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By J. Fraser Mustard The Founders Network Founding Chairman Council for Early Child Development November 25, 2008 O desenvolvimento humano precoce define.

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1 By J. Fraser Mustard The Founders Network Founding Chairman Council for Early Child Development November 25, 2008 O desenvolvimento humano precoce define a base para o posterior desenvolvimento Porto Alegre, RS, Brasil 5ª Convenção Internacional sobre o desenvolvimento infantil precoce

2 O desenvolvimento humano precoce estabelece trajetórias para o desenvolvimento posterior da saúde (física e mental), o aprendizado e o comportamento. Programas de desenvolvimento precoce são muito mais do que os cuidados infantis e de educação. 08-157

3 A defasagem entre oportunidade e investimento Idade 0 31070 97-044 Maleabilidade cerebral Gastando na Saúde, Educação e Bem-Estar

4 02-056 Políticas para fomentar o capital humano Nós não podemos nos dar ao luxo de adiar o investimento nas crianças até que eles se tornem adultos, nem podemos esperar até que eles entrem na escola – pois pode ser muito tarde para intervir Heckman, J., 2001 (Nobel Prize Economics, 2000)

5 World Health Organization Michael Marmot As Desigualdades em Saúde e Desenvolvimento Fechando a lacuna em uma geração WHO, August 2008

6 Relatório WHO A ciência da ECD mostra que o desenvolvimento cerebral é altamente sensível a influências externas na primeira infância, com início no útero, e efeitos ao longo da vida. WHO, 2008 08-184

7 WHO – Comissão Marmot sobre Determinantes Sociais da Saúde Chapter 5 – Eqüidade desde o início Recommendation 5.1: WHO e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) criaram um mecanismo interinstitucional para garantir a coerência das políticas para o desenvolvimento infantil precoce, assim, entre agências, uma abordagem global para o desenvolvimento infantil precoce é posta em prática. 08-151 WHO, 2008

8 WHO – Comissão Marmot sobre Determinantes Sociais da Saúde Capítulo 5 - Eqüidade desde o início Recomendação 5.2: Governos constroem uma cobertura universal de um pacote abrangente de programas de desenvolvimento infantil de qualidade e serviços para crianças, mães e outros provedores, independentemente da capacidade de pagamento. 08-113

9 NEUROBIOLOGIA DESENVOLVIMENTAL

10 03-080 Saúde Aprendizagem (alfabetização) Comportamento Desenvolvimento de experiências baseadas no cérebro nos primeiros anos de vida determinam caminhos biológicos e neurológicos que afetam toda a vida:

11 Por que nos preocupamos com cérebros? Você é o seu cérebro. MAS Seu cerebro não é apenas produzido por seus genes. Seu cerebro é esculpido por uma vida de experiências. A época mais importante no desenvolvimento do cérebro são os primeiros anos da vida Kolb, U Lethbridge 08-039

12 O que é experiência? Tudo o que você encontra no pré e pós-natal assim como na fase adulta… Exemplos: sons, toque, visão, olfato, comida, pensamentos, drogas, ferimentos, doenças… Kolb, U Lethbridge 08-026

13 As experiências tem os mesmos efeitos no desenvolvimento do cérebro nas diferentes épocas da vida? Não ! Existem diferenças qualitativas nos diferentes estágios da vida. Há algo essencialmente diferente nas fases pré-natal, infância, adolescência e adulta. Uma diferença é a expressão do gene. Kolb, U Lethbridge 08-029

14 Caminhos do Cérebro Altos níveis de circuitos cerebrais dependem da informação precisa e confiável dos níveis mais baixos para realizar suas funções. Períodos sensiveis para o desenvolvimento dos níveis mais baixos de circuitos terminam cedo na vida. Circuitos de alto nível continuam plásticos por um período mais longo. Knudsen 2004 07-123

15 0 1 481216 IDADE Desenvolvimento Cerebral Humano – Linguagem e Cognição Caminhos dos sentidos (visão, audição) Linguagem Função Cognitiva Alta 3 6 9 -3 -6 MesesAnos C. Nelson, in From Neurons to Neighborhoods, 2000. Concepção 01-003

16 Desenvolvimento Infantil Precoce e Linguagem Começa cedo – primeiros sete meses Define capacidade para o dominio de múltiplos idiomas Define a trajetória da alfabetização e da linguagem 04-200

17 Saúde, Comportamento e Percurso Límbico HPA Alostase & Carga Alostática (Estresse) 07-105

18 LeDoux, 2002 As estradas baixas e altas para o estresse Amygdala Caminho do Estresse Estrada Cortex Sensorial Tálamo Sensorial Amígdala Alta Baixa Estímulo Sensorial 05-128

