A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Loja Rosacruz São Carlos – AMORC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Loja Rosacruz São Carlos – AMORC"— Transcrição da apresentação:

1 Loja Rosacruz São Carlos – AMORC
Boletim eletrônico nº4 Agosto de 2009

2 ÍNDICE  EDITORIAL  MENSAGENS EVENTOS DO MÊS NOTICIAS DO SITE
ORDEM JUVENIL CLASSE DOS ARTESÃOS  TRADICIONAL ORDEM MARTINISTA AGENDA DO MÊS  CONVENÇÃO REGIONAL ROSACRUZ SP4 VAI ACONTECER ACONTECEU

3 EDITORIAL Saudações a Todos os Fratres e Sorores.
Nesta edição do nosso Boletim Eletrônico vocês terão informações sobre a Convenção Regional Rosacruz SP4, a realização do REDIG SP4 em São Carlos e sobre a visita do Grande Conselheiro à Loja Rosacruz São Carlos além de outras noticias e da programação das atividades para o mês de agosto em nosso Organismo Afiliado, boa leitura.

4 Mensagem do Grande Mestre
Saudações Rosacruzes! A hipótese Gaia, atribuída ao cientista britânico James Lovelock, vê a Terra como um ser vivo. O ponto que mais chama a atenção é o da interação de todos os ecossistemas entre si e o mundo mineral. Todas as coisas são interdependentes e funcionam com autoregulação, buscando sempre aquilo que nós, estudantes rosacruzes, costumamos chamar de “a nota tônica da natureza”: a harmonia. Assim, a natureza procura o equilíbrio harmonizando seus componentes. De tempos em tempos o equilíbrio se rompe e a natureza procura uma compensação para reorganizar as coisas. O que nos deixa estarrecidos é quando percebemos os resultados do chamado “efeito estufa” se manifestando bem ali, na nossa frente. Na hora, pasmamos com os aflitos, com as perdas de vidas e de bens e humanamente questionamos: por quê? Com respostas certas ou não, devemos, como místicos, prestar o nosso apoio e auxílio aos nossos irmãos alcançados por catástrofes de qualquer natureza; neste momento, aos atingidos pelas tempestades na Região Sul. E como? A fraternidade que se expressa por vezes em benevolência, caridade e amor deve cristalizar aquilo que a nossa Tradição sempre defendeu. Recebi um da Sóror Liana Justen, Mestre do Pronaos Rosacruz Curitiba Centro e endosso suas palavras para concluir nossa comunicação da semana: Podemos ajudar de muitas formas, na presente situação: 1.Incluindo estes nossos irmãos e irmãs em nossas meditações e orações; 2. Visualizando a região litorânea do norte de Santa Catarina e do Vale do Itajaí e sua população, emitindo vibrações de fortaleza, paciência, coragem, esperança, fé e disposição construtiva para enfrentar a calamidade que as atinge; 3. Ajudando com bens materiais a quem está sofrendo as carências mais elementares, encaminhando-os via postos de atendimento mais próximos. Até nosso próximo encontro. Que assim nos ajude Deus! Hélio de Moraes e Marques Grande Mestre Texto extraído do site da GLP na página “mensagens semanais do Grande Mestre”.

5 O SENTIDO DO CAMINHO MÍSTICO
Mensagem do Monitor O SENTIDO DO CAMINHO MÍSTICO Todas as entidades vivas do universo nascem com a ânsia de procurar e encontrar seu caminho. Quando falamos em entidades vivas, devemos entender todos os seres animais, vegetais e minerais. Entendemos que o universo também possui esse processo de busca. A flor, antes de seu nascimento, procura o melhor caminho para que seu caule possa crescer. A raiz mantém a base firme para que aconteça um processo de elevação da terra em busca do sol. Os animais, instintivamente, buscam condições para adaptarem-se ao meio em que nascem e crescem. Assim acontece com o homem. Nascemos, crescemos e buscamos o sentido. O nosso aprendizado estabelece etapas para nosso conhecimento. Quando somos crianças, pensamos e agimos como tal. Na hora exata, deixamos essa fase e mergulhamos na adolescência. Nem bem assimilamos esse tempo e já amadurecemos antes da hora certa. O caminho místico também é assim. Não estaremos sintonizados antes da hora certa. Essa hora se estabelecerá em nossa vida de maneira progressiva. Os Rosacruzes conhecem o sentido da hora certa muito bem. Desde o início aprendem o valor da “reflexão”. A partir daí, iniciam uma peregrinação que conduz a um estágio de autoconhecimento. Ruy Rocha Junior, F.R.C.

