A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SADC NOMES: NUMEROS: Ana Luiza 2 Giovana 10 Mariana Afferri 20

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SADC NOMES: NUMEROS: Ana Luiza 2 Giovana 10 Mariana Afferri 20"— Transcrição da apresentação:

1 SADC NOMES: NUMEROS: Ana Luiza 2 Giovana 10 Mariana Afferri 20
Thiago Kengi B

2 Sumário Capa página 1 Sumário página 2 Apresentação página 3 Blocos econômico página 4 Características gerais do SADC página 8 Localização do SADC página 9 Objetivo do SADC página 10 Reportagem sobre o SADC página 13 Conclusão página 14 Bibliografia página 15

3 Apresentação Neste trabalho iremos falar sobre os blocos econômicos e iremos especificar um tipo de bloco econômico e ele chama-se SADC Esperamos que vocês gostem!!!!!!!!!

4 Blocos econômico Bloco Econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também á integração social desses países. Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles pode beneficiar um crescimento maior e em conjunto. O primeiro Bloco Econômico nasceu em 1956 com a criação da CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), na Europa. Esse grupo foi formado inicialmente pela Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França. Depois desse grupo, principalmente depois da Guerra Fria, mais e mais Blocos Econômicos foram se formando.

5 Tipos de blocos econômicos
UNIÃO EUROPÉIA A União Européia ( UE ) foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Este bloco é formado pelos seguintes países : Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda (Países Baixos), Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Áustria, Finlândia e Suécia. Este bloco possui uma moeda única que é o EURO. Os cidadãos dos países membros são também cidadãos da União Européia e, portanto, podem circular e estabelecer residência livremente pelos países da União Européia. NAFTA Fazem parte do NAFTA ( Tratado Norte-Americano de Livre Comércio ) os seguintes países: Estados Unidos, México e Canadá. Começou a funcionar no início de 1994 e oferece aos países membros vantagens no acesso aos mercados dos países. MERCOSUL O Mercosul ( Mercado Comum do Sul ) foi estabelecido em1991. É formado pelos países da América do Sul : Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como o Chile e a Bolívia. O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio entre eles. Outro objetivo é estabelecer tarifa zero entre os países e num futuro próximo, uma moeda única.

6 PACTO ANDINO - COMUNIDADE ANDINA DE NAÇÕES
Outro bloco econômico da América do Sul é formado por: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Foi criado no ano de 1969 para integrar economicamente os países membros. As relações comerciais entre os países membros chegam a valores importantes, embora os Estados Unidos sejam o principal parceiro econômico do bloco. APEC A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) foi criada em Os 21 países integrados a esse bloco. Somadas as produções industriais de todos os países, chega-se a metade de toda produção mundial. Quando estiver em pleno funcionamento (previsão para 2020), será o maior bloco econômico do mundo. ASEAN  A ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) foi criada em É composta por dez países do sudeste asiático (Tailândia, Filipinas, Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos, Camboja). SADC A SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral) foi criada em 17 de outubro de 1992 e é formada por 15 países da região sul do continente africano.

7

8 SADC Significado da sigla SADC:
COMUNIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA AUSTRAL -Países membros : Esse bloco é composto por 15 países (África do Sul, Angola, Botsuana, Lesoto, Madagascar, Malauí, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, e Zimbábue). -País sede: Sua sede está localizada em Gaborone, Botsuana. BANDEIRA:

9 LOCALIZAÇÃO

10 Objetivo do SADC Objetivos, Política e perspectivas do bloco econômico
Tem o objetivo de criar um mercado comum, a médio prazo, seguindo o modelo básico da União Européia e alguns aspectos do Mercosul. Tem também o propósito de promover esforços para estabelecer a paz e a segurança na conturbada região meridional Africana. Objetivos, Política e perspectivas do bloco econômico - Estimular o comércio de produtos e serviços entre os países membros; - Diminuir a pobreza da população de todos os países membros e melhorar a qualidade de vida; - Maximizar o uso dos recursos naturais da região; - Promover o crescimento sustentável dos países do bloco; - Promover a paz e bons relacionamentos políticos na região, atuando para evitar conflitos e guerras; - Cooperação sócio-econômica e política na região; - Buscar soluções em comum para os principais desafios da região; - Redução e unificação das tarifas alfandegárias e taxas de importação e exportação nas relações comerciais entre os países membros.   

