A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimentismo, Vassourinha e Reformas Sociais Governos JK, Jânio Quadros e Jango.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimentismo, Vassourinha e Reformas Sociais Governos JK, Jânio Quadros e Jango."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimentismo, Vassourinha e Reformas Sociais Governos JK, Jânio Quadros e Jango

2 JK Desenvolvimentismo: Modernização do país através do desenvolvimento industrial. Plano de Metas (50 anos em 5): Investimentos no ramo energético, transportes e de industrias de base. Investimento feito com capital estrangeiro. Incentivo ás grandes montadoras internacionais a produzir seus automóveis em território brasileiro. Ligas Camponesas 1. Grupos de contestação a situação precária do trabalhador do campo. Lutavam pela reforma agrária.

3 JK Para aplacar os problemas do Nordeste, JK cria a SUDENE para elaborar estratégias para o desenvolvimento da região. A Divida Externa triplica Os sindicatos se organizam para deflagrar greves. Construção de Brasília 1. Necessidade de desenvolver o interior do país 2. Empréstimos internacionais financiaram o empreendimento. 3. Milhares de trabalhadores migraram para a região: Os candangos.

4 Jânio Quadros Concorreu ás eleições pelo pequeno partido PTN, contra o general Texeira Lott e Ademar de Barros. Proposta de moralizar a política brasileira. A Vassourinha era um símbolo da varredura da corrupção brasileira. Quando eleito proibiu o uso do lança-perfumes, dos biquínis e das brigas de galo. Anticomunismo, porém não alinhado a política dos EUA. Pressionado pela Direita, quanto pela Esquerda e enfrentando crises econômicas herdadas de JK, Jânio renuncia. Fala-se que a renuncia era uma estratégia para gerar comoção nacional e por fim conseguir mais poderes.

5 Jango Sob o fantasma do medo comunista, militares e partidos da Direita se unem contra a posse de Jango que estava na China. Brizola e o sul do país fazem uma campanha pela legalidade da posse. Para evitar uma guerra civil, um acordo político muda a forma de governo do presidencialismo para o parlamentarismo. Em 1963 houve um plebiscito para que a população escolhesse entre as duas formas de governo. O presidencialismo vence dando mais poderes a Jango.

6 Jango Convivendo com as ameaças de um golpe pelas forças de direita e com a crise social, Jango lança reformas de base em comícios para ganhar o apoio popular. Reformas agrária, educacional, eleitoral e tributária. A lei de remessa de lucros limitava o envio do lucro das multinacionais para o exterior. As elites e a classe média ficam indignadas com as medidas acusando Jango de querer comunizar o país. No dia 19 de março de 1964, empresários, classe média e a Igreja se reúnem na Marcha da Família com Deus pela Liberdade contra Jango e suas medidas comunistas.


Carregar ppt "Desenvolvimentismo, Vassourinha e Reformas Sociais Governos JK, Jânio Quadros e Jango."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google