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APRESENTAÇÃO APIMEC-SP. São Paulo - 05 de agosto de 2004. REUNIÃO COM ANALISTAS E INVESTIDORES Apresentação: Sr. José Rubens de La Rosa Sr. Carlos Zignani.

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1 APRESENTAÇÃO APIMEC-SP

2 São Paulo - 05 de agosto de REUNIÃO COM ANALISTAS E INVESTIDORES Apresentação: Sr. José Rubens de La Rosa Sr. Carlos Zignani Sr. José Antonio Valiati Sr. João Luiz Borsoi

3 AGENDA Parte I- Visão Geral Parte II- Visão Setorial Parte III- Desempenho Operacional Parte IV- Desempenho das Ações Parte V- Perspectivas

4 Parte I: VISÃO GERAL

5 A EMPRESA

6 Tecnologia Linha completa de produtos; Design próprio; Processos/sistemas produtivos. Comercialização/Logística Presença Global: diversificação de mercados; Produtos customizados. Custos competitivos Verticalização; Recursos humanos/treinamento; Economias de escala. ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO 6

7 Rentabilidade Geração de valor Governança Corporativa Nível II Tag along Direito de voto aos preferencialistas Câmara de arbitragem Resultados: últimos 4 anos (1999/2003) Aumento receitas: 2,8 vezes Aumento produção: 2,2 vezes Aumento resultados: 8,0 vezes Valorização da ação: 4,4 vezes 7

8 ESTRUTURA NO MUNDO Caxias do Sul 8 Fundação agosto de 1949 Localização Caxias do Sul - RS Área construída total m ² Área total m ² Capacidade de produção (Brasil) 70 un/dia Capacidade de produção (todo o grupo) 110 un/dia Colaboradores Representantes de vendas Brasil 25 Exterior 32 Volare 64

9 ESTRUTURA CORPORATIVA MARCOPOLO S.A. Unidades: Ana Rech e Planalto Caxias do Sul – RS CIFERAL S.A Duque de Caxias - RJ MARCOPOLO Portugal POLOMEX México MVC São José dos Pinhais- PR MARCOPOLO África do Sul MARCOPOLO Argentina MARCOPOLO Colômbia POLOPLAST México MVC CAXIAS DO SUL Unidade: Caxias do Sul - RS MVC Duque de Caxias - RJ MVC Catalão - GO 9

10 HISTÓRIA

11 HISTÓRIA DA EMPRESA Fundação da empresa Primeira exportação 1971 Exportação de know-how para Venezuela 2002 Adesão ao Nível 2 da Bovespa

12 PRINCIPAIS PRODUTOS POR FÁBRICA NO BRASIL

13 MARCOPOLO - UNIDADE ANA RECH CAXIAS DO SUL/RS - BRASIL 13

14 TORINO VIALE VIALE HI 14

15 GRAN VIALE ARTICULADO GRAN VIALE TROLLEYBUS 15

16 TORINO ARTICULADO VIALE ARTICULADO 16

17 TORINO BIARTICULADO VIALE BIARTICULADO 17

18 VIALE HI 18

19 ALLEGRO ANDARE CLASS 19

20 VIAGGIO 1050 PARADISO

21 PARADISO 1550 LD PARADISO 1350 PARADISO 1800 DD 21

22 CAXIAS DO SUL/RS - BRASIL MARCOPOLO - UNIDADE PLANALTO 22

23 VOLARE 23

24 VOLARE A5 VOLARE A6 24

25 VOLARE A8 VOLARE W8 25

26 SENIOR - TURISMO SENIOR - EXECUTIVO SENIOR - URBANO SENIOR - LOTAÇÃO 26

27 CIFERAL INDÚSTRIA DE ÔNIBUS LTDA. DUQUE DE CAXIAS/RJ - BRASIL 27

28 FRATELLO XLVICINO XL CITMAX 28

29 MINI MAX 29

30 TORINO VIALE TURQUESA 30

31

32 MVC - FÁBRICAS São José dos Pinhais/PR - Brasil Xerém/RJ - Brasil Catalão/GO - Brasil Monterrey - MéxicoCaxias do Sul/RS - Brasil 32

