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APRESENTAÇÃO APIMEC-SP
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REUNIÃO COM ANALISTAS E INVESTIDORES
REUNIÃO COM ANALISTAS E INVESTIDORES Apresentação: Sr. José Rubens de La Rosa Sr. Carlos Zignani Sr. José Antonio Valiati Sr. João Luiz Borsoi São Paulo - 05 de agosto de 2004.
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AGENDA Parte I - Visão Geral Parte II - Visão Setorial Parte III - Desempenho Operacional Parte IV - Desempenho das Ações Parte V - Perspectivas
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Parte I: VISÃO GERAL
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A EMPRESA
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ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO Tecnologia Linha completa de produtos;
Design próprio; Processos/sistemas produtivos. Comercialização/Logística Presença Global: diversificação de mercados; Produtos customizados. Custos competitivos Verticalização; Recursos humanos/treinamento; Economias de escala. 6
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Governança Corporativa Nível II Tag along
Rentabilidade Geração de valor Governança Corporativa Nível II Tag along Direito de voto aos preferencialistas Câmara de arbitragem Resultados: últimos 4 anos (1999/2003) Aumento receitas: 2,8 vezes Aumento produção: 2,2 vezes Aumento resultados: 8,0 vezes Valorização da ação: 4,4 vezes 7
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ESTRUTURA NO MUNDO Fundação agosto de 1949
Localização Caxias do Sul - RS Área construída total m² Área total m² Capacidade de produção (Brasil) un/dia Capacidade de produção (todo o grupo) un/dia Colaboradores Representantes de vendas Brasil 25 Exterior 32 Volare 64 Caxias do Sul 8
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ESTRUTURA CORPORATIVA
MARCOPOLO Portugal POLOPLAST México POLOMEX México MARCOPOLO Colômbia CIFERAL S.A Duque de Caxias - RJ MVC Duque de Caxias - RJ MARCOPOLO África do Sul MVC São José dos Pinhais- PR MVC CAXIAS DO SUL Unidade: Caxias do Sul - RS MVC Catalão - GO MARCOPOLO S.A. Unidades: Ana Rech e Planalto Caxias do Sul – RS MARCOPOLO Argentina 9
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HISTÓRIA
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Exportação de know-how para Venezuela
HISTÓRIA DA EMPRESA Adesão ao Nível 2 da Bovespa 1949 1961 1971 2004 Fundação da empresa 2002 Primeira exportação Exportação de know-how para Venezuela 11
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PRINCIPAIS PRODUTOS POR FÁBRICA NO BRASIL
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MARCOPOLO - UNIDADE ANA RECH
CAXIAS DO SUL/RS - BRASIL 13
14
TORINO VIALE VIALE HI 14
15
GRAN VIALE GRAN VIALE ARTICULADO TROLLEYBUS 15
16
TORINO ARTICULADO VIALE ARTICULADO 16
17
TORINO BIARTICULADO VIALE BIARTICULADO 17
18
VIALE HI 18
19
ALLEGRO ANDARE CLASS 19
20
VIAGGIO 1050 PARADISO 1200 20
21
PARADISO 1350 PARADISO 1550 LD PARADISO 1800 DD 21
22
MARCOPOLO - UNIDADE PLANALTO
CAXIAS DO SUL/RS - BRASIL 22
23
VOLARE 23
24
VOLARE A5 VOLARE A6 24
25
VOLARE A8 VOLARE W8 25
26
SENIOR - EXECUTIVO SENIOR - TURISMO SENIOR - LOTAÇÃO SENIOR - URBANO
26
27
CIFERAL INDÚSTRIA DE ÔNIBUS LTDA.
DUQUE DE CAXIAS/RJ - BRASIL 27
28
VICINO XL FRATELLO XL 28 CITMAX
29
MINIMAX 29
30
TORINO VIALE TURQUESA 30
32
MVC - FÁBRICAS São José dos Pinhais/PR - Brasil Catalão/GO - Brasil
Xerém/RJ - Brasil Caxias do Sul/RS - Brasil Monterrey - México 32
33
PROCESSO VACUUM FORMING
Pára-choques / defletores Tomadas de ar Peças internas da cabine Painéis 33
34
PROCESSO VACUUM FORMING
Carenagens para caixas eletrônicas Pára-lamas Painéis 34 Telefones públicos
35
PROCESSO FIBERPRINT Paradas de ônibus Lâminas em fibra de vidro 35
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PROCESSO RTM Calha de ar condicionado Móveis para postos de gasolina
Peças frontais Escadas 36
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PUBLICIDADE 37
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COMPONENTES PARA REFRIGERADOR DOMÉSTICO
38
39
COMPONENTES PARA MÁQUINAS AGRÍCOLAS
39
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CASA PRÁTICA MVC Tamanhos: 36 m2, 42 m2, 63 m2 40
41
INTERIORES DA CASA PRÁTICA
41
42
INTERIORES DA CASA PRÁTICA
42
43
PRINCIPAIS PRODUTOS POR FÁBRICA NO EXTERIOR
44
MARCOPOLO INDÚSTRIA DE CARROÇARIAS S.A.
