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Álcool: O grande desafio da segurança no trânsito Acidentes de Trânsito Perfil e custos.

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Apresentação em tema: "Álcool: O grande desafio da segurança no trânsito Acidentes de Trânsito Perfil e custos."— Transcrição da apresentação:

1 Álcool: O grande desafio da segurança no trânsito Acidentes de Trânsito Perfil e custos

2 Acidentes Rodovias Federais 2005 População Brasil habitantes acidentes mortos feridos ilesos pessoas 4 pessoas/ acidente Fonte : PRF/MJ Coordenação Geral de Operações Divisão de Planejamento Operacional Núcleo de Estatística - DATATRAN

3 BRASIL habitantes Acidentes de Trânsito (AT) vítimas 285,7 vítimas / habitantes pessoas 1142,7 pessoas / habitantes Fonte : Anuário Estatístico DENATRAN – 2005 Frota brasileira = 3,3% frota mundial Mortes por AT = 5,5 % total

4 Fonte : Anuário Estatístico DENATRAN – 2005 Índice ONU = 3 mortos/ veículos Países desenvolvidos = <1 morto/ veículos

5 Conceito: componentes de um acidente Acidente Veículos Sistema viário, meio ambiente e ambiente construído Condutores, usuários e Pedestres Institucional e Social

6 Componentes de custos considerados Associados às pessoas: Remoção/ Translado ( do morto ) Cuidados em Saúde ( pré-hospitalar, hospitalar e pós-hospitalar ) Perda de Produção ( resultantes da interrupção temporária ou permanente de suas atividade produtivas, devido ao envolvimento em acidentes de trânsito ). Associados aos veículos: Danos materiais ao veículo ( de recuperação dos veículos danificados ) Perda de carga ( de avaria da carga que estava no veículo ) Guincho/ Remoção do veículo ( remoção e diárias de pátio de armazenamento)

7 Componentes de custos considerados Associados à via/ambiente do acidente: Danos à propriedade pública e privada ( de reposição/recuperação de mobiliário ou equipamentos danificados ou destruídos ) Associados às instituições: Atendimento da Polícia Rodoviária ou assemelhado ( do tempo dos policiais da utilização de veículos para atendimento no local do acidente e deslocamento para hospital ou delegacia )

8 Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito nas Aglomerações Urbanas Brasileiras 2003

9 Fonte: Renavam – 2003

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11 Brasil - Aglomerações Urbanas, 2001 Gravidade acidentes de trânsito automóveis e motocicletas AutosMotos % Veículos envolvidos em acidentes de trânsito com vítimas Veículos envolvidos em acidentes de trânsito sem vítimas

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13 Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito nas Rodovias Brasileiras 2006

14 Fonte: DATATRAN da Polícia Rodoviária Federal. 6,7% ilesos local feridos ;

15 Fonte: DATATRAN da Polícia Rodoviária Federal. 6,2% feridos local foram a óbito; acréscimo mortes posteriores - 67%.

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17 Os acidentes nas rodovias federais:morte de pedestres (2004) Em atropelamentos de pedestres, 3,55% do total. 01 atropelamento a cada 2 horas mortes - 19,2 % do total de mortos Ou seja Enquanto a cada 18 acidentes registrados em geral nas rodovias federais em 2004, ocorreu uma morte; a cada 34 dos atropelamentos de pedestres houve dez mortes, o que indica a alta gravidade relativa deste tipo de acidente.

