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By J. Fraser Mustard The Founders Network Founding Chairman Council for Early Child Development November 25, 2008 O desenvolvimento humano precoce define.

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1 By J. Fraser Mustard The Founders Network Founding Chairman Council for Early Child Development November 25, 2008 O desenvolvimento humano precoce define a base para o posterior desenvolvimento Porto Alegre, RS, Brasil 5ª Convenção Internacional sobre o desenvolvimento infantil precoce

2 O desenvolvimento humano precoce estabelece trajetórias para o desenvolvimento posterior da saúde (física e mental), o aprendizado e o comportamento. Programas de desenvolvimento precoce são muito mais do que os cuidados infantis e de educação

3 A defasagem entre oportunidade e investimento Idade Maleabilidade cerebral Gastando na Saúde, Educação e Bem-Estar

4 Políticas para fomentar o capital humano Nós não podemos nos dar ao luxo de adiar o investimento nas crianças até que eles se tornem adultos, nem podemos esperar até que eles entrem na escola – pois pode ser muito tarde para intervir Heckman, J., 2001 (Nobel Prize Economics, 2000)

5 World Health Organization Michael Marmot As Desigualdades em Saúde e Desenvolvimento Fechando a lacuna em uma geração WHO, August 2008

6 Relatório WHO A ciência da ECD mostra que o desenvolvimento cerebral é altamente sensível a influências externas na primeira infância, com início no útero, e efeitos ao longo da vida. WHO,

7 WHO – Comissão Marmot sobre Determinantes Sociais da Saúde Chapter 5 – Eqüidade desde o início Recommendation 5.1: WHO e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) criaram um mecanismo interinstitucional para garantir a coerência das políticas para o desenvolvimento infantil precoce, assim, entre agências, uma abordagem global para o desenvolvimento infantil precoce é posta em prática WHO, 2008

8 WHO – Comissão Marmot sobre Determinantes Sociais da Saúde Capítulo 5 - Eqüidade desde o início Recomendação 5.2: Governos constroem uma cobertura universal de um pacote abrangente de programas de desenvolvimento infantil de qualidade e serviços para crianças, mães e outros provedores, independentemente da capacidade de pagamento

9 NEUROBIOLOGIA DESENVOLVIMENTAL

10 Saúde Aprendizagem (alfabetização) Comportamento Desenvolvimento de experiências baseadas no cérebro nos primeiros anos de vida determinam caminhos biológicos e neurológicos que afetam toda a vida:

11 Por que nos preocupamos com cérebros? Você é o seu cérebro. MAS Seu cerebro não é apenas produzido por seus genes. Seu cerebro é esculpido por uma vida de experiências. A época mais importante no desenvolvimento do cérebro são os primeiros anos da vida Kolb, U Lethbridge

12 O que é experiência? Tudo o que você encontra no pré e pós-natal assim como na fase adulta… Exemplos: sons, toque, visão, olfato, comida, pensamentos, drogas, ferimentos, doenças… Kolb, U Lethbridge

13 As experiências tem os mesmos efeitos no desenvolvimento do cérebro nas diferentes épocas da vida? Não ! Existem diferenças qualitativas nos diferentes estágios da vida. Há algo essencialmente diferente nas fases pré-natal, infância, adolescência e adulta. Uma diferença é a expressão do gene. Kolb, U Lethbridge

14 Caminhos do Cérebro Altos níveis de circuitos cerebrais dependem da informação precisa e confiável dos níveis mais baixos para realizar suas funções. Períodos sensiveis para o desenvolvimento dos níveis mais baixos de circuitos terminam cedo na vida. Circuitos de alto nível continuam plásticos por um período mais longo. Knudsen

15 IDADE Desenvolvimento Cerebral Humano – Linguagem e Cognição Caminhos dos sentidos (visão, audição) Linguagem Função Cognitiva Alta MesesAnos C. Nelson, in From Neurons to Neighborhoods, Concepção

16 Desenvolvimento Infantil Precoce e Linguagem Começa cedo – primeiros sete meses Define capacidade para o dominio de múltiplos idiomas Define a trajetória da alfabetização e da linguagem

17 Saúde, Comportamento e Percurso Límbico HPA Alostase & Carga Alostática (Estresse)

18 LeDoux, 2002 As estradas baixas e altas para o estresse Amygdala Caminho do Estresse Estrada Cortex Sensorial Tálamo Sensorial Amígdala Alta Baixa Estímulo Sensorial

19 Estímulo Emocional PIT Cortisol CRF ACTH Amígdala Hipocampo Cortex Adrenal Hipotálamo PVN LeDoux, Synaptic Self

20 Caminho Límbico HPA - Estresse Cortisol – Produção alta Comportamento, depressão, diabetes, desnutrição, doença cardiovascular, memória e sistema imunológico, droga e o alcoolismo Cortisol – Produção baixa Síndrome de fadiga crônica, fibromialgia, sistema imunológico (perturbações auto- imunes) artrite reumatóide, alergias, asma

21 Percurso do Estresse e Estímulos Sensoriais Toque no Período Precoce é Crítico Ratos – Mães lambem os filhotes Macacos – parceiros vs criação da mãe Humanos - Apego

