A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lei de Causa e Efeito. Aspectos Históricos Na história da humanidade ouvimos falar por diversas vezes sobre a Lei da Causalidade,por exemplo: Na Bíblia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lei de Causa e Efeito. Aspectos Históricos Na história da humanidade ouvimos falar por diversas vezes sobre a Lei da Causalidade,por exemplo: Na Bíblia."— Transcrição da apresentação:

1 Lei de Causa e Efeito

2 Aspectos Históricos Na história da humanidade ouvimos falar por diversas vezes sobre a Lei da Causalidade,por exemplo: Na Bíblia lemos Olho por olho,dente por dente numa citação ao Código de Hamburai uma compilação de Leis da Antiga Babilônia. Em ditados populares ouvimosAqui se faz,aqui se paga.ou Quem com ferro fere,com ferro será ferido.

3 Aspectos Históricos Na Física ouvimos sobreA Lei da Ação e Reação,postulada como a Terceira Lei de Newton. Em fim,todos estes são exemplos de uma Lei Natural que age sobre tudo que está no Universo.

4 Aspectos Históricos O Buda Sakyamuni fundador histórico do Budismo atingiu a iluminação a partir destas Leis Naturais do Universo e também observou a existência da Lei de Causa e Efeito. Durante sua existência ele falou por diversas vezes sobre a Causalidade.

5 Causa e Efeito Pré Sutra de Lótus Em seus ensinamentos, chamados de Sutras;Sakyamuni expôs a Lei de Causa e Efeito por diversas ocasiões,com o objetivo de levar seus ouvintes também em busca da iluminação. Mas muitas vezes os ouvintes entendiam a Causalidade como algo que eles estivessem presos.

6 Causa e Efeito Pré Sutra de Lótus Havia o entendimento que as pessoas fossem reféns do próprio destino, ou seja não conseguiriam se livrar das próprias causas e passariam uma existência sem conseguirem se livrar de suas dificuldades. Então bastava apenas se conformar com a situação atual.

7 Causa e Efeito do Sutra de Lótus Percebendo isto,Sakyamuni pregou o Sutra de Lótus no qual fala sobre a simultaneidade da Causa e Efeito. Ou seja não são as causas que fizemos no passado que determinam nossa existência, mas sim as causas que estamos fazendo no presente,junto com uma mente determinada que fará com que as circunstancias atuais,mudem.

8 Causa e Efeito do Sutra de Lótus Depois do declínio do ensino de Sakyamuni,surge Nitiren Daishonin,no século XII,reformulando os ensinos budistas. Nitiren tem como base o Sutra de Lótus,ou seja, para transformarmos os aspectos negativos da vida,ele revelou a Lei do Nam Myoho rengue Kyo.

9 Causa e Efeito do Budismo de Nitiren Daishonin Quando falamos em causa e efeito, imaginamos uma série de situações do dia-a-dia em que se observa claramente a relação entre a ocorrência do fato e o motivo que o causou. Assim, dizemos, por exemplo, que uma determinada pessoa sofreu um acidente automobilístico devido à alta velocidade com que estava dirigindo; que um estudante passou nos exames por ter estudado as matérias com afinco; que uma inundação foi causada por uma forte chuva; ou ainda, que a causa de um incêndio foi um curto-circuito na instalação elétrica.

10 Causa e Efeito do Budismo de Nitiren Daishonin Mas ocorrem também muitos acontecimentos cujas causas não conseguimos enxergar de forma muito clara. A dificuldade de perceber essas causas torna-se ainda maior especialmente quando se trata de fatos negativos relacionados à própria vida. O Budismo de Nitiren Daishonin esclarece que todas estas questões podem ser observadas sob a luz da rigorosa Lei da Causalidade que permeia todo o universo. Na escritura Carta de Sado, Daishonin escreve: Um indivíduo que escala uma montanha conseqüentemente terá de descer. Uma pessoa que insulta uma outra será desprezada. Alguém que deprecia o belo nascerá feio. Quem rouba o alimento e as roupas de outros nascerá no mundo da fome... Esta é a usual lei de causa e efeito. (As Escrituras de Nitiren Daishonin [END], vol. 1, pág. 203.)

11 Causa e Efeito do Budismo de Nitiren Daishonin Sob o ponto de vista budista, a lei de causa e efeito abrange o passado, o presente e o futuro de nossas existências. Produzimos causas boas ou ruins a todo instante, com pensamentos, palavras e ações, ou seja, nossa vida atual é efeito de causas geradas no passado e no presente e, portanto, esses resultados são de nossa única e exclusiva responsabilidade. Na escritura Abertura dos Olhos consta a seguinte passagem: O Sutra Shinjikan afirma: Se deseja compreender as causas que existiram no passado, veja os resultados que são manifestados no presente. E se desejar compreender quais resultados serão manifestados no futuro, olhe as causas que existem no presente. (END, vol. 2, pág. 164.)

12 Causa e Efeito do Budismo de Nitiren Daishonin Um ponto importante ao analisarmos a Lei de Causa e Efeito é que ela reside em nossa própria vida e não em algum outro lugar. Em outras palavras, fazemos as causas que queremos e recebemos os efeitos que merecemos. Por mais que ninguém saiba ou veja o que fazemos, tudo é registrado nas profundezas de nossa vida.

