A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Encontro de Apresentação da Ficha SISNOV / SINAN Organização: Comissão de Combate à VDCCA / CMDCA Comitê Intersetorial e Interinstitucional do SISNOV.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Encontro de Apresentação da Ficha SISNOV / SINAN Organização: Comissão de Combate à VDCCA / CMDCA Comitê Intersetorial e Interinstitucional do SISNOV."— Transcrição da apresentação:

1 Encontro de Apresentação da Ficha SISNOV / SINAN Organização: Comissão de Combate à VDCCA / CMDCA Comitê Intersetorial e Interinstitucional do SISNOV

2 SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO DE VIOLÊNCIAS DE CAMPINAS - SISNOV É um sistema informatizado implantado em 01/06/2005 para as notificações de Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes – VDCCA e Violência Sexual em qualquer idade e sexo – ILUMINAR.

3 Surgiu por demanda do Programa Quebrando o Silêncio com o objetivo de criar uma ferramenta para notificação dos casos, acionar a rede de atendimento, interagir com o Conselho Tutelar e criar um banco de dados. A incorporação do ILUMINAR ao sistema se deu pela necessidade do programa de registro de casos atendidos que produzisse informações sobre a rede de proteção.

4 Objetivo Geral Contribuir para interromper o ciclo das violências Objetivos Específicos Registrar dados por meio eletrônico Gerar informações e indicadores Apoiar o desenvolvimento de políticas específicas que reduzam os riscos e danos associados à estes tipos de violência

5 Característica INTERSETORIAL E INTERINSTITUCIONAL Prefeitura Municipal de Campinas Prefeitura Municipal de CampinasSecretarias: Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão SocialCidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social Cooperação nos Assuntos de Segurança PúblicaCooperação nos Assuntos de Segurança Pública Cultura, Esportes e TurismoCultura, Esportes e Turismo EducaçãoEducação SaúdeSaúde Coordenadoria da MulherCoordenadoria da Mulher CMDCA CMDCA Conselhos Tutelares Conselhos Tutelares IML IML UNICAMP UNICAMP Vara da Infância e da Juventude Vara da Infância e da Juventude PUC de Campinas PUC de Campinas ONGs. ONGs.

6 A partir da Resolução 009/05 CMDCA, artigo 32, ficou garantido a formação de um Comitê Intersetorial e Interinstitucional para a gestão da informação do banco de dados do SISNOV. O comitê foi criado em maio 2005.

7 Competências Gerenciamento do SISNOV: através de ações específicas de execução e gerenciamento do sistema de informações, sendo este de competência da Coordenadoria de Informação e Informática da Secretaria Municipal de Saúde. Gestão do SISNOV: através de todo conjunto de atos que serão necessários para o funcionamento do sistema / banco de dados.

8 Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Saúde Coordenadoria de Informação e Informática Programa ILUMINAR Hospital Mário Gatti Hospital da UNICAMP CAISM Vara da Infância e Juventude Conselhos Tutelares Conselho Municipal da Mulher Comissão de Combate à VDCCA – CMDCA COMPOSIÇÃO

9 O comitê gestor do SISNOV, vem no decorrer deste processo apontando a necessidade de alterações na ficha original. Considerando ainda as solicitações efetuadas de inclusão de outros fenômenos e o sistema de notificação a ser implantado pela Saúde – SINAN em 2009, propõe a ampliação do objetivo inicial do SISNOV, na perspectiva do sistema informatizado registrar as notificações referentes aos diferentes tipos de violências que envolvem crianças, adolescentes, adultos e idosos em qualquer idade e sexo.


Carregar ppt "Encontro de Apresentação da Ficha SISNOV / SINAN Organização: Comissão de Combate à VDCCA / CMDCA Comitê Intersetorial e Interinstitucional do SISNOV."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google