A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Relação da Capoeira com as Disciplinas Escolares José Olímpio Ferreira Neto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Relação da Capoeira com as Disciplinas Escolares José Olímpio Ferreira Neto."— Transcrição da apresentação:

1 A Relação da Capoeira com as Disciplinas Escolares José Olímpio Ferreira Neto

2 A Capoeira é um instrumento educacional interdisciplinar capaz de desenvolver as múltiplas inteligências e promover a inclusão social.

3 A Relação da Capoeira com as Disciplinas Escolares As Cantigas como Instrumento de Aprendizagem As Cantigas como Instrumento de Aprendizagem Contribuição Brasileira à Educação Física Contribuição Brasileira à Educação Física A Capoeira e a História do Brasil A Capoeira e a História do Brasil O Ensino de Português através das Cantigas O Ensino de Português através das Cantigas O Mundo através da Capoeira O Mundo através da Capoeira O Capoeirista no Mundo das Artes O Capoeirista no Mundo das Artes A Matemática dos Movimentos A Matemática dos Movimentos Capoeira e as Ciências da Natureza Capoeira e as Ciências da Natureza

4 As cantigas como instrumento de aprendizagem As cantigas possuem três funções básicas: função ritual – fornece a animação da roda, juntamente com as palmas e a instrumentação; função ritual – fornece a animação da roda, juntamente com as palmas e a instrumentação; papel matenedor das tradições – reavivando a memória da comunidade da capoeira acerca dos acontecimentos importantes; papel matenedor das tradições – reavivando a memória da comunidade da capoeira acerca dos acontecimentos importantes; função reflexiva – a roda é um espaço dinâmico de constante repensar dessa mesma história, dos princípios éticos nas rodas e da inserção da capoeira e do elemento negro na sociedade. (VIEIRA, 1998, p. 45) função reflexiva – a roda é um espaço dinâmico de constante repensar dessa mesma história, dos princípios éticos nas rodas e da inserção da capoeira e do elemento negro na sociedade. (VIEIRA, 1998, p. 45)

5 A Contribuição Brasileira à Educação Física A Capoeira é Educação Física contextualizada. Num país em que pulsam a capoeira, o samba […], entre outras manifestações, é surpreendente o fato de a educação física, […] ter desconsiderado essas produções de cultura popular como objeto de ensino e aprendizagem ( PCN, 1998, p. 71 e 72) A relação entre a Capoeira e a Educação Física é a mais próxima possível, pois é através desta que aquela adentra ao universo escolar na Escola Tomaz de Aquino Mestre Aristides [...] todos os indícios mostram que a relação da Capoeira com a Educação Física é de reciprocidade, [...] os princípios e métodos de treinamento são ferramentas que dão suporte técnico-científico ao ensino da Capoeira. [...] ela, por si própria, é capaz de atender às necessidades atléticas dos capoeiristas, desenvolvendo sobremaneira as capacidades aeróbicas, anaeróbicas, qualidades físicas.[...] (CAMPOS, 2001, p. 75,76)

6 A Capoeira e a História do Brasil A Capoeira está intrinsecamente ligada à história do Brasil. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. art. 26 da lei 9394/96. Descobrimento do Brasil Brasil Império Zumbi, Domingos Jorge Velho e os Quilombos Princesa Isabel e José do Patrocínio República e Marechal Deodoro da Fonseca Getúlio Vargas

7 Cantigas Isabel que história é essa? Mestre Tony Vargas (CASTRO JÚNIOR, 2004, p. 147) Dona Isabel que história é essa, De ter feito a Abolição De ser princesa boazinha Que acabou a escravidão Estou cansado de conversa Estou cansado de ilusão Abolição se fez com sangue Que inundava esse país Que o negro transformou em luta Cansado de ser infeliz Abolição se fez bem antes Ainda por se fazer agora Com a verdade da favela Não com a mentira da escola Ôh, Isabel chegou a hora De se acabar com essa maldade De se ensinar pra nossos filhos O quanto custa a liberdade Viva Zumbi, nosso guerreiro Que foi herói lá em Palmares Viva a cultura desse povo A liberdade verdadeira Que já corria nos Quilombos Que já jogava Capoeira Iê, viva Zumbi...

