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Seminário Final Brasília, 03 de outubro de 2006 Auditório da OPAS Projeto Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito nas Rodovias Brasileiras.

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1 Seminário Final Brasília, 03 de outubro de 2006 Auditório da OPAS Projeto Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito nas Rodovias Brasileiras

2 Conceito: componentes de um acidente Acidente Veículos Sistema viário, meio ambiente e ambiente construído Condutores, usuários e Pedestres Institucional e Social

3 Princípio da Aditividade e Solução para Irrastreabilidade Metodologia: esquema simplificado Apropriação dos Elementos de Custos para cada Componente Análise acidentes de trânsito/ DATATRAN, Bancos de Dados (SP, ES, CE, DF, SC, PR, RS) Pesquisa Piloto com BOs Rodovias Federais Pesquisa Definitiva (5.000 BOs Federais + Estaduais SP, CE, DF) Pesquisas complementares Atribuição dos custos médios Federais e Estaduais Disponíveis Expansão das Federais e Extrapolação das Estaduais e Municipais Distribuição dos Custos Totais Categoria de veículo, Região, Gravidade

4 Componentes de custos considerados Associados às pessoas: Remoção/ Translado ( do morto ) Cuidados em Saúde ( pré-hospitalar, hospitalar e pós-hospitalar ) Previdenciários ( em função da impossibilidade de trabalhar, temporária ou permanente ) Perda de Produção ( resultantes da interrupção temporária ou permanente de suas atividade produtivas, devido ao envolvimento em acidentes de trânsito ). Associados aos veículos: Danos materiais ao veículo ( de recuperação dos veículos danificados ) Perda de carga ( de avaria da carga que estava no veículo ) Guincho/ Remoção do veículo ( remoção e diárias de pátio de armazenamento)

5 Componentes de custos considerados Associados à via/ambiente do acidente: Danos à propriedade pública e privada ( de reposição/recuperação de mobiliário ou equipamentos danificados ou destruídos ) Associados às instituições: Atendimento da Polícia Rodoviária ou assemelhado ( do tempo dos policiais da utilização de veículos para atendimento no local do acidente e deslocamento para hospital ou delegacia )

6 Acidentes nas rodovias federais (2004/2005) Total de acidentes (-2,4%) 2004 – – Pessoas envolvidas (-9,1%) – Ilesos (-11,1%) 2004 – – (estimativa de ferido posterior) = – – (idem) = Feridos (-3,3%) 2004 – – (estimativa de morte posterior) = – – (idem) = Mortos (+2,3%) 2004 – (estimativa de morte posterior) = – (idem) = Fonte: DATATRAN da Polícia Rodoviária Federal. A pesquisa revelou que 6,7% dos ilesos no local do acidente, tornaram-se feridos; 6,2% dos feridos no local foram a óbito; resultando em um acréscimo de mortes posteriores de 67% das declaradas no local do acidente.

7 Rodovias federais: as mais perigosas

8 Os acidentes nas rodovias federais:morte de pedestres (2004) Em atropelamentos de pedestres, 3,55% do total. 01 atropelamento a cada 2 horas mortes - 19,2 % do total de mortos Ou seja Enquanto a cada 18 acidentes registrados em geral nas rodovias federais em 2004, ocorreu uma morte; a cada 34 dos atropelamentos de pedestres houve dez mortes, o que indica a alta gravidade relativa deste tipo de acidente.

9 Porcentagem de Acidentes com motos Porcentagem de mortos com motos Rodovias federais: Acidentes com motos (2004) acidentes 838 acidentes C/F 932 mortes 2004

10 Rodovias federais: acidentes com cargas

11 Custos dos Acidentes nas Rodovias Federais Gravidade - 01Jul04 a 30Jun05 Custo Total [R$bilhões] Custo Médio [R$mil]

12 Custos dos Acidentes nas Rodovias Federais Região do País - 01Jul04 a 30Jun05 Custo Total [R$bilhões] Custo Médio [R$mil]

13 Custos dos Acidentes nas Rodovias Federais Categoria de veículo - 01Jul04 a 30Jun05 Custo médio por categoria de veículo [R$mil] Custo total por categoria de veículo [R$mil]

14 Custos dos Acidentes nas Rodovias Federais Total (em R$) dos componentes de custo dos acidentes 01Jul04 a 30Jun05

15 Custos dos Acidentes nas Rodovias Federais Participação percentual dos componentes de custo associados à pessoa, ao veículo e outros, no custo total 01Jul04 a 30Jun05 %

16 Custos dos Acidentes nas Rodovias Federais Implicação média no custo total do acidente, associada a cada veículo envolvido 01Jul04 a 30Jun05 Custo médio do dano ao veículo [R$] Custo médio adicionado ao acidente [R$] Auto Moto Bicicleta Utilitário Caminhã o Ônibus Outro

17 Custos dos acidentes nas Rodovias Estaduais 01Jan2004 a 31Dez2004 Rodovias Estaduais - Grupo 1 Com cadastros completos de acidentes nas rodovias estaduais com bancos de dados disponíveis (SP, PR, SC, RS, DF, CE, ES) e custo padrão por acidente determinados por modelos ajustados sobre os resultados das Rodovias Federais

18 Custos dos Acidentes nas Rodovias Estaduais Estados com Disponibilidade de Bancos de Dados 01Jan2004 a 31Dez2004 Custo Total [R$bilhões] Custo Médio [R$mil]

19 Custos dos acidentes nas Rodovias Estaduais 01Jan2004 a 31Dez2004 Rodovias Estaduais - Grupo 2 Única estatística disponível é a contagem de mortes em acidentes no trânsito no ano Custos totais avaliados a partir de estimativas dos fatores [Mortes nas rodovias estaduais por morte nas rodovias federais] e [Custo total médio por morte em acidentes rodoviários] As estimativas deste G2 (que inclui 20 UFs) não têm o rigor estatístico das anteriores (rodovias federais e rodovias estaduais do grupo 1). Elas devem ser vistas como balizamentos objetivos de ordem de grandeza.

20 Custos dos acidentes nas Rodovias Estaduais Grupo Jan2004 a 31Dez2004

21 Custos dos acidentes nas Rodovias Municipais Não se conseguiu dados sobre acidentes nas rodovias municipais do Brasil Custos totais avaliados a partir de estimativas dos fatores [do número de mortos por quilômetro das rodovias federais] associado ao [ao número de quilômetros de rodovias municipais pavimentadas] São estimativas globais com uma margem de erro maior.

22 Totalização dos Custos Estaduais dos G1 e G2 (2004) Federais (Jul/2004 a Jun/2005) e Municipais Rodovias Número de acidentes Custo total [R$] [R$] Custo médio por acidente [R$] [R$] Municipaisx x Estaduais G Estaduais G2 x x Federais Total G1+G2+RF

23 Muito Obrigada! IÊDA LIMA Coordenadora Geral do Projeto Tel. 55 (61)


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