A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5ª Convenção Internacional sobre o desenvolvimento infantil precoce

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5ª Convenção Internacional sobre o desenvolvimento infantil precoce"— Transcrição da apresentação:

1 5ª Convenção Internacional sobre o desenvolvimento infantil precoce
Porto Alegre, RS, Brasil O desenvolvimento humano  precoce define a base para o posterior desenvolvimento This presentation was given on November 25, 2008. By J. Fraser Mustard The Founders’ Network Founding Chairman Council for Early Child Development November 25, 2008

2 08-157 O desenvolvimento humano precoce estabelece trajetórias para o desenvolvimento posterior da saúde (física e mental), o aprendizado e o comportamento. Programas de desenvolvimento precoce são muito mais do que os cuidados infantis e de educação.

3 A defasagem entre oportunidade e
97-044 A defasagem entre oportunidade e investimento “Maleabilidade” cerebral Gastando na Saúde, Educação e Bem-Estar 3 10 70 Idade

4 Políticas para fomentar o capital humano
02-056 Políticas para fomentar o capital humano “Nós não podemos nos dar ao luxo de adiar o investimento nas crianças até que eles se tornem adultos, nem podemos esperar até que eles entrem na escola – pois pode ser muito tarde para intervir” Heckman, J., 2001 (Nobel Prize Economics, 2000)

5 World Health Organization Michael Marmot
As Desigualdades em Saúde e Desenvolvimento Fechando a lacuna em uma geração WHO, August 2008

6 08-184 Relatório WHO A ciência da ECD mostra que o desenvolvimento cerebral é altamente sensível a influências externas na primeira infância, com início no útero, e efeitos ao longo da vida. WHO, 2008

7 WHO – Comissão Marmot sobre Determinantes Sociais da Saúde
08-151 Chapter 5 – Eqüidade desde o início Recommendation 5.1: WHO e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) criaram um mecanismo interinstitucional para garantir a coerência das políticas para o desenvolvimento infantil precoce, assim, entre agências, uma abordagem global para o desenvolvimento infantil precoce é posta em prática. WHO, 2008

8 WHO – Comissão Marmot sobre Determinantes Sociais da Saúde
08-113 Capítulo 5 - Eqüidade desde o início Recomendação 5.2: Governos constroem uma cobertura universal de um pacote abrangente de programas de desenvolvimento infantil de qualidade e serviços para crianças, mães e outros provedores, independentemente da capacidade de pagamento.

9 NEUROBIOLOGIA DESENVOLVIMENTAL

10 Aprendizagem (alfabetização)
03-080 Desenvolvimento de experiências baseadas no cérebro nos primeiros anos de vida determinam caminhos biológicos e neurológicos que afetam toda a vida: Saúde The exponential growth in knowledge from the neurosciences about the development of the brain and related biological pathways has provided clear evidence as to how experience in early life affects the development of the brain and biological pathways. Experience-based brain development in the early years of life sets neurological and biological pathways that affect, throughout life, health [physical and mental], learning (literacy) and behaviour. Thus, experience in the early years of life can set trajectories that affect health, well-being and competence for life. Aprendizagem (alfabetização) Comportamento

11 Por que nos preocupamos com cérebros?
08-039 Por que nos preocupamos com cérebros? Você é o seu cérebro. MAS Seu cerebro não é apenas produzido por seus genes. Seu cerebro é esculpido por uma vida de experiências. A época mais importante no desenvolvimento do cérebro são os primeiros anos da vida The brain is sculpted by a lifetime of experiences. The most important time for the effect of experience on the brain is in the first years of life. Kolb, U Lethbridge

12 08-026 O que é experiência? Tudo o que você encontra no pré e pós-natal assim como na fase adulta… Exemplos: sons, toque, visão, olfato, comida, pensamentos, drogas, ferimentos, doenças… Experience that affects brain development in the early years of life include the neural pathways that relate to sound, touch, vision, smell, thoughts, drugs, injury, and disease. Obviously, food (nutrition) is crucial for the development of neurons. Adequate nutrition without the other experiences will not lead to full development of the architecture of the brain. Kolb, U Lethbridge