6 Mensagem da Mestre Soror Guiomar: Mestre da Loja
Como Rosacruzes devemos por em prática esses ensinamentos, que nos leva ao caminho mais próximo da evolução. Soror Guiomar: Mestre da Loja Continuaremos com o livro “Código Rosacruz de Vida” de autoria do Frater Christian Bernard. CAPÍTULO CINCO Ao receber qualquer benção especial, como coisas do mundo material há muito desejadas, de qualquer natureza, ou um pequeno ou grande regalo, ou um inesperado gesto de bondade, não use ou aplique em seu próprio benefício, de modo algum, aquilo que receba, antes de, retirando-se para algum lugar tranquilo, por minutos, meditar e se fazer a seguinte pergunta: “terei realmente merecido esta benção, e haverá algum modo de partilhar o seu benefício (direta ou indiretamente) com outrem ou em proveito da humanidade?” Aguarde, então, uma resposta do Cósmico. Se não receber indicação de que a dádiva seja imerecida, de que deva ser partilhada ou transferida para alguém, diga:”Agradeço a Deus e ao Cósmico por esta benção; que eu a utilize para a glória de minha alma”.

7 Eventos do Mês  Dia 01/08/09, às 21:00 horas, Palestra “A Escada de Rá” Pelo Monitor Frater Valdemar. Dia 05/08/09, às 20:30 horas, Dinâmica de Grupo “Sanctum no Lar” pelo Frater Arimathea. Dia 08/08/09 às 21:00 horas, Forum Rosacruz “Expansão do Rosacrucianismo” Monitor Frater Valdemar Dia 22/08/09 às 14:00 horas, REDIG (só para monitores e dignitários), 16:00 horas, Ritualística de Templo com visita oficial do Grande Conselheiro (para membros de Templo e Artesãos)

8 NOTÍCIAS DO SITE Seguindo orientação da Grande Loja efetuamos algumas mudanças no site da Loja Rosacruz São Carlos, alteramos a extensão do endereço do site, que mudou de “.com” para “.amorc.org.br”. O novo endereço é: Em função da mudança de domínio foi alterado os endereços dos para atendimento, ouvidoria e Martinismo que ficaram assim: Atendimento: Ouvidoria: Martinismo:

9 ORDEM JUVENIL “A Ordem Rosacruz Juvenil é o canteiro iluminado onde a semeadura do Cósmico deposita suas mais caras bênçãos, onde o zelo e cultivo amoroso dos Mestres e dos membros do Organismo Afiliado aspiram o brotar de lindas “Rosas” que construirão o futuro da família, da Ordem e das sociedades terrenas e universais. Que essa semente frutifique em Luz, Vida e Amor e que o Archote da verdade brilhe no coração de cada um de todos nós.” Assim Seja! Mensagem da Coordenadora da ORCJ