8 Mapas Mapa do Brasil

9 O Ensino do Português através das Cantigas Análise das cantigas Análise das cantigas Lingüisticamente falando, as cantigas fornecem detalhes da linguagem corrente do Brasil [...] No âmbito fonético, há uma pequena mostra da pronúncia geral brasileira[...]. (REGO, 1968, p. 126) Diferenças entre linguagem formal e informal Diferenças entre linguagem formal e informal Presença de corruptelas Presença de corruptelas Modo errado de escrever ou pronunciar uma palavra ou locução (FERREIRA, 1999, p. 565) Modo errado de escrever ou pronunciar uma palavra ou locução (FERREIRA, 1999, p. 565)

10 Cantigas Onomatopéia Onomatopéia Nhen, nhen, nhen Nhen, nhen, nhen Cocorocó Cocorocó zum, zum, zum zum, zum, zum tum, tum, tum tum, tum, tum Corruptelas Corruptelas Cabôco = cabloco Cabôco = cabloco Camará = camarada Camará = camarada Nêgo = negro Nêgo = negro Yoyô, Yayá = senhor, senhora Yoyô, Yayá = senhor, senhora Tava = estava Tava = estava Tá = está Tá = está

11 O Mundo através da Capoeira Atualmente a Capoeira ultrapassa fronteiras, divulgando a cultura brasileira em vários pontos do globo.

12 O Capoeirista no Mundo das Artes PinturaMúsicaLiteraturaCinemaDanças

13 Pintura Johann Moritz Rugendas ( ) Jean-Baptiste Debret (1768 – 1884) Hector Julio Páride Bernabó, Carybè ( )

14 Trabalhos de Rugendas Danse de la guerre, Século XIX

15 Trabalhos de Debret Joueur d'Urucungo, Século XIX

16 Trabalhos de Carybè

17 Música Berimbau – Baden Powell e Vinícius de Morais Berimbau – Baden Powell e Vinícius de Morais Água de beber – Tom Jobim e Vinícius de Morais Água de beber – Tom Jobim e Vinícius de Morais

18 Literatura Grandes autores da literatura brasileira: José de Alencar: Iracema, 1865; e O Gaúcho, Jorge Amado: Bahia de todos os santos, Aluízio Azevedo: O Cortiço, Manoel Antônio de Almeida: Memórias de um Sargento de Milícia, Castro Alves

19 Cinema Filmes Hollywoodianos Filmes Hollywoodianos Esporte Sangrento, Desafio Mortal, outros Filmes Nacionais Filmes Nacionais O Pagador de Promessas, Madame Satã, 2002.

20 A Matemática dos Movimentos No jogo da Capoeira fazemos movimentos com o corpo, onde o mesmo gira 90º, 180º, 270º ou 360º. A Capoeira e a Geometria. Albuquerque. V Congresso Internacional de Educação, SAPIENS, O principal objetivo deste trabalho é o de fazer com que os alunos construam o conceito de ângulos, círculos e circunferências, utilizando o próprio corpo como facilitador nessa construção. Meia-lua de frente QueixadaArmadaMeia-lua-de-compasso

21 Capoeira e as Ciências Naturais – Cabaça (Lagenaria siceraria) – Verga – Arame – Baqueta – Dobrão ou pedra

22 Cantigas Baraúna – Árvore de grande porte e de madeira preta (Ybira-uma) (Melanoxylon barauna). Baraúna – Árvore de grande porte e de madeira preta (Ybira-uma) (Melanoxylon barauna). Gaiamum (Cardisoma guanhumi) – Espécie de crustáceo da mesma família dos caranguejos. Gaiamum (Cardisoma guanhumi) – Espécie de crustáceo da mesma família dos caranguejos. Gamelêra = gameleira (Ficus dolaris) – Árvore de grande porte. Gamelêra = gameleira (Ficus dolaris) – Árvore de grande porte. Licuri (Cocos coronata)– Palmeira silvestre que possui pequenos côcos. Licuri (Cocos coronata)– Palmeira silvestre que possui pequenos côcos. Dendê (Elaesis guinesis) Planta da família das palmáceas. Dendê (Elaesis guinesis) Planta da família das palmáceas.