19 Estímulo Emocional PIT Cortisol CRF ACTH Amígdala Hipocampo Cortex Adrenal Hipotálamo PVN + + - - LeDoux, Synaptic Self 03-002

20 Caminho Límbico HPA - Estresse Cortisol – Produção alta Comportamento, depressão, diabetes, desnutrição, doença cardiovascular, memória e sistema imunológico, droga e o alcoolismo Cortisol – Produção baixa Síndrome de fadiga crônica, fibromialgia, sistema imunológico (perturbações auto- imunes) artrite reumatóide, alergias, asma 05-212

21 Percurso do Estresse e Estímulos Sensoriais Toque no Período Precoce é Crítico Ratos – Mães lambem os filhotes Macacos – parceiros vs criação da mãe Humanos - Apego 05-213

22 Epigeneticos O processo pelo qual a expressão normal do gene é alterada pela experiência. Genótipo vs Fenótipo 08-014

23 Regulação das Funções dos Genes Epigeneticos MicroRNAs 08-109 Chuang & Jones, Pediatric Research, 2007.

24 Ratos – Gene Metilação 0 0.4 0.8 1.2 Citosine-Metilação Embrião Dia 20 Nascimento Dia 1 Filhote Dia 6 Adulto Dia 90 Desmame Dia 21 Lambendo Baixo Lambendo Alto Idade M. Szyf 05-059

25 S. Suomi 05-042

26 Macacos Rhesus Macaque– Gene transportador de Serotonina Pouco carinho na infância Alelo longo, sem problemas de comportamento Alelo Curto, significativo comportamento problemático e dependência alcoolica 06-028

27 03-089 Gene transportador de Serotonina Experiência Precoce na Vida - Depressão Idade 26 Sem AbusoAbuso ModeradoAbuso Severo.30.50.70 A. Caspi, Science, 18 July 2003, Vol 301. Risco de Depressão LL SS SL S = Alelo Curto L = Alelo Longo Infância Precoce

28 Experiência Precoce, Arquitetura Cerebral e Funções Afeta expressão gênica e de vias neurais Forma emoções, regulamenta temperamento e desenvolvimento social Forma a percepção e capacidade cognitiva Forma a saúde física e mental e de comportamento na vida adulta Forma as atividades físicas (por exemplo, esqui, natação, etc) Forma a linguagem e a capacidade de alfabetização 07-001

29 Desenvolvimento do Cérebro, Alfabetização e Saúde 08-186

30 Níveis de alfabetização da população total - E.U.A. Porcentagem Nível NALS, p. 17, 2002 Prosa Documento Quantitativo 05-178

31 Os níveis de alfabetização, físico, mental ou outros problemas de saúde - E.U.A. (Quantitativo) Porcentagem Nível NALS, p. 44, 2002 Problemas de saúde Problemas Mentais ou Emocionais Doenças longas 05-173

32 Porcentagem de Adultos na Pobreza, por Nível de Alfabetização - E.U.A. (Prosa) Porcentagem Nível NALS, p. 61, 2002 05-170

33 Gradiente Socioeconômico para Adultos Documento de pontuação da alfabetização (16 to 65) OECD, 2000 06-114 Índices Educação dos pais (anos) 39571513111917 0 270 230 190 350 310 U.S. Canada Austrália Suíça Finlândia Chile

34 Expectativa de vida e alfabetização 70 78 76 74 72 80 200 40 60 100 80 Expectativa de vida ao nascer Porcentagem nos níveis 1 e 2 OECD 04-147

35 Estudo do Abecedario – Leitura Idade 8Idade 12Idade 15Idade 21 Idade no teste 0 1.2 0.8 0.4 Tamanho do efeito Séries primárias Pré-escolaPré-escola & Séries primárias 04-153

36 Um Experimento Natural : Orfãos Romanos Adotados Crianças adotadas após 8 meses de idade, aos 11 anos mostram um contraste com crianças adotadas mais cedo 1.Desenvolvimento anormal do cérebro (cérebro pequeno, baixa atividade metabólica, EEG anormal) 2.Problemas sociais e cognitivos(perda de QI) 3.Alta vulnerabilidade a problemas comportamentais (ADHD, agressão) Kolb, U Lethbridge 08-031

37 Romania –Projeto BEIP O resultado cognitivo das crianças que permaneceram nos orfanatos era nitidamente inferior ao de crianças externas ao orfanato e as crianças do orfanato retiradas e colocadas em acolhimento familiar. Nelson et al. 2007. Science, v. 318 08-010

