A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Rodrigo Cristiano Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a Computação e Cálculo Numérico Rodrigo Cristiano Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Rodrigo Cristiano Silva

2 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Agenda O que são funções? Características de funções Escopo de funções Protótipo de funções Definição de funções Chamando funções Passando dados para uma função Tipos de funções

3 Introdução a Computação e Cálculo Numérico O que são funções? É uma seção de código independente e autônoma, escrita para desempenhar uma tarefa específica.

4 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Características de funções O programa fica mais legível e melhor estruturado; Reutilização de código; Cada função tem um nome único; Os nomes de funções seguem as mesmas regras de nomenclatura para variáveis; Podem ter qualquer nome exceto main.

5 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Escopo de funções Uma função pode chamar outras funções; O bloco que compreende o corpo da função (bloco entre chaves) está escondido do resto do programa; Esse bloco não pode afetar nem ser afetado por outras partes do programa, a não ser que o código utilize variáveis globais.

6 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Variáveis Locais São declaradas dentro de uma função; Toda variável declarada dentro de um bloco pode ser referenciada apenas dentro deste bloco; Permanecem na memória apenas durante a execução do bloco de código no qual estão declaradas.

7 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Variáveis Globais São conhecidas por todo o programa, ou seja, podem ser utilizadas em qualquer parte do código; Permanecem na memória durante toda a execução do programa; Deve ser declarada fora de qualquer função (até mesmo da função main).

8 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Variáveis Globais e Locais void Linha(int iTam); //Protótipo da função int iColuna; //Declaração de variável GLOBAL main() //Função principal main { int iValorLinha; //Declaração de variável LOCAL... iColuna = 10; Linha(iValorLinha);... } void Linha(int iTam) //Definição da função { int iCont; //Declaração de variável LOCAL... for(iCont = 0; iCont < iTam; iCont++)... for(iCont = 0; iCont < iColuna; iCont++)... }

9 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Protótipo de funções Fornece ao compilador a descrição de uma função que será definida posteriormente no programa. Sintaxe: tipo_retorno (tipo, tipo,...); tipo_retorno: tipo de dado que será retornado pela função; nome_da_função: nome que será dado a função, deve descrever resumidamente a funcionalidade da função; tipo e paramX: tipo e nome do(s) parâmetro(s) da função. Os parâmetros são separados por vírgula; void Linha(int iTam); //Protótipo da função int iColuna; //Declaração de variável GLOBAL main() //Função principal main { int iValorLinha; //Declaração de variável LOCAL... iColuna = 10; Linha(iValorLinha);... } void Linha(int iTam) //Definição da função { int iCont; //Declaração de variável LOCAL... for(iCont = 0; iCont < iTam; iCont++)... for(iCont = 0; iCont < iColuna; iCont++)... }

10 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Definição de funções É a função propriamente dita; Composta de cabeçalho e corpo; O cabeçalho da função é idêntico ao protótipo com exceção do ponto e vírgula (;); O corpo da função deve estar entre chaves; Protótipo e definição podem aparecer no mesmo arquivo ou em arquivos diferentes (recurso utilizado para criação de bibliotecas de funções).

11 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Definição de funções Sintaxe: tipo_retorno (tipo, tipo,...) { ;... } tipo_retorno: tipo de dado que será retornado pela função; nome_da_função: nome que será dado a função, deve descrever resumidamente a funcionalidade da função; tipo e paramX: tipo e nome do(s) parâmetro(s) da função. Os parâmetros são separados por vírgula; void Linha(int iTam); //Protótipo da função int iColuna; //Declaração de variável GLOBAL main() //Função principal main { int iValorLinha; //Declaração de variável LOCAL... iColuna = 10; Linha(iValorLinha);... } void Linha(int iTam) //Definição da função { int iCont; //Declaração de variável LOCAL... for(iCont = 0; iCont < iTam; iCont++)... for(iCont = 0; iCont < iColuna; iCont++)... }

12 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Chamando funções Chamamos ou executamos uma função, simplesmente usando seu nome seguido de parênteses, podendo ou não conter a lista de argumentos. Exemplos: Protótipos:Chamada: void moldura( );moldura(); int produto(int x, int y);p = produto(10, 20); float metade(float num);m = metade(z);

13 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Parâmetros e Argumentos Parâmetros São os receptores dos argumentos; São variáveis que recebem os valores com os quais a função irá trabalhar; Especificam o tipo de dado que a função necessita receber. Argumentos São os valores passados para função.

14 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Passando dados para uma função Os dados passados para uma função são chamados de argumentos. Os argumentos podem ser constantes, variáveis, expressões matemáticas, expressões lógicas e até mesmo outras funções. Exemplo: Protótipo:Chamada: int produto(int x, int y, int z);p = produto(a, b, c); float metade(int num);m = metade(produto(a, b, c)); Os argumentos a, b e c devem ser compatíveis com os parâmetros x, y e z em quantidade e tipo.

15 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Tipos de funções Funções que não retornam valor São declaradas como void; Em seu corpo existem apenas comandos, dispensa o uso do return. Exemplo: Protótipo:void Mensagem(int iVezes); Chamada:Mensagem(10); Definição:void Mensagem(int iVezes) { int i; for(i=0; i

16 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Tipos de funções Funções que retornam valor Podem ser declaradas como char, int, float ou double; O valor de retorno pode ser armazenado em uma variável; Além dos comandos do corpo da função é necessário o return. Exemplo: Protótipo:float fSoma(float fVal1, float fVal2); Chamada:fResultado = fSoma(10, 20); Definição:float fSoma(float fVal1, float fVal2) { return(fVal1 + fVal2); }

17 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Exercício Escrever uma função que calcule a média de dois números decimais (float) e retorne o resultado. Criar um programa para utilizar essa função.

18 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Exercício Criar um programa para simular uma calculadora que possui as quatro operações básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão). Cada uma das operações deve ser implementada por uma função.


Carregar ppt "Introdução a Computação e Cálculo Numérico Rodrigo Cristiano Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google