A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Programa de Formação Continuada Mídias na Educação Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA Silvana Estedile – Resumo: O uso do jornal em sala de aula como instrumento para desenvolver e ampliar a compreensão de leitura e da escrita pode promover a formação do aluno em diferentes situações de aprendizagem. Diante disso, este artigo objetiva analisar a contribuição do jornal escolar e internet na promoção de desenvolvimento das competências de Leitura/Interpretação/Escrita/Pesquisa. Realizou-se a pesquisa bibliográfica e estudo de campo numa escola de rede pública estadual, na cidade de Alto Paraíso/RO. Os principais resultados obtidos apontam que a produção de um jornal na escola (disponível em: propicia desde o trabalho com o letramento do aluno, por meio da escrita – e leitura – de textos por eles mesmos produzidos, até a sua formação crítica e cidadã, fazendo do processo de aprendizagem algo muito mais significativo. Palavras-chave: Mídias; Oralidade; Escrita; Jornal escolar. PESQUISA-AÇÃO (Oliveira, 1981,) Período 05 a 20/07/ C.H. 12h. Sujeitos da pesquisa: professores e alunos do 1º ano ensino médio E.E.E.F.M. Questionário semi-aberto, professores e alunos. Verificação dos temas de interesse comum a serem publicados no jornal Questionários abertos aplicados aos docentes que atuaram no projeto com o intuito de investigar a utilidade do mesmo para a educação escolar Questionário fechado, 40 alunos do 1º ano do ensino médio, verificar a experiência nos contextos Jornal e Informática na Escola Alunos foram divididos em grupos para a distribuição dos temas Oficina de software: Navegadores, aplicativos on-line freeware Minicurso de diagramação e tratamento de imagem no LIE, com auxilio de Amigos da Escola AVALIAÇÃO foi a produção de uma EDIÇÃO ESPECIAL DO JORNAL ESCOLAR FINALIDADE OBJETIVO ESPECÍFICO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA Realizar sequência didática com atividades de leitura e escrita, através de materiais digitais e impressos. AUTORAÇÃO Capacitar alunos para produção de textos jornalísticos que serão publicados no jornal da escola. Fluxograma sintético de procedimentos metodológicos Edição Especial do Jornal Escolar – Alunos em ação Conclusão A produção do jornal na escola propicia desde o trabalho com o letramento do aluno, por meio da escrita – e leitura – de textos por eles mesmos produzidos, até a sua formação crítica e cidadã, fazendo do processo de aprendizagem algo muito mais significativo e situado, pois, reside no jornal escolar um recurso precioso, que por sua amplidão, flexibilidade e criatividade, torna o processo de ensino-aprendizagem mais rico, dinâmico e participativo.


Carregar ppt "UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google