38 PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO PRECOCE

39 Sucesso por dez desenvolvimentos infantis precoces Comece cedo (gravidez) Intervenha sempre Intervenha efetivamente Integre com as escolas primárias 06-001 Ludwig and Sawhill, Brookings Institution

40 Desenvolvimento Infantil Precoce e Programas de Paternalidade Disaponível desde a gravidez até a entrada na pré-escola Prover suporte para os pais Aprender a ser pai fazendo e sendo Prover cuidados para os não pais Ligado a clínicas – da gravidez a infância 04-230

41 Medidas de Resultados 03-116

42 03-085 Instrumento de Desenvolvimento Precoce(EDI) Saúde física, atividade e bem-estar Habilidades de comunicação e conhecimento geral Conhecimento social e competência Saúde emocional e maturidade Linguagem e desenvolvimento cognitivo

43 Canadá – EDI Crianças de 5-6 anos Adapted from NLSCY/UEY 1999-2000; EDI 1999-2000 07-026 % Vulnerável Q1Q2Q3Q4 SES - Income 30 20 10 0 Renda

44 Vancouver EDI Leitura # do EDI % Falhando % Não Passando Vulnerabilidades 4ª Série 4ª Série 0 13.6 17.8 1 26.7 33.9 2-3 29.5 43.1 4-5 48.4 68.3 Hertzman, HELP, 2006 06-149

45 Vancouver EDI Numeracia # das % Falhando % Não Passando Vulnerabilidades 4ª Série 4ª Série 07.512.3 1 11.822.2 2-3 18.733.8 4-5 27.555.6 Hertzman, HELP, 2006 06-148

46 Diminuição da % das crianças vulneráveis como resultado da melhora do ECD na Austrália Ano 2003 2006 Floreat47.22%14.3% Wembley47.11% 11.8% AEDI 07-204

47 América Latina 08-187

48 Pré-natal Nasc. Infância Idade 5-6 2 Sem. Infância Programa Educa a Tu Hijo (69%) Programas Circulos Infantiles (15,5%) Pré-escolas (15%) Programas ECD em Cuba Educação não formal Educação formal Idade 5 Oferecido a crianças de mães operárias Oferecido as crianças e as suas famílias 07-197

49 Terceira Série – Escores de Línguas UNESCO, 1998 100250300350400150200 Colômbia _ _ _ _ _ _ Brasil _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ Chile _ _ _ _ _ _ _ _ _ Cuba _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ México _ _ _ _ _ _ _ 05-066

50 Proficiência na Leitura – PISA Idade 15 Level Level -1 and 1 4 and 5 Finlândia 5.7 48.1 Canadá 9.6 38.0 USA 19.4 30.1 México 52.0 4.8 Brasil 50.0 8.2 Learning for Tomorrows World, OECD, 2004 06-017

51 Escores de Matemática, Idades 5-14 (Alto SES) NZ Council for Educational Research 08-089

52 Escores de Matemática, Idades 5-14 (Baixo SES) NZ Council for Educational Research 08-090

53 Terceira Série – Escore de Leitura % 3ª Série Nível de Performance País -1 I II III IV Brasil 6.29 25.25 39.84 21.54 7.07 Colombia 4.94 23.61 41.78 21.16 8.52 Cuba 0.56 6.48 21.09 27.61 44.27 México 3.65 19.64 37.09 27.52 12.09 Nuevo Leon 1.70 12.71 34.82 32.40 18.38 UNESCO, 2008 08-101

54 Sexta Série – Escore de Leitura UNESCO, 2008 08-142 <1 1 2 3 4 Brasil 0.57 14.83 34.65 27.47 22.46 Equador 4.47 33.69 39.48 16.63 5.37 México 0.23 12.23 33.40 29.75 24.39 Nuevo Leon 0.21 9.12 29.99 32.37 28.83 Cuba 0.3 5.26 19.57 24.20 50.68 Colômbia 0.39 13.17 38.25 30.40 17.80

55 Quanto do desempenho acadêmico cubano está relacionado com a qualidade dos seus programas de desenvolvimento humano precoce que se iniciam com a gravidez? 08-188

56 CENDI – Monterrey, México Uma adaptação do programa de desenvolvimento infantil Cubano 08-168

57 EDI Crianças Vulneráveis Pontuação na base de 10% de qualquer uma das cinco avaliações. 08-129

58 CENDI – Monterrey (baseado no programa Cubano) # das Crianças % Vulnerável CENDI 341 18.2 Cuidado Informal 789 38.0 08-138