13 Não ! Existem diferenças qualitativas nos diferentes estágios da vida.
08-029 As experiências tem os mesmos efeitos no desenvolvimento do cérebro nas diferentes épocas da vida? Não ! Existem diferenças qualitativas nos diferentes estágios da vida. Há algo essencialmente diferente nas fases pré-natal, infância, adolescência e adulta. Uma diferença é a expressão do gene. It is important to recognize that the brain is most plastic for development prenatally and during infancy and becomes less plastic as you age. A primary factor influencing the plasticity of neurons are the pathways that control gene expression. We now know that identical twins have, on the basis of their genes, the same genotype, but, by the age of 20, they can show differences in behaviour caused by experience producing differences in gene expression (phenotype). Kolb, U Lethbridge

14 07-123 Caminhos do Cérebro “Altos níveis de circuitos cerebrais dependem da informação precisa e confiável dos níveis mais baixos para realizar suas funções. Períodos sensiveis para o desenvolvimento dos níveis mais baixos de circuitos terminam cedo na vida. Circuitos de alto nível continuam plásticos por um período mais longo.” Knudsen 2004

15 Desenvolvimento Cerebral Humano –
01-003 Desenvolvimento Cerebral Humano – Linguagem e Cognição Caminhos Linguagem dos sentidos Função (visão, audição) Cognitiva Alta This slide prepared by Chuck Nelson shows that the development of the sensing pathways for vision, hearing, touch and other pathways, begins before birth and is largely finished by the time a child is four years old. The development of these sensing pathways is important for the development of language which starts after the sensing pathways for sound and vision get established. It is of interest that the basic capability for language is largely set by four years of age. Higher cognitive functions, which is where education programs have their major affect, are built upon the neural pathways that are started earlier. In the hierarchies of neural circuits that support complex behaviour, there are sensitive periods for circuits at lower levels in the hierarchy. These pathways which perform more fundamental computations, tends to close before those for circuits at higher levels form. This sequencing of sensitive periods is logical, because higher levels in a hierarchy depend on precise and reliable information from lower levels in order to accomplish their functions (i.e., early learning begets later learning, and skills beget skills). Thus, experience-dependent shaping of high-level circuits depends on the quality of the information provided by lower level circuits, and the shaping of high-level circuits cannot be completed until the computations carried out by lower-level circuits are stable and reliable. The sensitive periods for most lower-level circuits end relatively early in life. In contrast, sensitive periods for some high-level circuits remain open for a longer period. This may be a reason as to why with proper treatment of dyslexics, normal brain pathways can be established. -6 -3 3 6 9 1 4 8 12 16 Meses Anos Concepção IDADE C. Nelson, in From Neurons to Neighborhoods, 2000.

16 Desenvolvimento Infantil Precoce e Linguagem
04-200 Desenvolvimento Infantil Precoce e Linguagem Começa cedo – primeiros sete meses Define capacidade para o dominio de múltiplos idiomas Define a trajetória da alfabetização e da linguagem Recent research evidence shows that the capability for language starts very early in life, particularly in the first twelve months. Children exposed to two languages in this early period develop a good capability for mastering multiple languages. This is probably related to the fact that sounds signals received by the brain in the early years are process pathways that influence language capability.

17 Alostase & Carga Alostática (Estresse)
07-105 Saúde, Comportamento e Percurso Límbico HPA Alostase & Carga Alostática (Estresse) A brain pathway that is important in behaviour and mental health and to some extent, physical health problems, such as cardiovascular disease, is the hypothalamus pituitary adrenal pathway. Because this pathway regulates our response to everyday activities, McEwen has argued that we should no longer use the term stress, but rather call it allostasis. (Stress is not necessarily bad, but excessive stress or poor response to events can be damaging.)

18 As estradas baixas e altas para o estresse
05-128 As estradas baixas e altas para o estresse Cortex Sensorial lento mas preciso Estrada Alta rápido e sujo Tálamo Sensorial Amígdala Estrada Amygdala Baixa Estímulo Sensorial Caminho do Estresse LeDoux, 2002

19 - + - + Hipocampo Estímulo Emocional Amígdala Cortisol Cortisol PIT
03-002 Estímulo Emocional Amígdala Hipocampo - + - + Hipotálamo PVN Cortisol Cortisol CRF PIT ACTH Cortex Adrenal LeDoux, Synaptic Self

20 Caminho Límbico HPA - Estresse
05-212 Caminho Límbico HPA - Estresse Cortisol – Produção alta Comportamento, depressão, diabetes, desnutrição, doença cardiovascular, memória e sistema imunológico, droga e o alcoolismo Cortisol – Produção baixa Síndrome de fadiga crônica, fibromialgia, sistema imunológico (perturbações auto-imunes) artrite reumatóide, alergias, asma

