A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO PENTATEUCO Antigo Testamento I Pr. Ozias Lima Ribeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO PENTATEUCO Antigo Testamento I Pr. Ozias Lima Ribeiro."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO PENTATEUCO Antigo Testamento I Pr. Ozias Lima Ribeiro

2 Na Bíblia Hebraica a divisão se baseia no processo cronológico de formação dos livros: A Lei (Torá): Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio

3 Os Profetas (Nebhlim): Profetas Anteriores: Josué, Juízes, Samuel e Reis Profetas Posteriores: Isaias, Jeremias, Ezequiel e Os Doze Os Profetas (Nebhlim): Profetas Anteriores: Josué, Juízes, Samuel e Reis Profetas Posteriores: Isaias, Jeremias, Ezequiel e Os Doze

4 Os Escritos (Kethubhim): Livros Poéticos: Salmos, Provérbios e Jó Os cinco rolos (Megilloth): Cantares, Rute, Lamentações, Ester e Eclesiastes História do Cronista: Esdras-Neemias e Cronicas, Daniel: Daniel Os Escritos (Kethubhim): Livros Poéticos: Salmos, Provérbios e Jó Os cinco rolos (Megilloth): Cantares, Rute, Lamentações, Ester e Eclesiastes História do Cronista: Esdras-Neemias e Cronicas, Daniel: Daniel

5 ESDRASESDRAS NEEMIASNEEMIAS Cativeiro Babilônia (70 anos) GÊNESISGÊNESIS ÊXODOÊXODO NUMEROSNUMEROS JOSUÉJOSUÉ JUÍZESJUÍZES 1º S A M U E L 2º S A M U E L 1º R E I S 2º R E I S Jó Levítico Deuteronômio Rute Sal. Provérbios Cantares Eclesiastes NT AntesDuranteDepois Jonas Miquéias Oséias Naum Amós Habacuque Isaías Sofonías Joel * Obadías* Ezequiel Daniel Jeremías Lamentacões Ageu Zacarías Malaquías Ester Agenda de cores Pentateuco Livros Históricos Poéticos Proféticos Vista Panorámica do AT 1º e 2º Crônicas 1400 AC

6 O termo Pentateuco vem do Grego, e significa cinco livros. Também chamado de Tora, instrução em santidade. Outros nomes: Livro da Lei e Lei de Moisés.

7 PeríodoPatriarcalEscravidão e Êxodo Conquista da Terra Reino Unido E Dividido Cativeiro e Retorno Jesus DEUS Deus toma a iniciativa de revelar-se. Histórica Progressiva Orgânica Adaptável (Hebreus 1.1-2) O pentateuco é a parte mais importante do cânon hebraico e base de toda a revelação posterior.

8 TEMA E CONTEUDO GERAL: O pentateuco forma uma unidade. É um livro dividido em cinco capítulos.

9 Posivel Cronología do Pentateuco AC Abraão Israel chega ao Egito Êxodo 12 Tribos e Juizes; Saul, Davi Saída e a Lei. 40 anos no deserto Êxodo 12:37 – Deuteronômio No final dos 40 anos Moisés tinha (430 anos en Egito*) * Ex.12:41 40 anos Ex.16:35 Dt.1:3 G ÊN E S I S Morte de José Levítico Deuteronômio Ê X O D O 1-12 NUMEROSNUMEROS

10 Em relação ao conteúdo, o Pentateuco pode ser dividido em duas partes: Gn 1 – 11: Narra a história da criação e a queda do homem. Gn 12 – Dt. 34: Narra o projeto de Deus para resgatar o homem, por meio de sua aliança com Abraão. Os livros do Pentateuco, embora interdependentes, focam temas específicos

11 Gênesis: Narra a criação, a queda. Aborda também a aliança do Senhor com os patriarcas de Israel.

12 Êxodo: Narra o livramento que o Senhor concede a seu povo, a aliança do Sinai e a entrega da Lei

13 Levítico: Aborda os meios pelo qual o povo poderia se santificar para viver um relacionamento íntegro com o Senhor.

14 Números: Narra a peregrinação do povo por quarenta anos no deserto, como conseqüência de seus pecados.

15 Deuteronômio: A renovação da aliança e a segunda entrega da lei, bem como os preparativos para a entrada na terra prometida.

16 PLANO LITERÁRIO DO PENTATEUCO: Gn. 1-11: Criação, queda e julgamento. Gn 12-50: Aliança de Abraão e conservação de sua família. Ex: Livramento da escravidão do Egito e chegada ao Sinai. Lv. Instrução para a santidade. Nm. Provação e purificação do povo da aliança. Dt. Renovação da aliança e preparativos para entrada na terra.

17 LITERATURA DO PENTATEUCO: Prosa narrativa: Simples, direta e expressiva; Poesia Antiga: Orações, Cânticos de Louvor, Hinos de vitória, Bênçãos, Profecias, Promessas de Aliança, Cânticos de escárnio; Revelações Proféticas; Lei.

18 CONTEXTO HISTÓRICO Os fatos narrados desde o chamado de Abrão até a morte de Moisés parecem pertencer às Idades do Bronze Médio e Tardio da história do Antigo Testamento, entre 2000 a 1600 a.C. Os cinco livros narram o período que vai da criação até a morte de Moisés no Monte Nebo.

19 Os patriarcas surgiram da cultura mesopotâmica fundada pelos sumérios, mas modificada pelas dinastias semitas de Sargão I., surgia a cultura.

20 A Palestina, neste período era dominada por cidades-Estados dispersas, com menos densidade demográfica e urbana. Os cananeus, amorreus, jebuseus e horeus eram povos não-semitas que ocuparam a região siro-fenícia neste peródo.

21 Os Egito foi a nação que exerceu grande influência sobre a formação o povo hebreu.

22 AC Abraão Israel chega ao Egito Êxodo 12 Tribos e Juizes; Saul, Davi (430 anos no Egito) AC 12 Tribos e Juizes; (215 anos no Egito) AbraãoIsrael chega ao Egito Êxodo Saul, Davi AC 12 Tribos e Juizes; AbraãoIsrael chega ao Egito Êxodo Saul, Davi (430 anos no Egito)

23 CONFIABILIDADE HISTÓRICA: Julius Wellhausen, defensor da critica das fontes contesta a historicidade do pentateuco, relegando-o a mitos. Sugere uma composição posterior de muitas fontes JEDP, em vez da autoria mosaica.

24 A crítica literária fala de história sagrada e de ficção em prosa, afirmando que professam verdades teológicas, mas não refletem a realidade histórica.

25 A TENSÃO ENTRE O ANTIGO E O NOVO TESTAMENTO: 1) Uma visão dispensacionalista, que prevê uma discontinuidade entre o AT e o NT. 2) Uma teologia da Aliança, que salienta a continuidade da aliança das obras e a aliança da graça.

26 FORMAS DE INTERPRETAR O ANTIGO TESTAMENTO: ESTILO DE VIDA: Enfatizando a aplicação ética e moral. TESTEMUNHA DE CRISTO: Aplicando de maneira tipológica e alegoria. HISTÓRIA DA SALVAÇÃO: Mostrando a forma como Deus age para a redenção. ESCRITURA: Evidenciando o desenvolvimento do Cânon como voz de autoridade com respeito à crença e prática da comunidade religiosa.

27 PROPOSTA A SER SEGUIDA: Descobrir os princípios teológicos fundamentais da lei presentes no Pentateuco que se perpetuam no NT e no nosso relacionamento pessoal com a divindade.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO PENTATEUCO Antigo Testamento I Pr. Ozias Lima Ribeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google