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APRESENTAÇÃO APIMEC-SP

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Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO APIMEC-SP"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO APIMEC-SP

2 REUNIÃO COM ANALISTAS E INVESTIDORES
                REUNIÃO COM ANALISTAS E INVESTIDORES Apresentação: Sr. José Rubens de La Rosa Sr. Carlos Zignani Sr. José Antonio Valiati Sr. João Luiz Borsoi São Paulo - 05 de agosto de 2004.

3 AGENDA Parte I - Visão Geral Parte II - Visão Setorial Parte III - Desempenho Operacional Parte IV - Desempenho das Ações Parte V - Perspectivas

4 Parte I: VISÃO GERAL

5 A EMPRESA

6 ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO Tecnologia Linha completa de produtos;
Design próprio; Processos/sistemas produtivos. Comercialização/Logística Presença Global: diversificação de mercados; Produtos customizados. Custos competitivos Verticalização; Recursos humanos/treinamento; Economias de escala. 6

7 Governança Corporativa Nível II Tag along
Rentabilidade Geração de valor Governança Corporativa Nível II Tag along Direito de voto aos preferencialistas Câmara de arbitragem Resultados: últimos 4 anos (1999/2003) Aumento receitas: 2,8 vezes Aumento produção: 2,2 vezes Aumento resultados: 8,0 vezes Valorização da ação: 4,4 vezes 7

8 ESTRUTURA NO MUNDO Fundação agosto de 1949
Localização Caxias do Sul - RS Área construída total m² Área total m² Capacidade de produção (Brasil) un/dia Capacidade de produção (todo o grupo) un/dia Colaboradores Representantes de vendas Brasil 25 Exterior 32 Volare 64 Caxias do Sul 8

9 ESTRUTURA CORPORATIVA
MARCOPOLO Portugal POLOPLAST México POLOMEX México MARCOPOLO Colômbia CIFERAL S.A Duque de Caxias - RJ MVC Duque de Caxias - RJ MARCOPOLO África do Sul MVC São José dos Pinhais- PR MVC CAXIAS DO SUL Unidade: Caxias do Sul - RS MVC Catalão - GO MARCOPOLO S.A. Unidades: Ana Rech e Planalto Caxias do Sul – RS MARCOPOLO Argentina 9

10 HISTÓRIA

11 Exportação de know-how para Venezuela
HISTÓRIA DA EMPRESA Adesão ao Nível 2 da Bovespa 1949 1961 1971 2004 Fundação da empresa 2002 Primeira exportação Exportação de know-how para Venezuela 11

12 PRINCIPAIS PRODUTOS POR FÁBRICA NO BRASIL

13 MARCOPOLO - UNIDADE ANA RECH
CAXIAS DO SUL/RS - BRASIL 13

14 TORINO VIALE VIALE HI 14

15 GRAN VIALE GRAN VIALE ARTICULADO TROLLEYBUS 15

16 TORINO ARTICULADO VIALE ARTICULADO 16

17 TORINO BIARTICULADO VIALE BIARTICULADO 17

18 VIALE HI 18

19 ALLEGRO ANDARE CLASS 19

20 VIAGGIO 1050 PARADISO 1200 20

21 PARADISO 1350 PARADISO 1550 LD PARADISO 1800 DD 21

22 MARCOPOLO - UNIDADE PLANALTO
CAXIAS DO SUL/RS - BRASIL 22

23 VOLARE 23

24 VOLARE A5 VOLARE A6 24

25 VOLARE A8 VOLARE W8 25

26 SENIOR - EXECUTIVO SENIOR - TURISMO SENIOR - LOTAÇÃO SENIOR - URBANO
26

27 CIFERAL INDÚSTRIA DE ÔNIBUS LTDA.
DUQUE DE CAXIAS/RJ - BRASIL 27

28 VICINO XL FRATELLO XL 28 CITMAX

29 MINIMAX 29

30 TORINO VIALE TURQUESA 30

31

32 MVC - FÁBRICAS São José dos Pinhais/PR - Brasil Catalão/GO - Brasil
Xerém/RJ - Brasil Caxias do Sul/RS - Brasil Monterrey - México 32