10 A ESPIRITUALIDADE NAS CRIANÇAS
“Para que o homem tome consciência da fraternidade humana e de um mundo pacífico, é necessário que esta instrução comece na infância. A criança, tão recentemente chegada do reino espiritual, está naturalmente em contato íntimo com o plano elevado da divindade. È um dever sagrado dos pais proteger esta harmonização, a fim de que, quando a criança entrar em contato com o mundo exterior e passar pelos ajustes necessários à sua vida física, não ocorra uma separação muito grande entre a personalidade-alma, o lado espiritual ou divino de sua natureza, e a personalidade exterior. Se lhe ensinarem bem cedo a compreender e apreciar a lei da harmonia interna, e se a incentivarem a harmonizar-se com o Deus do seu Coração, através da reflexão, da prece e até de atividades físicas, a harmonia espiritual da infância permanecerá nela, e será um canal para sua orientação infalível e correta, por toda a vida. Para que os pais e educadores possam sentir o sagrado que existe em cada criança é necessário que também estejam em sintonia com ideais mais elevados. Um Ser-criança é a vida em plena celebração.” (Encontro Rosacruz de Pais e Filhos)

11 QUEM SÃO OS ARTESÃOS Artesão é a denominação para alguém que, através de ferramentas que aprendeu a utilizar através do tempo, cria, transforma, melhora, incentiva, exemplifica, entusiasma, anima, auxilia, prontifica-se, acredita. E assim, fratres e sorores, podemos utilizar o contexto acima para situar, dentro da Loja, os membros mais antigos de nossa amada Ordem Rosacruz, AMORC. Membros que, após longos anos de estudo e prática dos ensinamentos rosacruzes, estão aptos a usar o avental rosacruz de serviço da maneira mais nobre e altruística possível. Incentivando os membros mais novos a prosseguirem na senda; auxiliando o Organismo Afiliado no que for necessário para que ele, realmente, seja o nosso Lar Espiritual. E, principalmente, acreditando nos valores rosacruzes, em suas práticas e ensinamentos. A atividade da Classe dos Artesãos, que acontece uma vez por mês em nossa Loja, manifesta poderosas vibrações de Luz, Vida e Amor em nosso ambiente, ao nosso redor e expandem-se para onde forem necessárias. Conclamo, então, nossos fratres e sorores artesãos a estarem conosco na medida de suas possibilidades. Incentivando, exemplificando, entusiasmando, animando, auxiliando, prontificando-se e acreditando. Fraternalmente, a Mestre da Classe dos Artesãos. Vejam, a seguir, a programação para este primeiro sábado do mês.

12 CLASSE DOS ARTESÃOS Atividades do mês
18h - Ritual da Classe dos Artesãos 21h - Palestra “A ESCADA DE RA” -apresentação: frater Valdemar Natalino Corrêa, Monitor Regional

13 TRADICIONAL ORDEM MARTINISTA
Os membros rosacruzes que já realizaram a iniciação ao primeiro grau de Templo poderão afiliar-se à Ordem Martinista e, posteriormente, após efetuarem a iniciação ao Grau Associado, em um Templo Martinista, poderão participar das atividades da Heptada Martinista São Carlos, TOM. ATIVIDADES DO MÊS DE AGOSTO 16 – domingo, 9h e 30min – Conventículo do Grau Associado 10h e 30min – Conventículo do Grau Associado 11h e 30min – Reunião Administrativa Mensal 30 – domingo, a partir das 9h e 30min – Encontro Martinista, aberto a rosacruzes. A Heptada Martinista São Carlos, TOM, completou, este ano, quinze anos de atividades. Seu Templo encontra-se anexo à Loja Rosacruz São Carlos, AMORC e muitos são os rosacruzes desse Organismo Afiliado que já foram iniciados às práticas martinistas. Neste mês de agosto, no dia 30, domingo, realizaremos um Encontro Martinista aberto, pela primeira vez, aos fratres e sorores rosacruzes que queiram conhecer um pouco mais do estudo martinista. Será um momento único e tenham a certeza de que os palestrantes martinistas estão esmerando-se para acolhê-los em nosso convívio. Abaixo, segue a programação do Evento e, a fim de nos prepararmos para recebê-los em nosso convívio, pedimos que confirmem a presença através do da Heptada com, pelo menos, uma semana de antecedência: Agradecemos à Administração da Loja por nos ceder seu espaço social. Fraternalmente, a Mestre da Heptada Martinista São Carlos, TOM