21 Percurso do Estresse e Estímulos Sensoriais
05-213 Percurso do Estresse e Estímulos Sensoriais Toque no Período Precoce é Crítico Ratos – Mães lambem os filhotes Macacos – parceiros vs criação da mãe Humanos - Apego

22 08-014 Epigeneticos O processo pelo qual a expressão normal do gene é alterada pela experiência. Genótipo vs Fenótipo

23 Regulação das Funções dos Genes
08-109 Regulação das Funções dos Genes Epigeneticos MicroRNAs Chuang & Jones, Pediatric Research, 2007.

24 Ratos – Gene Metilação Citosine-Metilação Embrião Nascimento Filhote
05-059 Ratos – Gene Metilação 1.2 0.8 Lambendo Baixo Citosine-Metilação 0.4 This slide shows from the work of Szyf and Meaney that the gene for the glucocorticoid receptor is shut down by methylation in the rat pups that are not intensely licked (low licking) in the first six days and that this effect persists into adult life. In this study, they examined methylation of the cytosine base in the gene for the glucocorticoid receptor in the hippocampus. The rat pups who have been poorly licked, show behaviour problems and memory loss. Thus, the expression of normal DNA is being affected by maternal behaviour in the early post natal period. This explains how stress reactivity can be influenced by maternal care in early life. Lambendo Alto Embrião Dia 20 Nascimento Dia 1 Filhote Dia 6 Desmame Dia 21 Adulto Dia 90 Idade M. Szyf

25 05-042 S. Suomi

26 Macacos Rhesus Macaque– Gene transportador de Serotonina
06-028 Macacos Rhesus Macaque– Gene transportador de Serotonina Pouco carinho na infância Alelo longo, sem problemas de comportamento Alelo Curto, significativo comportamento problemático e dependência alcoolica

27 Gene transportador de Serotonina
Experiência Precoce na Vida - Depressão Idade 26 03-089 Risco de Depressão .70 S = Alelo Curto L = Alelo Longo SS .50 SL We now better understand the dynamics between genes, experience and gene expression (epigenetics). This slide shows the evidence concerning the serotonin transporter gene function, the hippocampus prefrontal brain interaction, and the risk for depression in adult life. These data by Caspi and colleagues are from the longitudinal study of the Dunedin birth cohort in New Zealand (Caspi et al. Influence of life stress on depression : moderation by a polymorphism in the 5-HTT Gene. Science, vol 301, July 18, 2003). Similar observations have also been provided from studies of rhesus macaque monkeys. Neglect and abuse of monkeys or humans when they are young can lead to effects on the serotonin transporter gene function. Those with the short allele for the serotonin transporter gene, if they are neglected and maltreated when they are young, their serotonin pathway in adult life is altered (inadequate serotonin levels) and their risk of depression as adults is greatly increased. If they are well nurtured when they are young, their risk for depression in adult life is the same as those with the long alleles. Individuals with the long alleles are resilient to the effects of poor nurturing. This is evidence from humans and monkeys about the effects of early experience on brain function and mental problems in adult life and how the interaction between experience and gene function is probably related to epigenetic effects. Since mental health problems such as depression are a significant cost to society, it is quite clear that investment to improve early child development in our society should be an important public health measure. The costs of treating individuals with depression and its social costs are probably greater than the costs of improving the conditions for quality early child development. LL .30 Sem Abuso Abuso Moderado Abuso Severo Infância Precoce A. Caspi, Science, 18 July 2003, Vol 301.

28 Experiência Precoce, Arquitetura Cerebral e Funções
07-001 Afeta expressão gênica e de vias neurais Forma emoções, regulamenta temperamento e desenvolvimento social Forma a percepção e capacidade cognitiva Forma a saúde física e mental e de comportamento na vida adulta Forma as atividades físicas (por exemplo, esqui, natação, etc) Forma a linguagem e a capacidade de alfabetização This slide summarizes the effect of early experience on brain architecture and function.