33 PROCESSO VACUUM FORMING
Pára-choques / defletores Tomadas de ar Peças internas da cabine Painéis 33

34 PROCESSO VACUUM FORMING
Carenagens para caixas eletrônicas Pára-lamas Painéis 34 Telefones públicos

35 PROCESSO FIBERPRINT Paradas de ônibus Lâminas em fibra de vidro 35

36 PROCESSO RTM Calha de ar condicionado Móveis para postos de gasolina
Peças frontais Escadas 36

37 PUBLICIDADE 37

38 COMPONENTES PARA REFRIGERADOR DOMÉSTICO
38

39 COMPONENTES PARA MÁQUINAS AGRÍCOLAS
39

40 CASA PRÁTICA MVC Tamanhos: 36 m2, 42 m2, 63 m2 40

41 INTERIORES DA CASA PRÁTICA
41

42 INTERIORES DA CASA PRÁTICA
42

43 PRINCIPAIS PRODUTOS POR FÁBRICA NO EXTERIOR

44 MARCOPOLO INDÚSTRIA DE CARROÇARIAS S.A.
1991 COIMBRA - PORTUGAL 44

45 ALLEGRO K ALLEGRO SE 45

46 VIAGGIO 350 VIAGGIO 330 46

47 VIALE VIAGGIO 370 47

48 SENIOR ANDARE CLASS 48

49 MARCOPOLO LATINOAMÉRICA S.A.
1997 RIO CUARTO - CÓRDOBA - ARGENTINA 49

50 TORINO VIALE SENIOR 50 SENIOR

51 POLOMEX S.A. DE C.V. 1999 MONTERREY - MÉXICO 51

52 MP 120 MP 105 MP 180 DD MP 155 LD 52

53 MULTEGO ANDARE ALLEGRO ANDARE GV 53

54 BOXER TORINO MIDIBUS 54

55 TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Jul/00 CHANGZHOU - CHINA 55

56 VIALE LOW ENTRY SENIOR PARADISO 1200 HD 56

57 MARCOPOLO SOUTH AFRICA (PTY) LTD.
JOHANNESBURG - ÁFRICA DO SUL 57

58 TORINO ANDARE CLASS VIALE DD 58

59 SUPERPOLO S.A. Dez/01 BOGOTÁ - COLÔMBIA 59

60 TEMPLE LISTO SENIOR 60

61 VIALE T ANDARE CLASS GRAN VIALE ARTICULADO VIALE ARTICULADO 61

62 VANTAGENS COMPETITIVAS

63 Maior fabricante de ônibus do mundo;
Líder no Brasil com + de 50% de mercado; Marca reconhecida na indústria mundial de ônibus; Desenvolve tecnologia própria em produtos e manufatura (processos); Ampla linha de produtos; Flexibilidade e customização; 63

64 Capacidade de produzir grandes volumes (escala);
Fidelização de clientes; Capacidade e experiência na formação de alianças e associações no mundo; Visão empresarial e gestão profissionalizada; Produtividade; Verticalização; Solidez financeira e acesso ao mercado de capitais. 64

65 TIPOS DE OPERAÇÃO

66 CBU (Completely Built Unit) Veículo completo (carroceria e chassi)
PKD (Partialy Knocked Down) Carroceria totalmente montada, porém sem chassi 66

67 SKD (Semi Knocked Down) Carroceria montada parcialmente
CKD (Completely Knocked Down) Carroceria completamente desmontada, sem chassi 67

68 Parte II: VISÃO SETORIAL

69 DEMANDA DO MERCADO MUNDIAL

70 A produção é de aproximadamente 210 mil unidades/ano;
Indústria pulverizada: grande número de pequenos fabricantes; O crescimento da demanda está concentrada em regiões: em desenvolvimento; com alta densidade demográfica. Mercados de primeiro mundo apresentam indústria madura; Ex: EUA, Europa. Regiões com forte crescimento populacional tendem a demandar transporte coletivo Ex: China, Índia, Rússia, Paquistão, Tailândia, Indonésia; Movimentos de renovação de frota são grandes impulsionadores de demanda. Ex: América Latina, Oriente Médio e África do Sul. 70

71 MERCADO MUNDIAL DE ÔNIBUS
EUROPA ORIENTAL E ÍNDIA 2000 = 2010 = (UNIÃO EUROPÉIA) EUROPA OCIDENTAL 2000 = 2010 = E.U.A / CANADÁ 2000 = 2010 = COREA DO SUL 2000 = 2010 = JAPÃO 2000 = 7.000 2010 = 6.000 MÉXICO 2000 = 2010 = SUDESTE ÁSIA (FAR EAST) 2000 = 2010 = CHINA 2000 = 2010 = AMÉRICA CENTRAL E SUL / CARIBE 2000 = 2010 = ÁFRICA 2000 = 2.000 2010 = 5.000 AUSTRÁLIA E PACÍFICO 2000 = 1.000 2010 = 2.000 R E S U M O = = Marcopolo tem 6,5% mercado Mundial 71

72 MARCOPOLO: PRESENÇA MUNDIAL E DESEMPENHO

73 MERCADOS: PRESENÇA MUNDIAL
73

74 PRODUÇÃO BRASILEIRA DE CARROCERIAS/ÔNIBUS
(em mil unidades) A produção tem se mantido estável em torno de 20 mil unidades anuais. 12.0 Fonte: Fabus, Simefre, Banco Pactual. 2º TRIMESTRE 1º TRIMESTRE 74

75 PARTICIPAÇÃO NA PRODUÇÃO BRASILEIRA (em %)
Compra da Ciferal Fonte: Fabus, Simefre, Banco Pactual. 75

76 DESEMPENHO OPERACIONAL
Parte III: DESEMPENHO OPERACIONAL

77 MARCOPOLO - PRODUÇÃO MUNDIAL (em UF´s)
CAGR: 9,1% (do triênio) 15.500 2º TRIMESTRE 1º TRIMESTRE 13,7% 2S04 7.932 7.102 6.976 1S04 (1) (1) E = ESTIMATIVA PARA O ANO DE 2004. CAGR = COMPOUNDED AVERAGE GROWING RATE. 77