1991 COIMBRA - PORTUGAL 44
45
ALLEGRO K ALLEGRO SE 45
46
VIAGGIO 350 VIAGGIO 330 46
47
VIALE VIAGGIO 370 47
48
SENIOR ANDARE CLASS 48
49
MARCOPOLO LATINOAMÉRICA S.A.
1997 RIO CUARTO - CÓRDOBA - ARGENTINA 49
50
TORINO VIALE SENIOR 50 SENIOR
51
POLOMEX S.A. DE C.V. 1999 MONTERREY - MÉXICO 51
52
MP 120 MP 105 MP 180 DD MP 155 LD 52
53
MULTEGO ANDARE ALLEGRO ANDARE GV 53
54
BOXER TORINO MIDIBUS 54
55
TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Jul/00 CHANGZHOU - CHINA 55
56
VIALE LOW ENTRY SENIOR PARADISO 1200 HD 56
57
MARCOPOLO SOUTH AFRICA (PTY) LTD.
JOHANNESBURG - ÁFRICA DO SUL 57
58
TORINO ANDARE CLASS VIALE DD 58
59
SUPERPOLO S.A. Dez/01 BOGOTÁ - COLÔMBIA 59
60
TEMPLE LISTO SENIOR 60
61
VIALE T ANDARE CLASS GRAN VIALE ARTICULADO VIALE ARTICULADO 61
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VANTAGENS COMPETITIVAS
63
Maior fabricante de ônibus do mundo;
Líder no Brasil com + de 50% de mercado; Marca reconhecida na indústria mundial de ônibus; Desenvolve tecnologia própria em produtos e manufatura (processos); Ampla linha de produtos; Flexibilidade e customização; 63
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Capacidade de produzir grandes volumes (escala);
Fidelização de clientes; Capacidade e experiência na formação de alianças e associações no mundo; Visão empresarial e gestão profissionalizada; Produtividade; Verticalização; Solidez financeira e acesso ao mercado de capitais. 64
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TIPOS DE OPERAÇÃO
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CBU (Completely Built Unit) Veículo completo (carroceria e chassi)
PKD (Partialy Knocked Down) Carroceria totalmente montada, porém sem chassi 66
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SKD (Semi Knocked Down) Carroceria montada parcialmente
CKD (Completely Knocked Down) Carroceria completamente desmontada, sem chassi 67
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Parte II: VISÃO SETORIAL
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DEMANDA DO MERCADO MUNDIAL
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A produção é de aproximadamente 210 mil unidades/ano;
Indústria pulverizada: grande número de pequenos fabricantes; O crescimento da demanda está concentrada em regiões: em desenvolvimento; com alta densidade demográfica. Mercados de primeiro mundo apresentam indústria madura; Ex: EUA, Europa. Regiões com forte crescimento populacional tendem a demandar transporte coletivo Ex: China, Índia, Rússia, Paquistão, Tailândia, Indonésia; Movimentos de renovação de frota são grandes impulsionadores de demanda. Ex: América Latina, Oriente Médio e África do Sul. 70
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MERCADO MUNDIAL DE ÔNIBUS
EUROPA ORIENTAL E ÍNDIA 2000 = 2010 = (UNIÃO EUROPÉIA) EUROPA OCIDENTAL 2000 = 2010 = E.U.A / CANADÁ 2000 = 2010 = COREA DO SUL 2000 = 2010 = JAPÃO 2000 = 7.000 2010 = 6.000 MÉXICO 2000 = 2010 = SUDESTE ÁSIA (FAR EAST) 2000 = 2010 = CHINA 2000 = 2010 = AMÉRICA CENTRAL E SUL / CARIBE 2000 = 2010 = ÁFRICA 2000 = 2.000 2010 = 5.000 AUSTRÁLIA E PACÍFICO 2000 = 1.000 2010 = 2.000 R E S U M O = = Marcopolo tem 6,5% mercado Mundial 71
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MARCOPOLO: PRESENÇA MUNDIAL E DESEMPENHO
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MERCADOS: PRESENÇA MUNDIAL
73
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PRODUÇÃO BRASILEIRA DE CARROCERIAS/ÔNIBUS
(em mil unidades) A produção tem se mantido estável em torno de 20 mil unidades anuais. 12.0 Fonte: Fabus, Simefre, Banco Pactual. 2º TRIMESTRE 1º TRIMESTRE 74
75
PARTICIPAÇÃO NA PRODUÇÃO BRASILEIRA (em %)
Compra da Ciferal Fonte: Fabus, Simefre, Banco Pactual. 75
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DESEMPENHO OPERACIONAL
Parte III: DESEMPENHO OPERACIONAL
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MARCOPOLO - PRODUÇÃO MUNDIAL (em UF´s)