29 Desenvolvimento do Cérebro,
08-186 Desenvolvimento do Cérebro, Alfabetização e Saúde

30 Níveis de alfabetização da população total - E.U.A.
05-178 Níveis de alfabetização da população total - E.U.A. Prosa Documento Quantitativo Porcentagem Nível NALS, p. 17, 2002

31 05-173 Os níveis de alfabetização, físico, mental ou outros problemas de saúde - E.U.A. (Quantitativo) Problemas de saúde Problemas Mentais ou Emocionais Porcentagem Doenças longas Nível NALS, p. 44, 2002

32 05-170 Porcentagem de Adultos na Pobreza, por Nível de Alfabetização - E.U.A. (Prosa) Nível Porcentagem NALS, p. 61, 2002

33 Gradiente Socioeconômico para Adultos
Documento de pontuação da alfabetização (16 to 65) 06-114 Índices 350 310 U.S. 270 Canada Austrália 230 This chart from the OECD report (2000) on literacy, ages 16 to 65 years, in developed countries shows that if you plot literacy competence of a population against parents’ level of education, the mean values for individuals in relation to parents’ education is a gradient. Canada and Australia have more than one-third of their population below the OECD International Mean for developed countries. The gradients for Sweden and Finland’s populations do not fall below the International Mean. It is clear that the population in Sweden and Finland has more equity in literacy than Canada, Australia, and the United States. Obviously, these three countries can establish more equity in literacy competence. An important factor in improving the talent in these countries. In contrast, Chile’s (a developing country), gradient values are below the international mean for developed countries. This is true for almost all Latin American countries indicating that they will have to greatly enhance early child development if they are to have the talent necessary for the 21st century. It is important to point out that the OECD literacy studies showing the gradients in literacy against SES (parents’ education) were done by Doug Willms, working with Stats Canada and the OECD, who played a pivotal role in the CIAR Human Development Program. Suíça 190 Finlândia Chile 3 5 7 9 11 13 15 17 19 Educação dos pais (anos) OECD, 2000

34 Expectativa de vida e alfabetização
04-147 Expectativa de vida e alfabetização 80 78 76 Expectativa de vida ao nascer 74 72 70 20 40 60 80 100 Porcentagem nos níveis 1 e 2 OECD

35 Estudo do Abecedario – Leitura
04-153 Estudo do Abecedario – Leitura Tamanho do efeito Séries primárias Pré-escola Pré-escola & Séries primárias 1.2 0.8 0.4 Idade 8 Idade 12 Idade 15 Idade 21 Idade no teste

36 Um Experimento “Natural” : Orfãos Romanos Adotados
08-031 Crianças adotadas após 8 meses de idade, aos 11 anos mostram um contraste com crianças adotadas mais cedo Desenvolvimento anormal do cérebro (cérebro pequeno, baixa atividade metabólica, EEG anormal) Problemas sociais e cognitivos(perda de QI) 3. Alta vulnerabilidade a problemas comportamentais (ADHD, agressão) Kolb, U Lethbridge

37 08-010 Romania –Projeto BEIP O resultado cognitivo das crianças que permaneceram nos orfanatos era nitidamente inferior ao de crianças externas ao orfanato e as crianças do orfanato retiradas e colocadas em acolhimento familiar. Nelson et al Science, v. 318

38 PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO PRECOCE
The most successful initiatives to improve human development involve social structures that ensure optimum early child development. In today’s changing world, early child development centres involving parents are having the greatest effect.

39 Sucesso por dez desenvolvimentos infantis precoces
06-001 Sucesso por dez desenvolvimentos infantis precoces Comece cedo (gravidez) Intervenha sempre Intervenha efetivamente Integre com as escolas primárias Ludwig and Sawhill, Brookings Institution

40 Desenvolvimento Infantil Precoce e Programas de Paternalidade
04-230 Desenvolvimento Infantil Precoce e Programas de Paternalidade Disaponível desde a gravidez até a entrada na pré-escola Prover suporte para os pais Aprender a ser pai fazendo e sendo Prover cuidados para os não pais Ligado a clínicas – da gravidez a infância

41 03-116 Medidas de Resultados

42 Conhecimento social e competência
03-085 Instrumento de Desenvolvimento Precoce(EDI) Saúde física, atividade e bem-estar Conhecimento social e competência Saúde emocional e maturidade Linguagem e desenvolvimento cognitivo Habilidades de comunicação e conhecimento geral

