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© Nabor C. Mendonça 2001 1 Análise e Projeto Orientados a Objeto com UML e Padrões Parte V Implementação (1)

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1 © Nabor C. Mendonça 2001 1 Análise e Projeto Orientados a Objeto com UML e Padrões Parte V Implementação (1)

2 © Nabor C. Mendonça 2001 2 Mapeando Projetos para Código Atividades de ordem e concorrência bastante variadas. 2. Implementar Métodos 3. Implementar Janelas 5. Implementar Esquema BD 1. Impl. Classes e Def. Interfaces 4. Implementar Relatórios 6. Escrever Cod. de Teste Notas Sinc. Artefatos AnáliseProjetoTeste Refin. Plano Impl. Um Ciclo de Desenvolvimento

3 © Nabor C. Mendonça 2001 3 Programação e o Processo Iterativo n A exploração de alternativas é muito mais difícil e cara durante a fase de programação do que durante as fases de análise e projeto! n Aspectos importantes como arquitetura e alocação de responsabilidades são melhor determinados através de processos formais de investigação e elaboração n Fases de análise, projeto, e codificação devem ser alternadas de maneira exploratória, para descobrir uma solução eficiente e economicamente viável

4 © Nabor C. Mendonça 2001 4 Programação e o Processo Iterativo n Mudanças decorrentes de problemas encontrados na fase de implementação devem ser refletidas nas fases de análise e projeto subsequentes Analysis Design Implementation and Testing Iterative Cycles of Development Analysis Design Implementation and Testing Analysis Design Implementation and Testing Time

5 © Nabor C. Mendonça 2001 5 Mapeando Projetos OO para Linguagens OO n Escrever código fonte para: – Definição de classes – Definição de métodos n Baseado nos artefatos produzidos na fase de projeto, especialmente diagramas de colaboração e diagramas de classe n Exemplos de código em Java para o sistema POST

6 © Nabor C. Mendonça 2001 6 Definindo os Métodos e Atributos Simples de uma Classe n Mapeamento direto dos atributos e assinaturas de métodos especificados no diagrama de classe – Mensagens create mapeadas para métodos construtores da linguagem

7 © Nabor C. Mendonça 2001 7 Adicionando Atributos de Referência n Atributos para objetos complexos não-primitivos – Implicitamente sugeridos no diagrama de classe através de associações, papéis, e indicadores de navegabilidade

8 © Nabor C. Mendonça 2001 8 Definindo Métodos a partir de Diagramas de Colaboração n Mensagens enviadas como resposta à invocação de um método são mapeadas para seqüências de comandos na definição do método n Exemplos para a classe POST ProductCatalog specification() Sale date : Date isComplete : Boolean time : Time becomeComplete() makeLineItem() makePayment() total() Captures Looks-in POST endSale() enterItem(upc : Integer, qty : Integer) makePayment(cashTendered : Float) public class POST { public POST(ProductCatalog pc); public void endSale(); public void enterItem(int upc, int qty); public void makePayment(float cashTendered); private ProductCatalog prodCatalog; private Sale sale; } 1 1 1 1

9 © Nabor C. Mendonça 2001 9 – Método POST--enterItem: – Método POST--isNewSale (*): private boolean isNewSale() { return (sale == null) || (sale.isComplete()); } (*) Atualizar no diagrama de classe! Definindo Métodos a partir de Diagramas de Colaboração

10 © Nabor C. Mendonça 2001 10 Implementando Classes de Coleção n Implícitas nos valores de multiplicidade do diagrama de classe multiplicidade maior que um n Mapeadas para classes de biblioteca do tipocontainer (Vector, Hashtable, etc.) – Tipo do container influenciado pelos requisitos

11 © Nabor C. Mendonça 2001 11 n Definindo o método Sale--makeLineItem a partir do diagrama de colaboração – Mensagem genérica add mapeada para o método addElement da classe Vetor de Java Implementando Classes de Coleção

12 © Nabor C. Mendonça 2001 12 Ordem de Implementação n Classes devem ser implementadas (e idealmente testadas individualmente) das menos acopladas para as mais acopladas n Exemplo para as classes do sistema POST:


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