CAGR: 9,1% (do triênio) 15.500 2º TRIMESTRE 1º TRIMESTRE 13,7% 2S04 7.932 7.102 6.976 1S04 (1) (1) E = ESTIMATIVA PARA O ANO DE 2004. CAGR = COMPOUNDED AVERAGE GROWING RATE. 77
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RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA (em R$ milhões) E RELAÇÃO BRASIL E MERCADO EXTERNO (%)
CAGR: 10,4% (do triênio) 1.481,6 1.450,0 TOTAL 1.288,5 1.056,6 ME = MERCADO EXTERNO 27,9% ME 736,7 578,1 576,1 MI = MERCADO INTERNO MI (1) (1) E = ESTIMATIVA PARA O ANO DE 2004. CAGR = COMPOUNDED AVERAGE GROWING RATE. 78
79
LUCRO BRUTO CONSOLIDADO (em R$ milhões)
20,2% 79
80
EBITDA - BASE CAIXA (em R$ milhões)
8,8% 80
81
EBITDA - OPERACIONAL (em R$ milhões)
75,5% 81
82
LUCRO LÍQUIDO E ROE Anualizado 7,2% 5,0% 5,9% 10,8% 10,4% 82
83
ENDIVIDAMENTO FINANCEIRO LÍQUIDO (em R$ milhões)
11,9% 83
84
INVESTIMENTOS (em R$ milhões)
50,0 2º TRIMESTRE 1º TRIMESTRE 42,4% 26,2 18,4 17,7 (1) (1) E = ESTIMATIVA PARA O ANO DE 2004. 84
85
DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS (em milhões de reais) - Legislação Societária
CONSOLIDADO 85
86
BALANÇO PATRIMONIAL (em reais mil) - Legislação Societária
CONSOLIDADO 86
87
Parte IV: DESEMPENHO DAS AÇÕES
88
DISTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES ORDINÁRIAS
Controladores: 88
89
DISTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES PREFERENCIAIS
Controladores: 89
90
DESEMPENHO DAS AÇÕES POMO4 1998 1S04 % R$ 1,10 R$ 5,60 409,1
Preço das Ações Preferenciais R$ 1,10 R$ 5,60 409,1 409,1% 211,7% 90
91
DIVIDENDOS/JUROS S/CAPITAL PRÓPRIO (em R$ milhões)
PAYOUT MÉDIO: 44,4% 91
92
Propostas para aumento da liquidez e valorização das ações
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Parte V: PERSPECTIVAS
94
CENÁRIOS PARA 2º SEMESTRE 2004
95
RECEITA LÍQUIDA (em milhões de reais)
CAGR: 10,4% (do triênio) 1.450,0 (1) (1) E = ESTIMATIVA PARA O ANO DE 2004. CÂMBIO = ESTIMATIVA FINAL ANO - R$ 3,10 CAGR = COMPOUNDED AVERAGE GROWING RATE. 95
96
RECEITA LÍQUIDA (em milhões de reais)
(1) (1) (1) E = ESTIMATIVA PARA 2004. CÂMBIO = ESTIMATIVA FINAL ANO - R$ 3,10 96
97
PRODUÇÃO (em UF’s) 15.500 CAGR: 9,1% (do triênio) 97 (1)
(1) E = ESTIMATIVA PARA O ANO DE 2004. CAGR = COMPOUNDED AVERAGE GROWING RATE. 97
98
PRODUÇÃO (em UF’s) (1) (1) (1) E = ESTIMATIVA PARA 2004. 98
99
CENÁRIOS REGIONAIS
100
Mercosul - Brasil/Chile Argentina/Bolívia Uruguai/Paraguai
Nafta México/Caribe Mercosul Brasil/Chile Argentina/Bolívia Uruguai/Paraguai Pacto Andino Colômbia/Peru/Equador Venezuela/Panamá África do Sul Oriente Médio Europa Brasil 100
101
ESTRATÉGIAS
102
Duplicar as operações em 5 anos Criação de unidades de negócios
Negócio Ônibus Negócio LCV Negócio Peças e Componentes Negócio MVC/Plásticos - Casa Prática Negócio Serviços Financeiros Internacionalização Crescimento das unidades existentes Outras operações no exterior 102
103
RELAÇÕES COM INVESTIDORES
Diretor de Relações com Investidores Sr. Carlos Zignani Fone: (55.54) Gerente de Relações com Investidores Sr. João Luiz Borsoi Fone: (55.54) 103
104
Agradecemos a presença de todos.
105
Observações: Esta apresentação contém informações futuras. Tais informações não são apenas fatos históricos, mas refletem os desejos e as expectativas da administração da Companhia. As palavras antecipa, deseja, espera, prevê, pretende, planeja, prediz, projeta, almeja e similares, pretendem identificar afirmações que, necessariamente, envolvem riscos previsíveis e imprevisíveis. Riscos previsíveis incluem incertezas, que não são limitadas ao impacto da competitividade dos preços e serviços, aceitação dos serviços no mercado, transições de serviço da Companhia e seus competidores, aprovação regulamentar, moeda, flutuação da moeda, mudanças no mix de serviços oferecidos e outros riscos descritos nos relatórios da Companhia. Esta apresentação está atualizada até a presente data e a Marcopolo não se obriga a atualizá-la mediante novas informações e/ou acontecimentos futuros.
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