇÃO Brasília, 12 de Agosto de 2013 Roberto Colombo/ Victor Pavarino.

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1 RELATÓRIO DA SITUAÇÃO MUNDIAL DA SEGURANÇA NO TRÂNSITO 2013 APOIANDO UMA DÉCADA DE AÇÃO Brasília, 12 de Agosto de 2013 Roberto Colombo/ Victor Pavarino Unidade Técnica de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental Opas/OMS Brasil

2 C AUSAS PRINCIPALES DE LESÕES RankDisease or Injury 1Ischaemic heart disease 2Cerebrovascular disease 3Lower respiratory infections 4COPD 5Diarrhoeal diseases 6HIV/AIDS 7Tuberculosis 8Trachea, bronchus, lung cancer 9Road traffic injuries 10Prematurity & low-birth weight RankDisease or Injury 1Ischaemic heart disease 2Cerebrovascular disease 3COPD 4Lower respiratory infections 5Road traffic injuries 6Trachea, bronchus, lung cancer 7Diabetes mellitus 8Hypertensive heart disease 9Stomach cancer 10HIV/AIDS

3 O S F ATOS   Tráfego rodoviário HO Malaria WHO 2008  <1 Tuberculosis WHO milhão de pessoas milhões de mortes milhões de feridos  Mortes relacionadas com a Sida

4 A S BASES DAS PREOCUPAÇÕES DA OMS  Estimativas de 1,3 milhão de mortos e 50 milhões de feridos/ano no trânsito no mundo;  Acidentes: 3ª causa de mortes na faixa de anos; 2ª na faixa de 5-14 e 1ª na faixa de 15-29;  Custos entre 1-3% dos PIBs (custo global US$ 518 bi/ano);  Relação como aumento dos índices de motorização dos países em desenvolvimento (com mais desigualdades, limitações infraestruturais e institucionais).

5 A NTECEDENTES D A D ECADA  No dia O Dia Mundial de Saúde de 2004, a OMS lançou Relatório Mundial Sobre Prevenção de Lesões Causadas no Trânsito;  Desde então a OMS vem apoiando o movimento mundial que levou à à 1ª Conferência Ministerial Mundial sobre Segurança no Trânsito, realizada em Moscou, em novembro de 2009.

6 L ANÇAMENTO DA D ÉCADA  Em 11 de maio 2011 a “Década” Instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas foi lançada globalmente;  Governos, sociedade civil, ONGs e empresas em mais de 100 países celebraram lançamento da em vários eventos nacionais e locais.

7 R EDUÇÃO DESEJADA PARA A D ÉCADA : REDUZIR PELA METADE AS MORTES CAUSADAS PELO TRÂNSITO milhões de vidas salvas Aumento projetado caso não haja ações Redução esperada para a Década Mortes no trânsito (Milhões) M ETAS MUNDIAIS DA D ÉCADA DE A ÇÕES PELA S EGURANÇA NO T RÂNSITO

8 C INCO P ILARES BÁSICOS  O Plano de Ações para a “Década” é recomendado a partir de intervenções em Cinco Pilares 1. Gestão da Segurança no Trânsito 2. Infraestrutura Viária Adequada 3. Segurança Veicular 4. Comportamento/Segurança do Usuário 5. Atendimento Pré/Hospitalar/Pós

9 G ESTÃO DA S EGURANÇA NO T RÂNSITO Incrementos de la capacidad institucional Poner en practica las convenciones en materia de segurida vial de UN Establecer una Agencia Lider en materia de Seguridad Vial Desarrollar estrategia nacional de Segurida vial Desarrollar sistemas de datos Safer vehicles Safer road users Post-crash response Gestão da Segurança no Trânsito Infraestrutu ra Viária Adequada

10 I NFRAESTRUTURA V IÁRIA A DEQUADA  Melhora o planejamento, disenho, construccion y gestion de las redes viarias  Evaluar la seuridad de las vias y carreteras de manera regular  Explorar otras formas de transporte e infrastructuras Safer vehicles Safer road users Post-crash response Road safety management Safer roads and mobility

11 S EGURANÇA V EICULAR  Harmonizar estandares globales  Implementar programas de evaluacion de automobiles  Equipar los carros con elementos de seguridad minimos  Promover uso de technologias anticolision  Promover la compra operacion y manutencion de vehiculos mas Segurança Veicular Safer road users Post-crash response Road safety management Safer roads and mobility

12 C OMPORTAMENTO /S EGURANÇA DO U SUÁRIO  Adoptar modelos de legislacion en materia de RS  Mantener o incrementar la aplicacion de la ley de transito  Promover la sensibilizacion por los factores de riesgo  Reducir los accidentes relacionaods con la actividad profesional en carretera  Establecer programas de certificacion de conductores noveles Safer vehicles Comportamento /Segurança do Usuário Post-crash response Safer roads and mobility Road safety management

13 A TENDIMENTO P RÉ /H OSPITALAR /P ÓS  Desenvolver sistemas de tratamento pré-hospitalar  Telefone de emergência único  Rehabilitacion preferencial de los accidentados  Apoio a feridos e enlutados  Estabelecer regimes de seguro  Investigar acidentes e respostas legais Road safety management Safer roads and mobility Safer vehicles Safer road users Atendimento Pré/Hospitalar/ Pós

14 Roberto Colombo / Victor Pavarino Unidade Técnica de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental Setor de Embaixadas Norte - Lote 19 Brasília-DF - CEP: Tel /91503; Cel / / Obrigado!


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