33 Peças internas da cabine Painéis Tomadas de ar Pára-choques / defletores PROCESSO VACUUM FORMING 33

34 Carenagens para caixas eletrônicas PROCESSO VACUUM FORMING Painéis Pára-lamas Telefones públicos 34

35 Paradas de ônibus PROCESSO FIBERPRINT Lâminas em fibra de vidro 35

36 Calha de ar condicionado PROCESSO RTM Móveis para postos de gasolina Peças frontais Escadas 36

37 PUBLICIDADE 37

38 COMPONENTES PARA REFRIGERADOR DOMÉSTICO 38

39 COMPONENTES PARA MÁQUINAS AGRÍCOLAS 39

40 CASA PRÁTICA MVC Tamanhos: 36 m 2, 42 m 2, 63 m 2 40

41 INTERIORES DA CASA PRÁTICA 41

42 INTERIORES DA CASA PRÁTICA 42

43 PRINCIPAIS PRODUTOS POR FÁBRICA NO EXTERIOR

44 MARCOPOLO INDÚSTRIA DE CARROÇARIAS S.A. COIMBRA - PORTUGAL

45 ALLEGRO SE ALLEGRO K 45

46 VIAGGIO 330 VIAGGIO

47 VIAGGIO 370 VIALE 47

48 ANDARE CLASS SENIOR 48

49 MARCOPOLO LATINOAMÉRICA S.A. RIO CUARTO - CÓRDOBA - ARGENTINA

50 VIALE TORINO SENIOR SENIOR 50

51 POLOMEX S.A. DE C.V. MONTERREY - MÉXICO

52 MP 120 MP 105 MP 155 LD MP 180 DD 52

53 MULTEGO ANDARE ANDARE GV ALLEGRO 53

54 BOXER TORINO MIDIBUS 54

55 TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA CHANGZHOU - CHINA Jul/00 55

56 PARADISO 1200 HD VIALE LOW ENTRY SENIOR 56

57 MARCOPOLO SOUTH AFRICA (PTY) LTD. JOHANNESBURG - ÁFRICA DO SUL Out/01 57

58 TORINO ANDARE CLASS VIALE DD 58

59 SUPERPOLO S.A. BOGOTÁ - COLÔMBIA Dez/01 59

60 TEMPLE LISTO SENIOR 60

61 VIALE T ANDARE CLASS GRAN VIALE ARTICULADO VIALE ARTICULADO 61

62 VANTAGENS COMPETITIVAS

63 Maior fabricante de ônibus do mundo; Líder no Brasil com + de 50% de mercado; Marca reconhecida na indústria mundial de ônibus; Desenvolve tecnologia própria em produtos e manufatura (processos); Ampla linha de produtos; Flexibilidade e customização; 63

64 Capacidade de produzir grandes volumes (escala); Fidelização de clientes; Capacidade e experiência na formação de alianças e associações no mundo; Visão empresarial e gestão profissionalizada; Produtividade; Verticalização; Solidez financeira e acesso ao mercado de capitais. 64

65 TIPOS DE OPERAÇÃO

66 CBU (Completely Built Unit) Veículo completo (carroceria e chassi) PKD (Partialy Knocked Down) Carroceria totalmente montada, porém sem chassi 66

67 SKD (Semi Knocked Down) Carroceria montada parcialmente CKD (Completely Knocked Down) Carroceria completamente desmontada, sem chassi 67

68 Parte II: VISÃO SETORIAL

69 DEMANDA DO MERCADO MUNDIAL

70 A produção é de aproximadamente 210 mil unidades/ano; Indústria pulverizada: grande número de pequenos fabricantes; O crescimento da demanda está concentrada em regiões: em desenvolvimento; com alta densidade demográfica. Mercados de primeiro mundo apresentam indústria madura; Ex: EUA, Europa. Regiões com forte crescimento populacional tendem a demandar transporte coletivo. Ex: China, Índia, Rússia, Paquistão, Tailândia, Indonésia; Movimentos de renovação de frota são grandes impulsionadores de demanda. Ex: América Latina, Oriente Médio e África do Sul. 70

71 MERCADO MUNDIAL DE ÔNIBUS (UNIÃO EUROPÉIA) EUROPA OCIDENTAL 2000 = = AUSTRÁLIA E PACÍFICO 2000 = = E.U.A / CANADÁ 2000 = = MÉXICO 2000 = = CHINA 2000 = = COREA DO SUL 2000 = = JAPÃO 2000 = = AMÉRICA CENTRAL E SUL / CARIBE 2000 = = EUROPA ORIENTAL E ÍNDIA 2000 = = R E S U M O 2000 = = Marcopolo tem 6,5% mercado Mundial ÁFRICA 2000 = = SUDESTE ÁSIA (FAR EAST) 2000 = =

72 MARCOPOLO: PRESENÇA MUNDIAL E DESEMPENHO

73 MERCADOS: PRESENÇA MUNDIAL 73

74 PRODUÇÃO BRASILEIRA DE CARROCERIAS/ÔNIBUS (em mil unidades) A produção tem se mantido estável em torno de 20 mil unidades anuais. Fonte: Fabus, Simefre, Banco Pactual. 2º TRIMESTRE 1º TRIMESTRE

75 PARTICIPAÇÃO NA PRODUÇÃO BRASILEIRA (em %) Fonte: Fabus, Simefre, Banco Pactual. Compra da Ciferal 75

76 Parte III: DESEMPENHO OPERACIONAL

77 (1) E = ESTIMATIVA PARA O ANO DE (1) 13,7% S04 2S04 MARCOPOLO - PRODUÇÃO MUNDIAL (em UF´s) CAGR: 9,1% (do triênio) CAGR = COMPOUNDED AVERAGE GROWING RATE º TRIMESTRE 1º TRIMESTRE 77