13 Causa e Efeito do Budismo de Nitiren Daishonin Para exemplificar, de maneira superficial, classifiquemos todas essas causas em positivas e negativas. Figurativamente, colocando as causas negativas num prato da balança e no outro prato as causas positivas, podemos analisar o seguinte:

14 Causa e Efeito do Budismo de Nitiren Daishonin Se o prato de causas positivas pender mais, isto significa que são mais causas positivas do que negativas. Então, desfrutaremos dos efeitos positivos de todas essas causas. Isso não quer dizer que as causas negativas não terão seus efeitos. Se existe a causa, o efeito se manifesta infalivelmente, cedo ou tarde, em algum momento da vida. Mas, como os efeitos positivos são mais abundantes devido ao balanço positivo das causas acumuladas, a vida terá mais felicidade que sofrimentos;e vice-e-versa.

15 Causa e Efeito do Budismo de Nitiren Daishonin Uma vez que temos consciência de que tudo que vivemos no presente é resultados de nossas ações do passado, o que devemos fazer? Não podemos ficar numa posição passiva, pois isso não nos levará a lugar algum. Devemos começar a fazer causas positivas que superem as negativas para colhermos resultados positivos no futuro.

16 Causa e Efeito do Budismo de Nitiren Daishonin Na obra Nova Revolução Humana, o presidente Ikeda enfatiza: O budismo expõe que se uma pessoa comete algum mal contra seu semelhante terá de trilhar o curso da infelicidade como resultado dos atos negativos do passado. Entretanto, este é apenas um aspecto dos ensinos budistas. Se a vida se restringisse apenas a isso, as pessoas teriam de viver em constante insegurança justamente por não conseguirem saber as causas negativas de existências passadas, tendo de carregar inclusive um grande complexo de culpa. Além disso, o destino seria algo previamente delineado e provocaria nas pessoas o desinteresse pela própria vida, tornando-se adeptas de um modo de vida passivo no qual a única preocupação seria a de não cometer nenhum mal. O Budismo de Nitiren Daishonin transcende o limite da concepção superficial de causa e efeito, de castigo e recompensa, e revela a natureza real da causalidade e a forma como recuperar o estado de pureza da vida existente desde o infinito passado...(NRH, vol. 1, pág. 197.)

17 Causa e Efeito do Budismo de Nitiren Daishonin O presidente Ikeda também escreveu: O presidente Toda disse o seguinte: Se nessa fria lei de causa e efeito estivesse encerrado todo o budismo, então teríamos de considerar nosso destino fixo e imutável. Seríamos impelidos a viver passiva e timidamente para não cometermos algum outro ato errôneo. Uma lei superficial não tem nada a ver conosco que vivemos na Era Atual. Nós necessitamos de uma lei suprema que nos habilite ultrapassar as barreiras das causas e efeitos para evidenciar a natureza de Buda inata em nossa vida. Foi Nitiren Daishonin quem, respondendo a essa necessidade, estabeleceu a Lei para transformar o destino que continua desde existências passadas e assim reconstruí-lo melhor,a recitação do Nam-myoho-rengue-kyo é a fórmula da mudança da vida...

18 Causa e Efeito do Budismo de Nitiren Daishonin Com a prática diária do Budismo de Nitiren Daishonin adquirimos força, coragem e sabedoria para vencer os sofrimentos e abrimos caminhos para viver de forma prazerosa sem as amarras do destino e, ao mesmo tempo, criamos imensuráveis causas que trarão benefícios para a existência presente e para as próximas. A partir do momento em que mudamos a nossa maneira de visualizar a realidade, os obstáculos e os sofrimentos da nossa vida deixam de ser empecilhos e passam a ser oportunidades para o nosso desenvolvimento. Quando nos conscientizamos verdadeiramente disso, administramos nossa vida de forma diferente e o passado deixa de ser o foco de nossas atenções, pois não temos como apagar as causas realizadas, e passamos a fazer causas positivas para superar as negativas. O presente torna-se nosso palco principal, pois, de acordo com o budismo, o que realizamos agora, neste exato momento, definirá todo nosso futuro. Ou seja, quanto mais estivermos conscientes da Lei de Causa e Efeito, nossas atitudes serão mais responsáveis, benevolentes e agiremos com o máximo respeito com a nossa vida e a dos demais. Conseqüentemente, nossas ações criarão causas para um futuro glorioso, livre do medo e da insegurança e poderemos desfrutar uma felicidade indestrutível.

19 Causa e Efeito do Budismo de Nitiren Daishonin Nossa vida, apesar de parecer longa, é muito curta.Nós podemos vivê-la prazerosa e significativamente ou nos lamentando. Não importa que tipo de vida levemos, a Lei de Causa e Efeito se manifestará infalivelmente. Portanto, seja qual for a situação atual, podemos tanto dar uma direção de felicidade como de infelicidade ao curso de nossa vida. O presidente Ikeda escreveu: A lei da causalidade não reside em algum outro lugar senão em nossa própria vida. É nossa crença no Nam Myoho Rengue Kyo que faz tudo no Universo funcionar como desejamos(...)

20 Causa e Efeito do Budismo de Nitiren Daishonin Dessa forma, vamos utilizar esta Lei a nosso favor em todos os momentos da vida.


Carregar ppt "Lei de Causa e Efeito. Aspectos Históricos Na história da humanidade ouvimos falar por diversas vezes sobre a Lei da Causalidade,por exemplo: Na Bíblia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google