A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Políticas “emergenciais” ou permanentes para E. I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Políticas “emergenciais” ou permanentes para E. I"— Transcrição da apresentação:

1 As Políticas “emergenciais” ou permanentes para E. I
As Políticas “emergenciais” ou permanentes para E.I. cidade de SP: Bolsa Creche? FMEISP – 11ª Assembleia 5/12/2013 Ana Mello - VETA HADDAD! Projeto de Lei (PL) 139/2013, na cidade de São Paulo, denominado programa Bolsa Creche, de autoria do vereador Jair Tatto (PT), Foi aprovado (5/11/2013) por votação simbólica, com três votos contra, Mário Covas Neto (PSDB), Orlando Silva (PCdoB) e Toninho Vespoli (PSOL).

2 Definições (INEP, Censo Escolar 2011)
CD: refere-se ao atendimento onde uma mulher cuida, em sua própria casa, mediante pagamento, de crianças enquanto os pais trabalham. Há diferentes modalidades e não há registros oficiais, já que muitas DC são clandestinas. Creche Direta – refere-se a atendimento (integral e/ou parcial)100% publico unidades ( vagas) Creche Conveniadas (particular, confessional, comunitária, filantrópico) – refere-se a entidades (religiosas e/ou comunitárias) que tem convênios em períodos determinados unidades ( vagas). Bibliografia - deve-se lembrar: Educação e Desigualdades Cidade de SP, pp , 2013 [ação educativa, GT SP e Inst. CA]

3 AS POLÍTICAS SOCIAIS EM UM CONTEXTO DE CRISE Estado de Bem - estar Social
A Origem do Welfare State – resposta das elites após a segunda guerra mundial às crises e às necessidades de crescimento. Limites e organizações do Estado enquanto promotor das políticas sociais. Brasil: a política do Estado de Bem-estar Social, mais exceção do que a regra.

4 Lembrar das historias dessa rede
Creches Domiciliares: Argumentos ou Falácias In Cadernos de Pesquisa, nº 56, fevereiro/1986, p. 73 – 1981. A REDE DE CRECHES NO MUNICIPIO DE SÃO PAULO (1990/91) fcc/arquivos/1317/arquivoAnexado.pdf Um roteiro histórico-sentimental pelas creches e Pré-escolas da cidade de São Paulo (2000). ADI Magistério – Políticas Publicas, Caderno 2. Ana Maria MELLO.

5 AS POLÍTICAS DE ATENDIMENTO À INFÂNCIA
Impacto das políticas neoliberais: Programas com pouco investimento Descontinuidade Intenção em universalização. Modalidades alternativas: Planos de reformas Modelos incompletos à infância.

6 IMPLANTAÇÃO DO AUXÍLIO CRECHE Breve histórico
luta de creches-empresa: Fiação e Tecidos Corcovado (1899), Hospital Psiquiátrico de Franco da Rocha (1942) e direito à guarda para amamentação (CLT, nº 5452/43); Auxilio Creche dissídio coletivo (1982). Dois períodos de luta creches USP: 1965 – 1973 e a partir de 1974 Piracicaba, e 1980 em SP. Participação de cada categoria nas creches USP

7 Modelos de auxílio-creche
Flexível: Valor do auxílio-creche é acrescentado diretamente ao salário do trabalhador. Os valores são negociados em acordos e convenções trabalhistas. Vinculado: Valor é destinado a custear as despesas efetuadas com a criança. Os valores são negociados em acordos e convenções trabalhistas - há diferentes formatos.

8 Nossos Estudos sobre “benefícios”
Investigamos o impacto no tipo de atendimento educacional e de cuidado recebido pelas crianças das famílias que optaram pelo auxílio-creche na USP. Analisamos as características do auxílio-creche e a evolução dos valores; Verificamos se houve mudanças no perfil socioeconômico das famílias atendidas na Creche Carochinha; 3. Identificamos perfil das famílias beneficiadas pelo auxílio-creche; 4. Levantamos tipo de atendimento educacional e de cuidado que essas famílias propiciam a seus filhos.

9 Evolução do valor Auxílio Creche

10 Evolução de matrículas – Creche Carochinha

11 Mariana Amparo Ribeiro

12 Ideias de caráter provisório x resistências
C.D. diferentes modalidades (década de 70), Cada creche Direta cuida de 6 mães crecheiras – 10cçs/por mãe, diretora visita semanal/mente – total de cçs 60 por creche (1980/83). Vamos comprar vagas em creches privadas (década de 80); Meninas da Febem irão tomar conta das crianças (década 80/90) ; Jânio fará creches nos espaços livres de metro (década de 80); Ampliação da rede filantrópica/conveniada (desde 1970); FUNDEB (2008/09). Auxilio creche, bolsa creche (reedição ampliação C.D. continuadamente) Ultimas noticias 2013 – Haddad e Tatto – Bolsa creche ½ salario mínimo, convite a período parcial por solicitação das famílias. FMEISP APOIA: estabelecer novos padrões de qualidade para redes direta, indireta e conveniadas como também estratégias de acompanhamento.

13 Considerações Finais Educação infantil - direito da criança.
Os efeitos positivos da educação infantil. Questões relativas as relações de gênero. O que se espera de creches universitárias. As negociações trabalhistas.

14 Para creches empresas (publica ou privada) - caminhos sugeridos:
Permanecer ligados aos direitos trabalhistas e estudantis ainda com a herança das práticas assistencialistas. Avançar no sentido da construção do direito universal da criança à educação infantil pública e de qualidade.

15 Para o(S) movimento(S) Reconhecer que há diferenças também entre nós GT nossa SP, ABRINQ, Fóruns ...

16 continuar resistindo - creches de qualidade...

17 E sempre lembrar Eduardo GALEANO
“Dia após dia nega-se às crianças o direito de ser criança. Os fatos, que zombam desse direito, ostentam seus ensinamentos na vida cotidiana. O mundo trata os meninos ricos como se fossem dinheiro, para que se acostumem a atuar como o dinheiro atua. O mundo trata os meninos pobres como se fossem lixo, para que se transformem em lixo. E os do meio, os que não são ricos nem pobres, conserva-os atados à mesa do televisor, para que aceitem desde cedo, como destino, a vida prisioneira. Muita magia e muita sorte têm as crianças que conseguem ser crianças.” (A Escola do Mundo ao avesso)


Carregar ppt "As Políticas “emergenciais” ou permanentes para E. I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google