78 1.056, , ,5 576,1 736, ,0 TOTAL ME = MERCADO EXTERNO MI = MERCADO INTERNO (1) RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA (em R$ milhões) E RELAÇÃO BRASIL E MERCADO EXTERNO (%) 27,9% MI ME CAGR: 10,4% (do triênio) (1) E = ESTIMATIVA PARA O ANO DE CAGR = COMPOUNDED AVERAGE GROWING RATE ,1

79 20,2% LUCRO BRUTO CONSOLIDADO (em R$ milhões) 79

80 EBITDA - BASE CAIXA (em R$ milhões) 8,8% 80

81 EBITDA - OPERACIONAL (em R$ milhões) 75,5% 81

82 LUCRO LÍQUIDO E ROE 7,2% 10,4% Anualizado 10,8% 82 5,9%5,0%

83 ENDIVIDAMENTO FINANCEIRO LÍQUIDO (em R$ milhões) 11,9% 83

84 50,0 INVESTIMENTOS (em R$ milhões) (1) E = ESTIMATIVA PARA O ANO DE ,7 18,4 26,2 2º TRIMESTRE 1º TRIMESTRE (1) 84 42,4%

85 DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS (em milhões de reais) - Legislação Societária CONSOLIDADO 85

86 BALANÇO PATRIMONIAL (em reais mil) - Legislação Societária CONSOLIDADO 86

87 Parte IV: DESEMPENHO DAS AÇÕES

88 DISTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES ORDINÁRIAS Controladores: 88

89 DISTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES PREFERENCIAIS Controladores: 89

90 POMO S04 % Preço das Ações Preferenciais R$ 1,10R$ 5,60409,1 211,7% 409,1% DESEMPENHO DAS AÇÕES 90

91 DIVIDENDOS/JUROS S/CAPITAL PRÓPRIO (em R$ milhões) PAYOUT MÉDIO: 44,4% 91

92 Propostas para aumento da liquidez e valorização das ações

93 Parte V: PERSPECTIVAS

94 CENÁRIOS PARA 2º SEMESTRE 2004

95 RECEITA LÍQUIDA (em milhões de reais) CÂMBIO = ESTIMATIVA FINAL ANO - R$ 3, ,0 (1) (1) E = ESTIMATIVA PARA O ANO DE CAGR: 10,4% (do triênio) CAGR = COMPOUNDED AVERAGE GROWING RATE.

96 (1) RECEITA LÍQUIDA (em milhões de reais) CÂMBIO = ESTIMATIVA FINAL ANO - R$ 3,10 (1) E = ESTIMATIVA PARA

97 PRODUÇÃO (em UFs) (1) E = ESTIMATIVA PARA O ANO DE (1) CAGR = COMPOUNDED AVERAGE GROWING RATE. CAGR: 9,1% (do triênio) 97

98 (1) PRODUÇÃO (em UFs) (1) E = ESTIMATIVA PARA

99 CENÁRIOS REGIONAIS

100 Nafta -México/Caribe Mercosul -Brasil/Chile Argentina/Bolívia Uruguai/Paraguai Pacto Andino - Colômbia/Peru/Equador Venezuela/Panamá África do Sul Oriente Médio Europa Brasil 100

101 ESTRATÉGIAS

102 Duplicar as operações em 5 anos Criação de unidades de negócios Negócio Ônibus Negócio LCV Negócio Peças e Componentes Negócio MVC /Plásticos - Casa Prática Negócio Serviços Financeiros Internacionalização Crescimento das unidades existentes Outras operações no exterior 102

103 RELAÇÕES COM INVESTIDORES Diretor de Relações com Investidores Sr. Carlos Zignani Fone: (55.54) Gerente de Relações com Investidores Sr. João Luiz Borsoi Fone: (55.54)

104 Agradecemos a presença de todos.

105 Observações: Esta apresentação contém informações futuras. Tais informações não são apenas fatos históricos, mas refletem os desejos e as expectativas da administração da Companhia. As palavras antecipa, deseja, espera, prevê, pretende, planeja, prediz, projeta, almeja e similares, pretendem identificar afirmações que, necessariamente, envolvem riscos previsíveis e imprevisíveis. Riscos previsíveis incluem incertezas, que não são limitadas ao impacto da competitividade dos preços e serviços, aceitação dos serviços no mercado, transições de serviço da Companhia e seus competidores, aprovação regulamentar, moeda, flutuação da moeda, mudanças no mix de serviços oferecidos e outros riscos descritos nos relatórios da Companhia. Esta apresentação está atualizada até a presente data e a Marcopolo não se obriga a atualizá-la mediante novas informações e/ou acontecimentos futuros.

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