11 Como suas relações econômicas estão estruturadas com os outros países, especialmente o Brasil 
Observam-se em geral acentuados aumentos de sincronização dos países da SADC com as economias mais avançadas, bem do bloco como um todo. A maioria dos Países apresentou, no período , sincronização mais forte com os países da União Européia como um todo e com a Zona de Euro em particular, o que, em consequência, ocorreu com a SADC agregadamente. Tal resultado dá suporte empírico à hipótese de que os antigos laços coloniais desses países com a Europa. Há, no entanto, mudanças de redirecionamento, em que a China passa a estabelecer inter-relações econômicas significativas, 4 juntamente com a Europa no caso da África do Sul, Angola, Madagáscar, Namíbia e Seychelles, ou isoladamente como se observa com relação ao Malawi, R. D. do Congo, Tanzânia e Zâmbia. No caso de Angola e Seychelles, as inter-relações econômicas estimadas, apesar de ainda expressivas com os países europeus, são hoje mais fortes com a China. Por fim, registre-se a significativa redução dos índices de sincronização do Zimbabwe em relação aos países mais desenvolvidos no período mais recente.

12 Brasil Em 29 de março foi redigido um acordo de cooperação e parceria entre os países membros do SDAC e o Brasil, sendo promulgado em 7 de fevereiro de 2013, tornando-se o Decreto no DECRETO Nº 7.918, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2013 As Partes estabelecerão entre si relações de cooperação e de parceria em áreas a serem mutuamente acordadas, com vistas a promover o desenvolvimento sócio-econômico, industrial, científico e tecnológico de seus respectivos povos. Formas de Cooperação A cooperação e a parceria entre as Partes serão desenvolvidas nas áreas referidas do presente Acordo, podendo assumir as seguintes formas: a) formulação e implementação de políticas, estratégias, projetos e programas em atividades de interesse comum; e b) troca de informações, estágios e missões técnicas, organização de seminários, reuniões e programas de formação e de capacitação, bem como desenvolvimento de pesquisas em áreas de interesse comum das Partes.

13 Reportagem Governante angolano incentiva melhoramento dos serviços na SADC Luanda - O secretário de Estado da Indústria, Kiala Gabriel, apelou nesta quarta-feira, em Luanda, os empresários do sector privado e estatal da SADC no sentido de contribuirem na melhoria da qualidade dos seus serviços. Kiala Grabriel fez este pronunciamento no jantar de gala, organizado no âmbito da 26ª reunião para a normalização, garantia da qualidade dos serviços de metrologia-SQAM, que decorre em Luanda desde domingo último. Este melhoramento, segundo o secretário de Estado, deve passar pelo sistema de gestão, procedimentos e processos de medição e avaliação de acordo com as práticas locais, regionais e internacionais, no âmbito do apoio ao desenvolvimento e crescimento econômico a nível dos respectivos países. “Gostaríamos de ver os nossos produtos a penetrarem com ousadia no mercado regional e internacional, enfrentando com êxito a intensa concorrência vigente nos padrões com o aumento da qualidade", frisou. Kiala Gabriel admitiu a existência de deficiências da qualidade de produtos na região, mas salientou que a intenção da organização é o de promover a qualidade a nível internacional. Para tal, disse, o plano SQAM desenvolve programas para o desenvolvimento de infra-estruturas, através dos respectivos governos da região de qualidade, com parceiros internacionais.

14 Conclusão Neste trabalho nós concluimos que os blocos econ6omicos são muito importante para os países. O SADC foi muito bom para o continente africano, principalmente pois a África tem uns problemas muito sérios. E este foi o nosso trabalho esperamos que vocês tenham gostado

15 Bibliografia FIM!!!!!!!!! Google: Brasil escola.com Wikpedia.com
Yahoo.com Entre outros Livro Araribá geografia FIM!!!!!!!!!


Carregar ppt "SADC NOMES: NUMEROS: Ana Luiza 2 Giovana 10 Mariana Afferri 20"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google