43 Canadá – EDI Crianças de 5-6 anos
07-026 % Vulnerável 30 20 This slide shows the percentage of vulnerable children against socioeconomic status as measured by family income. Q1 is low, Q4 is high. About 35% of the children from the low income group were vulnerable in terms of one EDI test and about 14% at the high income level were vulnerable. This is clearly a socioeconomic gradient in the EDI results. The largest number of vulnerable children are in our middle class families. Hertzman, through the Human Early Learning Partnership (HELP) program and the government of British Columbia has now applied the EDI assessment to all districts in British Columbia (The British Columbia Atlas of Child Development. Paul Kershaw et al ) 10 Q1 Q2 Q3 Q4 Renda Adapted from NLSCY/UEY ; EDI SES - Income

44 Vancouver EDI Leitura # do EDI % Falhando % Não Passando
06-149 Vancouver EDI Leitura # do EDI % Falhando % Não Passando Vulnerabilidades ª Série ª Série Through Clyde Hertzman’s work with HELP (Human Early Learning Partnership) in British Columbia, they have examined the relationship between children’s vulnerability on the EDI test and their school performance in the Vancouver study. Fourteen percent of the children with no vulnerabilities failed the grade 4 test. As the number of EDI vulnerabilities increased, the percent failing the grade 4 test increased. When one includes the children not taking the test and combines them with those taking the test and failing, the percentage not passing grade 4 increases. For the children with no vulnerabilities, about 4% do not take the test. For the children with 4-5 vulnerabilities, 20% do not take the test. This makes it difficult to assess from a school base, the effectiveness of school programs on child development. The data also show that the children who have had good ECD based on the EDI results do much better on the school tests than the children who have not had good ECD. This work along with the data from Manitoba emphasizes that tests of child development should be population-based not just school-based. Hertzman, HELP, 2006

45 Vancouver EDI Numeracia
06-148 Vancouver EDI Numeracia # das % Falhando % Não Passando Vulnerabilidades ª Série ª Série Hertzman, HELP, 2006

46 Ano 2003 2006 Floreat 47.22% 14.3% Wembley 47.11% 11.8%
07-204 Diminuição da % das crianças vulneráveis como resultado da melhora do ECD na Austrália Ano Floreat % 14.3% Wembley 47.11% % AEDI

47 08-187 América Latina

48 07-197 Programas ECD em Cuba Nasc. Infância 2 Sem. Pré-natal Infância
Educação não formal Oferecido as crianças e as suas famílias Programa “Educa a Tu Hijo” (69%) Idade 5 Pré-natal Nasc. Infância Idade 5-6 2 Sem. Infância Idade 5 Pré-escolas (15%) Programas “Circulos Infantiles” (15,5%) Educação formal Oferecido a crianças de mães operárias

49 Terceira Série – Escores de Línguas
05-066 Terceira Série – Escores de Línguas Colômbia _ _ _ _ _ _ Brasil _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ Chile _ _ _ _ _ _ _ _ _ Cuba _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ México _ _ _ _ _ _ _ 100 150 200 250 300 350 400 UNESCO, 1998

50 Proficiência na Leitura – PISA
06-017 Proficiência na Leitura – PISA Idade 15 Level Level -1 and and 5 Finlândia Canadá USA México Brasil Learning for Tomorrow’s World, OECD, 2004

51 Escores de Matemática, Idades 5-14
08-089 Escores de Matemática, Idades 5-14 (Alto SES) Idade do estudante Escore de matemática padronizado median s - 2 5 6 8 10 12 14 NZ Council for Educational Research

52 Escores de Matemática, Idades 5-14
08-090 Escores de Matemática, Idades 5-14 (Baixo SES) Idade do estudante Escore de matemática padronizado medians - 4 2 5 6 8 10 12 14 NZ Council for Educational Research

53 Terceira Série – Escore de Leitura
08-101 % 3ª Série Nível de Performance País I II III IV Brasil Colombia Cuba México Nuevo Leon UNESCO, 2008

54 Sexta Série – Escore de Leitura
08-142 Sexta Série – Escore de Leitura < Brasil Equador México Nuevo Leon Cuba Colômbia UNESCO, 2008

55 08-188 Quanto do desempenho acadêmico cubano está relacionado com a qualidade dos seus programas de desenvolvimento humano precoce que se iniciam com a gravidez?

56 CENDI – Monterrey, México
08-168 CENDI – Monterrey, México Uma adaptação do programa de desenvolvimento infantil Cubano

57 EDI Crianças Vulneráveis
08-129 EDI Crianças Vulneráveis Pontuação na base de 10% de qualquer uma das cinco avaliações.

