A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Genetica Molecular - Do DNA ao Fenótipo Fenótipo (traços hereditários, características como tipo sanguíneo, cor da pele, estatura etc)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Genetica Molecular - Do DNA ao Fenótipo Fenótipo (traços hereditários, características como tipo sanguíneo, cor da pele, estatura etc)"— Transcrição da apresentação:

1 Genetica Molecular - Do DNA ao Fenótipo Fenótipo (traços hereditários, características como tipo sanguíneo, cor da pele, estatura etc)

2 Como são criados os diferentes tipos de células e suas diversas funções? Através de diferentes expressões gênicas. As mesmas informações genéticas (genoma) estão em todas as 100 trilhões de células de uma pessoa. O que muda é o fato de apenas alguns genes se expressarem em cada uma delas. Como? Diferentes expressões gênicas ocorrem pelo controle do fluxo de informações do DNA para as proteínas.

3 DNA TranscriçãoTradução Traços herdados RNA Proteínas Dogma Central da Genética Molecular processamento do RNA Síntese protéica

4 Transcrição: fazer cópias de RNA a partir de segmentos do DNA (genes). Transcrição: passo chave na Expressão Gênica

5 RNA RNA: polímero de ácido nucléico que usa ribose como pentose (ao invés de desoxiribose do DNA) e base uracila (U) no lugar de timina (T).

6 RNA: cadeia de fita única ou simples

7 Há 3 tipos diferentes de RNAs com diferentes funções:

8 Transcrição A enzime RNA polimerase abre as cadeias de DNA e sintetiza um RNA complementar a apenas uma dessas cadeias do DNA (gene). RNA polymerase acts here

9 Um gene Transcrição

10 A Linguagem Genética usa 4 letras escrita em trios chamados códons Códons: unidades de linguagem do Código Genético

11 Código Genético é a correspondência entre os códons e aminoácidos na síntese de proteínas, pelo fluxo de informações: DNA – RNA – PROTEÍNAS Códon – trio de nucleotídeos/bases do DNA ou RNAm Anticódon – trio de nucleotídeos/bases do RNAt

12 Tradução = Síntese Protéica Na tradução cada RNAt posiciona um aminoácido do polipeptídeo (proteína) a partir do fluxo de informações: DNA – RNA – PROTEÍNAS The sequence of amino acids determines the structure, and therefore the function, of a protein.

13 RNAt (por isso possui anticódons) é um adaptador que acopla Códons em Aminoácidos

14 O Código Genético é degenerado Os códons são específicos. Ex. UUU só expressa fenilalanina

15 TRADUÇÃO: PROCESSO CÍCLICO DE EXPRESSÃO GÊNICA PELA SÍNTESE DE PROTEÍNAS

16 Características do Código Genético É universal: todos seres vivos apresentam mesmo mecanismo de ação. Isso significa que genes humanos podem se expressar em bactérias, ratos etc. É degenerado: há mais de um códon que expressa o mesmo aminoácido. Pode ser uma proteção contra mutações. Dogma Central da Genética Molecular DNA – RNA PROTEÍNAS


Carregar ppt "Genetica Molecular - Do DNA ao Fenótipo Fenótipo (traços hereditários, características como tipo sanguíneo, cor da pele, estatura etc)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google