A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti Instituto Tecnológico do Sudoeste Paulista Faculdade de Engenharia Elétrica – FEE Bacharelado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti Instituto Tecnológico do Sudoeste Paulista Faculdade de Engenharia Elétrica – FEE Bacharelado."— Transcrição da apresentação:

1 Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti Instituto Tecnológico do Sudoeste Paulista Faculdade de Engenharia Elétrica – FEE Bacharelado em Engenharia Elétrica Aula 4 Eletrostática Campo Elétrico de Distribuições Contínuas de Carga e Dipolo Elétrico IPAUSSU-SP 2012

2 Campo Elétrico de Distribuições Contínuas de Carga São os campos elétricos produzidos por um objeto (não pontual). Vejamos como calcular a distribuição de cargas em uma, duas e três dimensões:

3 Exemplo: 1)Calcular a densidade superficial de cargas em uma superfície metálica retangular de 20cm por 10cm, sabendo que temos elétrons extras na superfície. 0,1m 0,2m

4 Exemplo: 2) Calcular a densidade superficial de cargas em uma superfície metálica esférica de uma esfera de 15cm de raio, sabendo que temos elétrons faltando na superfície. R=0,15m

5 Campo Elétrico de Distribuições de Contínuas de Cargas O campo elétrico do lado de fora de uma casca esférica uniformemente carregada de raio R e carga total q aponta na direção radial e tem um módulo dado por: OBS: a)a carga se comporta, para pontos externos, como se estivesse concentrada no centro da esfera. b)O campo do lado de dentro de uma casca esférica uniformemente carregada é nulo (gaiola de Faraday)

6 Campo Elétrico de Distribuições de Contínuas de Cargas O campo elétrico no interior de uma esfera uniformemente carregada aponta na direção radial e tem um módulo dado por:

7 Campo Elétrico de um Dipolo Elétrico Dipolo elétrico é um par de cargas elétricas, um positiva e outra negativa, com cargas de mesmo módulo. Momento de dipolo elétrico é um vetor que representa a presença do par de cargas e aponta da carga negativa para a positiva. Exemplo de dipolo: Molécula de água (H 2 O)

8 Funcionamento do Forno de Microondas Os alimentos possuem moléculas de água que são submetidas a um campo elétrico variável. Com isso, as moléculas de água ficam submetidas ao alinhamento do dipolo elétrico com o campo elétrico externo variável, agitando-se e aumentando a temperatura do alimento. (ler pag.40 Halliday) Simulação Microondas


Carregar ppt "Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti Instituto Tecnológico do Sudoeste Paulista Faculdade de Engenharia Elétrica – FEE Bacharelado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google