18 Porcentagem de Acidentes com motos Porcentagem de mortos com motos Rodovias federais: Acidentes com motos (2004) acidentes 838 acidentes C/F 932 mortes 2004

19 Custos dos Acidentes nas Rodovias Federais Gravidade - 01Jul04 a 30Jun05 Custo Total [R$bilhões] Custo Médio [R$mil]

20 Custos dos Acidentes nas Rodovias Federais Total (em R$) dos componentes de custo dos acidentes 01Jul04 a 30Jun05

21 Custos dos Acidentes nas Rodovias Federais % componentes custo associados à pessoa, ao veículo e outros, 01Jul04 a 30Jun05 %

22 Custos dos Acidentes nas Rodovias Estaduais 01Jan Dez2004 Custo Total [R$bilhões] Custo Médio [R$mil]

23 Totalização dos Custos Estaduais dos G1 e G2 (2004) Federais (Jul/2004 a Jun/2005) e Municipais Rodovias Número de acidentes Custo total [R$] [R$] Custo médio por acidente [R$] [R$] Municipaisx x Estaduais G Estaduais G2 x x Federais Total G1+G2+RF

24 Projeto Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito 5,3 bilhões/ ano CMH = 17% 22 bilhões / ano CMH = 35% Aglomerações Urbanas Rodovias Brasileiras

25 Morfologia acidente Custo pessoas Cpessoas = Ccuidados em saúde (Cpré- hospitalar + Chospitalar+ Cpós-hospitalar) + Cperda de produção + Cprevidenciários + Cremoção/translado

26 Cuidados com a saúde Variáveis acidente / atendimento Temporal Pré-hospitalar resgate Hospitalar emergência / internação Pós-hospitalar seguimento / reabilitação Local Acidente Atendimento Domicílio AcidenteAtendimento

27 Custo Médio Hospitalar Paciente HCFMUSP (tabela índices nacionais) DiscriminaçãoFaixa de custos – R$ Valor médio – R$ Paciente não internado 398 a Paciente internado a Óbito6.302 a

28 CUSTOS MÉDIOS

29 ISS X CUSTOS –NÃO INTERNADOS

30 ISS X CUSTOS – PACIENTES INTERNADOS PACIENTES R$

31 COMPONENTES / CUSTO MÉDIO REABILITAÇÃO TRM

32 Deficiência Física x Acidente Trânsito OPAS 6% OMS 9% (países em desenvolvimento) (Las condiciones de salud en las Americas, OPAS, 1994) (Accidentes del tráfico em los paises en desarrollo, WHO, 2003)

33 IOT-HCFMUSP casos 86% masculino Idade média 33 anos Quedas (35,3%) Trânsito (30%) FAF (20,8%) Mergulho (5,96%) Outras(12,6%) Paraplegia 59% 45,6 dias internção HCFMUSP: 4 casos novos / mês Garcia, ACF; Thomaz A; Pato T; Souza D R; Castro A W XX Congresso Brasileiro de MFR -2006

34 Paciente Vítima de Violência no Trânsito: Análise do Perfil Socioeconômico, Características do Acidente e Intervenção do Serviço Social na Emergência Agosto 2004 – Novembro Kátia Campos dos Anjos Maria Rosa Barral Evangelista

35 Condutores de Motocicletas 95% (35) 5% (2) Sexo 4 meses Ago-Nov pacientes 22 (62%) fraturas expostas

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37 E AS MOTOCICLETAS? Tratamento longo (anos) Oneroso > R$ ,00 SUS

38 Jornal Estado de São Paulo 19/08/2007 Rodrigo Brancatelli CET morto / 25 feridos / dia 380 mortes 3692 internações 07-14/08/ acidentes 04 mortos ( anos) HCFMUSP 50 motociclistas/ semana 1 morto / 3 feridos graves (TCE; TRM; Lesões pélvicas; Fraturas expostas)

39 Transtorno Estresse Pós Traumático Seqüela Invisível ???? Acidente de trânsito X EPT 1a causa morte homens e 5a mulheres anos (IPEA/ANTP, 2004). Ir e vir é universal Países em desenvolvimento Mais acidentes Menos diagnóstico EPT INCAPACIDADE

40 ACIDENTE DE TRÂNSITO Vampiro dos hospitais públicos Doença epidêmica Alta morbidade / mortalidade Altíssimo custo Rede Pré-hospitalar Carência Rede Hospitalar Não habilitada Reabilitação Carência / Seletiva

41 Júlia Maria DAndréa Greve


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