23 Bibliografia ALBUQUERQUE, Tatiana Sarmento Martins de. A Capoeira e a Geometria. Anais do IV Congresso Internacional de Educação em Olinda. s/ed. Recife – PE: SAPIENS, ( ) ALBUQUERQUE, Tatiana Sarmento Martins de. A Capoeira e a Geometria. Anais do IV Congresso Internacional de Educação em Olinda. s/ed. Recife – PE: SAPIENS, ( ) ALMEIDA, Raimundo César Alves de. Bimba, Perfil do Mestre. s/ed., Salvador-BA: Centro Editorial e Didática da UFBA, ALMEIDA, Raimundo César Alves de. Bimba, Perfil do Mestre. s/ed., Salvador-BA: Centro Editorial e Didática da UFBA, ANTUNES, Celso. As Múltiplas Inteligências e Seus Estímulos: Coleção Papirus Educação, Campinas-SP: Papirus, ANTUNES, Celso. As Múltiplas Inteligências e Seus Estímulos: Coleção Papirus Educação, Campinas-SP: Papirus, BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, CAMPOS, Hélio. Capoeira na Universidade: Uma Trajetória de Resistência. s/ed., Salvador-BA: SCT, EDUFBA, CAMPOS, Hélio. Capoeira na Universidade: Uma Trajetória de Resistência. s/ed., Salvador-BA: SCT, EDUFBA, FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, Novo Aurélio Século XXI: dicionário da língua portuguesa/Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, - 3.ed. totalmente revista e ampliada. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, Novo Aurélio Século XXI: dicionário da língua portuguesa/Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, - 3.ed. totalmente revista e ampliada. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, GIL, Gilberto. Discurso em homenagem a Sérgio Vieira Mello. Genebra, Disponível em: acessado no dia 26/01/2009. GIL, Gilberto. Discurso em homenagem a Sérgio Vieira Mello. Genebra, Disponível em: acessado no dia 26/01/2009. LDB. Disponível em: acessado no dia 05/09/2008. LDB. Disponível em: acessado no dia 05/09/2008. LOBO, Carol. Capoeira: Patrimônio Brasileiro. Disponível em: acessado em: 26/01/2009. LOBO, Carol. Capoeira: Patrimônio Brasileiro. Disponível em: acessado em: 26/01/2009. PASTINHA, Vicente Ferreira. Capoeira Angola: Mestre Pastinha. 3ªed., Salvador-BA: Fundação Cultural do Estado da Bahia, PASTINHA, Vicente Ferreira. Capoeira Angola: Mestre Pastinha. 3ªed., Salvador-BA: Fundação Cultural do Estado da Bahia, REGO, Waldeloir. Capoeira Angola: Ensaio Sócio-Etinográfico. s/ed., Salvador, BA: Editora Itapuã, REGO, Waldeloir. Capoeira Angola: Ensaio Sócio-Etinográfico. s/ed., Salvador, BA: Editora Itapuã, SILVA, José Milton Ferreira da. A Linguagem do Corpo na Capoeira. s/ed., Rio de Janeiro – RJ: Sprint, SILVA, José Milton Ferreira da. A Linguagem do Corpo na Capoeira. s/ed., Rio de Janeiro – RJ: Sprint, VIEIRA, Luiz Renato. O Jogo da Capoeira Corpo e Cultura Popular no Brasil. 2ªd., Rio de Janeiro, RJ: Sprint, VIEIRA, Luiz Renato. O Jogo da Capoeira Corpo e Cultura Popular no Brasil. 2ªd., Rio de Janeiro, RJ: Sprint, VERNANT, Jean Pierre. Mito e Pensamento entre os Gregos. Trad. Brás. Haiganuch Sarian. Rio de Janeiro: paz e Terra, VERNANT, Jean Pierre. Mito e Pensamento entre os Gregos. Trad. Brás. Haiganuch Sarian. Rio de Janeiro: paz e Terra, 1990.

24 O capoeirista de hoje não se preocupa apenas em executar movimentos de destreza corporal, ele é um jogador- estudioso que [...] pratica a Capoeira e, ao mesmo tempo se interessa pela pesquisa, aprofundando e produzindo conhecimentos históricos, técnicos e antropológicos. (CAMPOS, 2001, p.47)

25 Muito Obrigado!!!

26


Carregar ppt "A Relação da Capoeira com as Disciplinas Escolares José Olímpio Ferreira Neto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google