14 O MARTINISMO: A SENDA DO CORAÇÃO
ENCONTRO MARTINISTA O MARTINISMO: A SENDA DO CORAÇÃO 9h e 30min – Recepção e café. 10 horas – INÍCIO DAS ATIVIDADES. Apresentação dos oficiais martinistas e demais membros presentes. Objetivo do Encontro. O que é uma Heptada Martinista. 10h e 30min – PRIMEIRO TRABALHO. Apresentação: Eduardo Terciotti, Mestre Associado da Heptada MARTINISMO E ROSACRUCIANISMO. ELOS DE LIGAÇÃO MÍSTICA. Fórum 11h e 30min – SEGUNDO TRABALHO. Apresentação: Maria Aldenir Marques Cardoso, Mestre Iniciado da Heptada CABALA. CAMINHO FUNDAMENTAL PARA O MARTINISTA. 12h e 30min – lanche oferecido pela Heptada Martinista São Carlos, TOM 13h e 45min – LEITURA DE PRECES MARTINISTAS. Ivone Beraldi, Mestre Oradora da Heptada

15 O MARTINISMO: A SENDA DO CORAÇÃO
ENCONTRO MARTINISTA 14 horas – TERCEIRO TRABALHO. Apresentação: Heloisa E.C. Moreira, Mestre da Heptada O CORAÇÃO MARTINISTA. Fórum 15 horas – QUARTO TRABALHO. Apresentação: Beatriz Aied, Monitora Regional para Assuntos Martinistas LUZES MARTINISTAS. OS CENTROS PSÍQUICOS ROSACRUZES E SUA CONEXÃO COM O MARTINISMO. 16 horas – ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES Palavras finais da Mestre da Heptada, demais oficiais e Monitora Regional Agradecimentos. Ágape (social)  O MARTINISMO: A SENDA DO CORAÇÃO

16 AGENDA do MÊS 01/08/09 18:00 18:05 19:30 21:00 Convocação Ritualística de Pronaos: Mestre Auxiliar Frater Bruno Classe dos Artesãos – Mestre Soror Heloisa Convocação da Ordem Juvenil: Coordenadora Soror Helenita Convocação Ritualística de Templo: Mestre Soror Guiomar Palestra “A escada de Ra” pelo Monitor Frater Valdemar 02/08/09 9:00 Iniciação ao décimo segundo grau de Templo – Mestre Soror Isabel 05/08//09 17:30 20:00 20:30 Aula de Violão – Prof. Penha Harmonização com a comissão de auxilio espiritual – Frater José Divino Dinâmica de Grupo “O Sanctum no Lar” Frater Arimathea

17 08/08/09 18:00 18:05 19:30 21:00 Convocação Ritualística de Pronaos: Mestre Auxiliar Frater Bruno Convocação da Ordem Juvenil: Coordenadora Soror Helenita Convocação Ritualística de Templo: Dia comemorativo de H. Spencer Lewis: Mestre Soror Guiomar Forum Rosacruz “A expansão do Rosacrucianismo” Frater Valdemar 12/08/09 17:30 20:00 Aula de Violão: Prof. Penha Harmonização com a Comissão de Auxilio Espiritual: Soror Guiomar 15/08/09 Convocação Ritualística de Templo: Frater Carlos Reunião Administrativa mensal 19/08/09 20:30 Aula de Violão: Professor Penha Harmonização com a comissão de auxilio espiritual: Soror Helenita Ritual de Luz, Vida e Amor: Soror Heloisa