78 RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA (em R$ milhões) E RELAÇÃO BRASIL E MERCADO EXTERNO (%)
CAGR: 10,4% (do triênio) 1.481,6 1.450,0 TOTAL 1.288,5 1.056,6 ME = MERCADO EXTERNO 27,9% ME 736,7 578,1 576,1 MI = MERCADO INTERNO MI (1) (1) E = ESTIMATIVA PARA O ANO DE 2004. CAGR = COMPOUNDED AVERAGE GROWING RATE. 78

79 LUCRO BRUTO CONSOLIDADO (em R$ milhões)
20,2% 79

80 EBITDA - BASE CAIXA (em R$ milhões)
8,8% 80

81 EBITDA - OPERACIONAL (em R$ milhões)
75,5% 81

82 LUCRO LÍQUIDO E ROE Anualizado 7,2% 5,0% 5,9% 10,8% 10,4% 82

83 ENDIVIDAMENTO FINANCEIRO LÍQUIDO (em R$ milhões)
11,9% 83

84 INVESTIMENTOS (em R$ milhões)
50,0 2º TRIMESTRE 1º TRIMESTRE 42,4% 26,2 18,4 17,7 (1) (1) E = ESTIMATIVA PARA O ANO DE 2004. 84

85 DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS (em milhões de reais) - Legislação Societária
CONSOLIDADO 85

86 BALANÇO PATRIMONIAL (em reais mil) - Legislação Societária
CONSOLIDADO 86

87 Parte IV: DESEMPENHO DAS AÇÕES

88 DISTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES ORDINÁRIAS
Controladores: 88

89 DISTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES PREFERENCIAIS
Controladores: 89

90 DESEMPENHO DAS AÇÕES POMO4 1998 1S04 % R$ 1,10 R$ 5,60 409,1
Preço das Ações Preferenciais R$ 1,10 R$ 5,60 409,1 409,1% 211,7% 90

91 DIVIDENDOS/JUROS S/CAPITAL PRÓPRIO (em R$ milhões)
PAYOUT MÉDIO: 44,4% 91

92 Propostas para aumento da liquidez e valorização das ações

93 Parte V: PERSPECTIVAS

94 CENÁRIOS PARA 2º SEMESTRE 2004

95 RECEITA LÍQUIDA (em milhões de reais)
CAGR: 10,4% (do triênio) 1.450,0 (1) (1) E = ESTIMATIVA PARA O ANO DE 2004. CÂMBIO = ESTIMATIVA FINAL ANO - R$ 3,10 CAGR = COMPOUNDED AVERAGE GROWING RATE. 95

96 RECEITA LÍQUIDA (em milhões de reais)
(1) (1) (1) E = ESTIMATIVA PARA 2004. CÂMBIO = ESTIMATIVA FINAL ANO - R$ 3,10 96

97 PRODUÇÃO (em UF’s) 15.500 CAGR: 9,1% (do triênio) 97 (1)
(1) E = ESTIMATIVA PARA O ANO DE 2004. CAGR = COMPOUNDED AVERAGE GROWING RATE. 97

98 PRODUÇÃO (em UF’s) (1) (1) (1) E = ESTIMATIVA PARA 2004. 98

99 CENÁRIOS REGIONAIS

100 Mercosul - Brasil/Chile Argentina/Bolívia Uruguai/Paraguai
Nafta México/Caribe Mercosul Brasil/Chile Argentina/Bolívia Uruguai/Paraguai Pacto Andino Colômbia/Peru/Equador Venezuela/Panamá África do Sul Oriente Médio Europa Brasil 100

101 ESTRATÉGIAS

102 Duplicar as operações em 5 anos Criação de unidades de negócios
Negócio Ônibus Negócio LCV Negócio Peças e Componentes Negócio MVC/Plásticos - Casa Prática Negócio Serviços Financeiros Internacionalização Crescimento das unidades existentes Outras operações no exterior 102

103 RELAÇÕES COM INVESTIDORES
Diretor de Relações com Investidores Sr. Carlos Zignani Fone: (55.54) Gerente de Relações com Investidores Sr. João Luiz Borsoi Fone: (55.54) 103

104 Agradecemos a presença de todos.

105 Observações: Esta apresentação contém informações futuras. Tais informações não são apenas fatos históricos, mas refletem os desejos e as expectativas da administração da Companhia. As palavras antecipa, deseja, espera, prevê, pretende, planeja, prediz, projeta, almeja e similares, pretendem identificar afirmações que, necessariamente, envolvem riscos previsíveis e imprevisíveis. Riscos previsíveis incluem incertezas, que não são limitadas ao impacto da competitividade dos preços e serviços, aceitação dos serviços no mercado, transições de serviço da Companhia e seus competidores, aprovação regulamentar, moeda, flutuação da moeda, mudanças no mix de serviços oferecidos e outros riscos descritos nos relatórios da Companhia. Esta apresentação está atualizada até a presente data e a Marcopolo não se obriga a atualizá-la mediante novas informações e/ou acontecimentos futuros.

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