22 Epigeneticos O processo pelo qual a expressão normal do gene é alterada pela experiência. Genótipo vs Fenótipo

23 Regulação das Funções dos Genes Epigeneticos MicroRNAs Chuang & Jones, Pediatric Research, 2007.

24 Ratos – Gene Metilação Citosine-Metilação Embrião Dia 20 Nascimento Dia 1 Filhote Dia 6 Adulto Dia 90 Desmame Dia 21 Lambendo Baixo Lambendo Alto Idade M. Szyf

25 S. Suomi

26 Macacos Rhesus Macaque– Gene transportador de Serotonina Pouco carinho na infância Alelo longo, sem problemas de comportamento Alelo Curto, significativo comportamento problemático e dependência alcoolica

27 Gene transportador de Serotonina Experiência Precoce na Vida - Depressão Idade 26 Sem AbusoAbuso ModeradoAbuso Severo A. Caspi, Science, 18 July 2003, Vol 301. Risco de Depressão LL SS SL S = Alelo Curto L = Alelo Longo Infância Precoce

28 Experiência Precoce, Arquitetura Cerebral e Funções Afeta expressão gênica e de vias neurais Forma emoções, regulamenta temperamento e desenvolvimento social Forma a percepção e capacidade cognitiva Forma a saúde física e mental e de comportamento na vida adulta Forma as atividades físicas (por exemplo, esqui, natação, etc) Forma a linguagem e a capacidade de alfabetização

29 Desenvolvimento do Cérebro, Alfabetização e Saúde

30 Níveis de alfabetização da população total - E.U.A. Porcentagem Nível NALS, p. 17, 2002 Prosa Documento Quantitativo

31 Os níveis de alfabetização, físico, mental ou outros problemas de saúde - E.U.A. (Quantitativo) Porcentagem Nível NALS, p. 44, 2002 Problemas de saúde Problemas Mentais ou Emocionais Doenças longas

32 Porcentagem de Adultos na Pobreza, por Nível de Alfabetização - E.U.A. (Prosa) Porcentagem Nível NALS, p. 61,

33 Gradiente Socioeconômico para Adultos Documento de pontuação da alfabetização (16 to 65) OECD, Índices Educação dos pais (anos) U.S. Canada Austrália Suíça Finlândia Chile

34 Expectativa de vida e alfabetização Expectativa de vida ao nascer Porcentagem nos níveis 1 e 2 OECD

35 Estudo do Abecedario – Leitura Idade 8Idade 12Idade 15Idade 21 Idade no teste Tamanho do efeito Séries primárias Pré-escolaPré-escola & Séries primárias

36 Um Experimento Natural : Orfãos Romanos Adotados Crianças adotadas após 8 meses de idade, aos 11 anos mostram um contraste com crianças adotadas mais cedo 1.Desenvolvimento anormal do cérebro (cérebro pequeno, baixa atividade metabólica, EEG anormal) 2.Problemas sociais e cognitivos(perda de QI) 3.Alta vulnerabilidade a problemas comportamentais (ADHD, agressão) Kolb, U Lethbridge

37 Romania –Projeto BEIP O resultado cognitivo das crianças que permaneceram nos orfanatos era nitidamente inferior ao de crianças externas ao orfanato e as crianças do orfanato retiradas e colocadas em acolhimento familiar. Nelson et al Science, v

38 PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO PRECOCE

39 Sucesso por dez desenvolvimentos infantis precoces Comece cedo (gravidez) Intervenha sempre Intervenha efetivamente Integre com as escolas primárias Ludwig and Sawhill, Brookings Institution

40 Desenvolvimento Infantil Precoce e Programas de Paternalidade Disaponível desde a gravidez até a entrada na pré-escola Prover suporte para os pais Aprender a ser pai fazendo e sendo Prover cuidados para os não pais Ligado a clínicas – da gravidez a infância

41 Medidas de Resultados

42 Instrumento de Desenvolvimento Precoce(EDI) Saúde física, atividade e bem-estar Habilidades de comunicação e conhecimento geral Conhecimento social e competência Saúde emocional e maturidade Linguagem e desenvolvimento cognitivo

43 Canadá – EDI Crianças de 5-6 anos Adapted from NLSCY/UEY ; EDI % Vulnerável Q1Q2Q3Q4 SES - Income Renda

44 Vancouver EDI Leitura # do EDI % Falhando % Não Passando Vulnerabilidades 4ª Série 4ª Série Hertzman, HELP,

45 Vancouver EDI Numeracia # das % Falhando % Não Passando Vulnerabilidades 4ª Série 4ª Série Hertzman, HELP,

46 Diminuição da % das crianças vulneráveis como resultado da melhora do ECD na Austrália Ano Floreat47.22%14.3% Wembley47.11% 11.8% AEDI

47 América Latina

48 Pré-natal Nasc. Infância Idade Sem. Infância Programa Educa a Tu Hijo (69%) Programas Circulos Infantiles (15,5%) Pré-escolas (15%) Programas ECD em Cuba Educação não formal Educação formal Idade 5 Oferecido a crianças de mães operárias Oferecido as crianças e as suas famílias

