A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Abuso de Poder. Comentário de uma situação de abuso Como podemos observar pela imagem, um homem sentado na sua cadeira fuma, enquanto outro homem lhe.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Abuso de Poder. Comentário de uma situação de abuso Como podemos observar pela imagem, um homem sentado na sua cadeira fuma, enquanto outro homem lhe."— Transcrição da apresentação:

1 Abuso de Poder

2 Comentário de uma situação de abuso Como podemos observar pela imagem, um homem sentado na sua cadeira fuma, enquanto outro homem lhe engraxa os sapatos. Não se encontraria nada de errado, se não fosse o facto de estes dois estarem a vestir fatos tipicamente de escritório e de o senhor que fuma estar a largar as beatas na cabeça daquele que lhe limpa os sapatos.

3 abuso de poder É nisto que o abuso de poder se baseia: no aproveitamento excessivo de uma posição mais elevada para benefício corrupto através de outrem. Neste caso, o indivíduo sentado não deveria obrigar o seu empregado a limpar o seu calçado, pois não é essa a sua função. Este facto é ainda agravado por o superior depositar os seus cigarros na cabeça daquele que lhe engraxa os sapatos, o que representa, já por si, um abuso físico e moral. De facto, o abuso de poder é maioritariamente observado em locais de trabalho.

4 Abuso de poder no trabalho Muitas vezes, o empregador impõe uma chantagem a alguém de posição mais baixa para concretizar a sua satisfação. O despedimento e a redução de salário são as estratégias mais utilizadas.

5 O abuso de poder estende-se para além do seio laboral: a cor da pele (a escravatura), a religião (judeus para trabalhos forçados), a classe social (pobre ou classe média) ou característica física. O abuso de poder baseia-se, assim, na ameaça e chantagem, de acordo com a superioridade de uma determinada hierarquia ou função, isto é, muitas vezes a função, trabalho ou profissão.

6 Prova disso, são os inúmeros casos de abuso por parte de agentes de autoridade. As funções impostas às vítimas podem abranger simples favores, como a compra de um jornal, favores ou satisfações sexuais, até crimes; o mandatário tem sempre em atenção se a vítima tem hipótese de ripostar ou contestar.

7 Formação Cívica Professora Sílvia Silva Trabalho realizado por : o Daniela Guerreiro, nº7 o Gonçalo Agostinho, nº9 o Nídia Lester, nº20 9ºA Tu podes ser a próxima vítima. Diz n nn não ao A AA Abuso de Poder!!


Carregar ppt "Abuso de Poder. Comentário de uma situação de abuso Como podemos observar pela imagem, um homem sentado na sua cadeira fuma, enquanto outro homem lhe."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google