18 22/08/09 14:00 16:00 18:00 19:30 REDIG: Reunião de Dirigentes e Dignitários: Grande Conselheiro Frater Marco Antonio Batista Convocação ritualística de Templo: Grande Conselheiro Frater Marco Antonio Batista Convocação ritualística de Pronaos : Mestre auxiliar Frater Bruno Convocação da Ordem Juvenil: Coordenadora Soror Helenita Iniciação ao quarto grau de Templo: Mestre Frater Carlos 26/08/09 17:30 20:00 Aula de Violão: Prof. Penha Harmonização com a Comissão de Auxilio Espiritual: Soror Guiomar 29/08/09 18:05 Convocação ritualística de Templo: Mestre Aux. Frater Bruno

19 Convenção Regional Rosacruz – SP4 “Em busca da Luz maior”
Dias 4, 5, 6 e 7 de setembro de 2009 Hotel Mantovani Águas de Lindóia – SP Hospedagem com café da manhã, almoço e jantar inclui: 03 pernoites, 07 refeições, 03 cafés da manhã e 04 cofee break Preços: Apto. duplo: R$ 450,00 por pessoa Apto. individual: R$ 650,00 por pessoa Apto. triplo: R$ 420,00 por pessoa Forma de pagamento: em 3 vezes sem juros, se começar a pagar em julho Em cheques pré-datados Em depósitos: Banco Bradesco: em nome de: Maria Helena B. Rodrigues, Agencia 2401 – 5, conta 1880 – 5 Taxa de inscrição Convenção: R$ 200,00 em 3 vezes sem juros Informações e inscrições: Maria Helena B. Rodrigues, Fone: ; Agência Mactour: :  Rua Marechal Rondon, Ribeirão Preto - SP

20 Hotel Mantovani

21 Águas de Lindóia

22

23 VAI ACONTECER  No dia 22 de agosto de 2009 receberemos a visita do Grande Conselheiro da Região SP4 Frater Marco Antonio Batista, que ira coordenar a Reunião de Dirigentes e Dignitários que será realizada na Loja Rosacruz São Carlos e em seguida haverá uma convocação de Templo onde o Grande Conselheiro lerá uma mensagem especial.

24  Nos dias 04, 05, 06 e 07 de setembro de 2009 acontecerá a Convenção Regional Rosacruz SP4, na cidade de Águas de Lindóia – SP e visando facilitar a adesão dos Fratres e Sorores que quiserem comparecer ao citado evento a Loja Rosacruz São Carlos não terá atividades neste período, devendo retornar às suas atividades normais no dia 09 de setembro de 2009 com a programação da quarta feira.

25 Em Setembro comemora-se o aniversário da Loja R+C São Carlos e teremos atividades especiais!

26 ACONTECEU No dia 01 de julho de 2009, realizou-se a Dinâmica de Grupo com o tema “minha história” e apresentação do Frater André. Dia 04 de Julho foi apresentada a palestra “sons Vocálicos” pelo Frater Waldomiro

27 Missão Rosacruz "A Ordem Rosacruz, AMORC é uma organização internacional de caráter místico-filosófico, que tem por missão despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento, em espírito de fraternidade, respeitando a liberdade individual, dentro da Tradição e da Cultura Rosacruz."

28 Esta é uma publicação eletrônica mensal, de caráter informativo, destinada a todos os membros-estudantes, oficiais e simpatizantes da Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis AMORC, Jurisdição de Língua Portuguesa. É enviada por a qualquer membro que solicitar, sendo totalmente permitida sua divulgação por quaisquer meios, por todos que a recebem. As opiniões e conceitos emitidos são de inteira responsabilidade dos autores, não representando necessariamente a palavra ou o ponto de vista oficiais da AMORC, da Tradicional Ordem Martinista, de qualquer Organismo Afiliado da AMORC ou da TOM, ou de qualquer oficial ou membro da AMORC ou da TOM.

29 Loja Rosacruz São Carlos – AMORC Alameda das Azaleias nº 282 Bairro Cidade Jardim Caixa Postal CEP: São Carlos – SP 

30 Formatação: Miro


Carregar ppt "Loja Rosacruz São Carlos – AMORC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google