A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA SÓLIDO LÍQUIDO GASOSO PLASMA Condensado Bose-Einstein Gás de férmions.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA SÓLIDO LÍQUIDO GASOSO PLASMA Condensado Bose-Einstein Gás de férmions."— Transcrição da apresentação:

1

2 ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA SÓLIDO LÍQUIDO GASOSO PLASMA Condensado Bose-Einstein Gás de férmions

3 obsidiana

4

5

6 Principalmente nas estrelas (altas Temperaturas); Também a baixas temperaturas (sob ação de campos eletromagnéticos). Plasma, é um gás ionizado constituído de elétrons livres, íons e átomos neutros, em proporções variadas.

7

8 As partículas elementares (aquelas que constituem a matéria) possuem uma propriedade eletromagnética denominada SPIN, que determina em que direção eles se orientam num campo eletromagnético.

9 Partículas que possuem spin inteiro

10 Partículas com spin semi-inteiro elétrons quarks prótons nêutrons neutrinos

11 Condensado de Bose- Einstein O condensado é, basicamente, um novo estado da matéria, atingido quando um conjunto de átomos está com um grau de energia baixíssimo, de maneira que eles se comportam e agem como se fossem um único átomo gigante. É por isso que os pesquisadores o chamam de "átomo artificial."

12 Condensado de Bose- Einstein O primeiro condensado deste tipo foi produzido setenta anos após sua previsão, por Eric Cornell e Carl Wieman em 1995, na Universidade de Colorado, usando um gás de átomos de rubídio arrefecido a 170 nanokelvins (nK).

13 Condensado de Fermi O primeiro condensado deste tipo foi produzido em 2004, na Universidade de Colorado. Na experiência que os cientistas fizeram, um gás com átomos de potássio foi resfriado até 50 bilionésimos de grau acima do zero absoluto e então submetido a um campo magnético. Esse campo magnético fez com que os férmions se juntassem em pares, de forma semelhante aos pares de elétrons que produzem a supercondutividade

14 Férmions spin SEMI INTEIRO APENAS UM POR ESTADO QUÂNTICO Exemplos: elétrons, prótons, nêutrons, quarks, neutrinos. Bósons spin INTEIRO VÁRIOS POR ESTADO QUÂNTICO Exemplos: fotons, atomos de 4 He, gluons.

15 Propriedades dos estados clássicos da matéria Table 9 H 2, CO 2 LPG H 2 O Petróleo NaCl ZnSO 4 Exemplos iv) Interação Molecular iii) VOLUMEii) FORMAi) Gás (Vapor)LiquidoSólido Estado da Matéria propriedade Muito forte (pouco movimento) definida Definido (incompressível) forte indefinida Definido (compressível) fraca indefinida Indefinido

16 ESTADO FÍSICO Depende: pressão ambiente (p) Temperatura do material (T)

17 MUDANÇAS DE ESTADO

18

19 Calor SENSÍVEL SENSÍVEL: Altera a temperatura do corpo

20 QUANTIDADE DE CALOR SENSÍVEL Q = m. C. T

21 Calor LATENTE LATENTE: NÃO altera a temperatura do corpo

22 QUANTIDADE DE CALOR LATENTE A quantidade de calor latente que um objeto qualquer deve receber (ceder) para mudar de estado físico depende: Da massa do objeto (m); Do material do qual o objeto é feito (L) Q = m. L onde L é o calor latente do material.

23 CALOR LATENTE Q = m. L

24 T ( o C) Q(cal) CALOR SENSÍVEL CALOR LATENTE CALOR SENSÍVEL CALOR SENSÍVEL SÓLIDO SÓLIDO + LÍQUIDO LÍQUIDO VAPOR LÍQUIDO + VAPOR CALOR LATENTE TEMPERATURA VARIA!! TEMPERATURA CONSTANTE! TEMPERATURA VARIA!! TEMPERATURA CONSTANTE! TEMPERATURA VARIA

25 Trazer livro


Carregar ppt "ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA SÓLIDO LÍQUIDO GASOSO PLASMA Condensado Bose-Einstein Gás de férmions."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google