58 (baseado no programa Cubano)
08-138 CENDI – Monterrey (baseado no programa Cubano) # das Crianças % Vulnerável CENDI Cuidado Informal

59 CENDI (Monterrey) vs Cuidado Informal
08-139 CENDI (Monterrey) vs Cuidado Informal Meios de domínio I II III IV V No. CENDI Cuidado Informal

60 vs Mostra Normativa Canadense
08-140 CENDI (Monterrey) vs Mostra Normativa Canadense Meios de domínio I II III IV V No. CENDI Canadá ,824

61 CENDI - Monterrey, México
EDI – Canadá e CENDI - Monterrey, México 08-046 % Baixo em % Baixo em Um Domínio Dois Domínios CENDI 18.5% % (Monterrey) Mostra Canadense 25.9% %

62 Programa do Equador (2005) Nuestros Ninos
08-136 Teste Controle ETH (Cuba) Pré-escola # de Crianças , ,000 Idade yrs yrs Motora pesada * * Motora fina * * Linguagem * * Social * * * Significativamente diferente do Controle

63 Brasil – Rio Grande do Sul
08-137 Brasil – Rio Grande do Sul ( crianças) Teste Crianças % no padrão de desenvolvimento Início anos Cognitivo Linguagem Motora Social Primeira Infância Melhor

64 Estudo Canadense da América Latina
08-144 Estudo Canadense da América Latina Estudo 1 EDI Cuba, Idade 5-6 CENDI e não CENDI – Monterrey Brazil, PIM e não PIM Canadá, Idade Age 5-6

65 Estudo Canadense da América Latina
08-145 Estudo Canadense da América Latina Estudo 2 EDI – Segue a performance Escolar Cuba CENDI e não CENDI Brazil, PIM e não PIM Estudo EDI do Canadá

66 Estudo Canadense da América Latina
08-146 Estudo Canadense da América Latina Estudo 3 Comparações do País Programas ECD e programas não ECD (Brasil, Monterrey) Canadá –Programas ECD Caóticos

67 Desenvolvimento Humano Precoce (Universal)
08-189 Componentes Pré-natal (Cuba clínicas) Post-natal (Cuba clínicas) Programas de desenvolvimento precoce - Licença maternidade - Não cuidado pelos pais Meta Equidade no desenvolvimento humano precoce (da gravidez até a idade 6)

68 CONSIDERAÇÕES SOCIOECONÔMICAS

69 Educação Pública Universal – Século 20
USA Educação Pública Universal – Século 20 08-185 Continuidade do progresso em qualidade até 25 anos atrás. Uniformizado por 25 anos. Problemas econômicos e sociais. Iniquidade de renda – Catherine Snow Susan Van Hemel Benjamin Friedman

70 06-048 Argumento do Heckma A formação das habilidades no ciclo da vida é dinâmica na natureza. Habilidade gera habilidade. Muitos dos principais problemas econômicos e sociais podem ser atribuídos aos baixos níveis de habilidade e capacidade na população. Intervenções precoces têm mais elevados retornos posteriores do que outras intervenções.

71 “Nós não podemos nos dar ao luxo de adiar
02-056 Políticas para Fomentar o Capital Humano “Nós não podemos nos dar ao luxo de adiar o investimento nas crianças até que eles se tornem adultos, nem podemos esperar até que eles entrem na escola – pois pode ser muito tarde para intervir” Heckman, J., 2001 (Nobel Prize Economics, 2000)

72 O princípio da gratuitidade do ensino
01-050 O princípio da gratuitidade do ensino para as crianças em idade escolar já está tão entrincheirada em todo omundo, que não seria nada incongruente em prorrogá-la ainda mais para baixo a faixa etária… The Economist, pg 16, July 18, 1998

73 To download this presentation, go to:
01-039 To download this text, visit the Founders’ Network website at To download this presentation, go to: Slides - Slide Shows

74 References Mustard, J.F. Early child development and experience-based brain development: the scientific underpinnings of the importance of early child development. Washington: The Brookings Institution Available at: McCain, M.N., J.F. Mustard and S. Shanker. Early Years Study 2: Putting Science into Action. Toronto: Council for Early Child Development Mustard, J.F. Investing in the Early Years: Closing the gap between what we know and what we do. Adelaide: State of South Australia Mustard, J.F. Literacy: Passport to Prosperity. Council of Ministers of Education, Canada. Pan-Canadian Interactive Literacy Forum


Carregar ppt "5ª Convenção Internacional sobre o desenvolvimento infantil precoce"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google