59 CENDI (Monterrey) vs Cuidado Informal Meios de domínio I II III IV V No. CENDI 9.33 9.45 8.25 8.19 9.33 341 Cuidado Informal 8.39 8.62 7.70 7.95 8.40 792 08-139

60 CENDI (Monterrey) vs Mostra Normativa Canadense Meios de domínio I II III IV V No. CENDI 9.31 9.45 8.25 8.16 9.29 341 Canadá 8.79 8.29 8.05 8.36 7.73 116,824 08-140

61 EDI – Canadá e CENDI - Monterrey, México % Baixo em % Baixo em Um Domínio Dois Domínios CENDI18.5% 3.8% (Monterrey) Mostra Canadense25.9% 12.9% 08-046

62 Programa do Equador (2005) Nuestros Ninos Teste Controle ETH (Cuba) Pré-escola # de Crianças 80,000 6,000 Idade 1-6 yrs 5-6 yrs Motora pesada 21.1 22.3 * 22.2 * Motora fina 19.3 20.6 * 20.7 * Linguagem 18.7 20.0 * 20.1 * Social 20.5 21.6 * 21.6 * * Significativamente diferente do Controle 08-136

63 Brasil – Rio Grande do Sul (60.000 crianças) Teste Crianças % no padrão de desenvolvimento Início 2 anos Cognitivo 377 37 78 Linguagem 387 71 79 Motora 386 50 80 Social 416 69 86 Primeira Infância Melhor 08-137

64 Estudo Canadense da América Latina Estudo 1 EDI Cuba, Idade 5-6 CENDI e não CENDI – Monterrey Brazil, PIM e não PIM Canadá, Idade Age 5-6 08-144

65 Estudo Canadense da América Latina Estudo 2 EDI – Segue a performance Escolar Cuba CENDI e não CENDI Brazil, PIM e não PIM Estudo EDI do Canadá 08-145

66 Estudo Canadense da América Latina Estudo 3 Comparações do País Programas ECD e programas não ECD (Brasil, Monterrey) Canadá –Programas ECD Caóticos 08-146

67 Desenvolvimento Humano Precoce (Universal) Componentes Pré-natal (Cuba clínicas) Post-natal (Cuba clínicas) Programas de desenvolvimento precoce - Licença maternidade - Não cuidado pelos pais Meta Equidade no desenvolvimento humano precoce (da gravidez até a idade 6) 08-189

68 CONSIDERAÇÕES SOCIOECONÔMICAS

69 USA Educação Pública Universal – Século 20 Continuidade do progresso em qualidade até 25 anos atrás. Uniformizado por 25 anos. Problemas econômicos e sociais. Iniquidade de renda – Catherine Snow Susan Van Hemel Benjamin Friedman 08-185

70 Argumento do Heckma A formação das habilidades no ciclo da vida é dinâmica na natureza. Habilidade gera habilidade. Muitos dos principais problemas econômicos e sociais podem ser atribuídos aos baixos níveis de habilidade e capacidade na população. Intervenções precoces têm mais elevados retornos posteriores do que outras intervenções. 06-048

71 02-056 Políticas para Fomentar o Capital Humano Nós não podemos nos dar ao luxo de adiar o investimento nas crianças até que eles se tornem adultos, nem podemos esperar até que eles entrem na escola – pois pode ser muito tarde para intervir Heckman, J., 2001 (Nobel Prize Economics, 2000)

72 01-050 The Economist, pg 16, July 18, 1998 O princípio da gratuitidade do ensino para as crianças em idade escolar já está tão entrincheirada em todo omundo, que não seria nada incongruente em prorrogá-la ainda mais para baixo a faixa etária …

73 01-039 www.founders.net To download this presentation, go to: Slides - Slide Shows

74 References Mustard, J.F. Early child development and experience-based brain development: the scientific underpinnings of the importance of early child development. Washington: The Brookings Institution. 2006. Available at: www.founders.net www.founders.net McCain, M.N., J.F. Mustard and S. Shanker. Early Years Study 2: Putting Science into Action. Toronto: Council for Early Child Development. 2007. www.councilecd.cawww.councilecd.ca Mustard, J.F. Investing in the Early Years: Closing the gap between what we know and what we do. Adelaide: State of South Australia. 2008. www.thinkers.sa.gov.auwww.thinkers.sa.gov.au Mustard, J.F. Literacy: Passport to Prosperity. Council of Ministers of Education, Canada. Pan-Canadian Interactive Literacy Forum. 2008. http://literacy.cmec.ca/


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