49 Terceira Série – Escores de Línguas UNESCO, Colômbia _ _ _ _ _ _ Brasil _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ Chile _ _ _ _ _ _ _ _ _ Cuba _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ México _ _ _ _ _ _ _

50 Proficiência na Leitura – PISA Idade 15 Level Level -1 and 1 4 and 5 Finlândia Canadá USA México Brasil Learning for Tomorrows World, OECD,

51 Escores de Matemática, Idades 5-14 (Alto SES) NZ Council for Educational Research

52 Escores de Matemática, Idades 5-14 (Baixo SES) NZ Council for Educational Research

53 Terceira Série – Escore de Leitura % 3ª Série Nível de Performance País -1 I II III IV Brasil Colombia Cuba México Nuevo Leon UNESCO,

54 Sexta Série – Escore de Leitura UNESCO, < Brasil Equador México Nuevo Leon Cuba Colômbia

55 Quanto do desempenho acadêmico cubano está relacionado com a qualidade dos seus programas de desenvolvimento humano precoce que se iniciam com a gravidez?

56 CENDI – Monterrey, México Uma adaptação do programa de desenvolvimento infantil Cubano

57 EDI Crianças Vulneráveis Pontuação na base de 10% de qualquer uma das cinco avaliações

58 CENDI – Monterrey (baseado no programa Cubano) # das Crianças % Vulnerável CENDI Cuidado Informal

59 CENDI (Monterrey) vs Cuidado Informal Meios de domínio I II III IV V No. CENDI Cuidado Informal

60 CENDI (Monterrey) vs Mostra Normativa Canadense Meios de domínio I II III IV V No. CENDI Canadá ,

61 EDI – Canadá e CENDI - Monterrey, México % Baixo em % Baixo em Um Domínio Dois Domínios CENDI18.5% 3.8% (Monterrey) Mostra Canadense25.9% 12.9%

62 Programa do Equador (2005) Nuestros Ninos Teste Controle ETH (Cuba) Pré-escola # de Crianças 80,000 6,000 Idade 1-6 yrs 5-6 yrs Motora pesada * 22.2 * Motora fina * 20.7 * Linguagem * 20.1 * Social * 21.6 * * Significativamente diferente do Controle

63 Brasil – Rio Grande do Sul ( crianças) Teste Crianças % no padrão de desenvolvimento Início 2 anos Cognitivo Linguagem Motora Social Primeira Infância Melhor

64 Estudo Canadense da América Latina Estudo 1 EDI Cuba, Idade 5-6 CENDI e não CENDI – Monterrey Brazil, PIM e não PIM Canadá, Idade Age

65 Estudo Canadense da América Latina Estudo 2 EDI – Segue a performance Escolar Cuba CENDI e não CENDI Brazil, PIM e não PIM Estudo EDI do Canadá

66 Estudo Canadense da América Latina Estudo 3 Comparações do País Programas ECD e programas não ECD (Brasil, Monterrey) Canadá –Programas ECD Caóticos

67 Desenvolvimento Humano Precoce (Universal) Componentes Pré-natal (Cuba clínicas) Post-natal (Cuba clínicas) Programas de desenvolvimento precoce - Licença maternidade - Não cuidado pelos pais Meta Equidade no desenvolvimento humano precoce (da gravidez até a idade 6)

68 CONSIDERAÇÕES SOCIOECONÔMICAS

69 USA Educação Pública Universal – Século 20 Continuidade do progresso em qualidade até 25 anos atrás. Uniformizado por 25 anos. Problemas econômicos e sociais. Iniquidade de renda – Catherine Snow Susan Van Hemel Benjamin Friedman

70 Argumento do Heckma A formação das habilidades no ciclo da vida é dinâmica na natureza. Habilidade gera habilidade. Muitos dos principais problemas econômicos e sociais podem ser atribuídos aos baixos níveis de habilidade e capacidade na população. Intervenções precoces têm mais elevados retornos posteriores do que outras intervenções

71 Políticas para Fomentar o Capital Humano Nós não podemos nos dar ao luxo de adiar o investimento nas crianças até que eles se tornem adultos, nem podemos esperar até que eles entrem na escola – pois pode ser muito tarde para intervir Heckman, J., 2001 (Nobel Prize Economics, 2000)

72 The Economist, pg 16, July 18, 1998 O princípio da gratuitidade do ensino para as crianças em idade escolar já está tão entrincheirada em todo omundo, que não seria nada incongruente em prorrogá-la ainda mais para baixo a faixa etária …

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74 References Mustard, J.F. Early child development and experience-based brain development: the scientific underpinnings of the importance of early child development. Washington: The Brookings Institution Available at: McCain, M.N., J.F. Mustard and S. Shanker. Early Years Study 2: Putting Science into Action. Toronto: Council for Early Child Development Mustard, J.F. Investing in the Early Years: Closing the gap between what we know and what we do. Adelaide: State of South Australia Mustard, J.F. Literacy: Passport to Prosperity. Council of Ministers of Education, Canada. Pan-Canadian Interactive Literacy Forum


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